Título e Capa 5
Escrita / Enredo 5
Originalidade 3
Personagens 5
Final 5

(CONFIRA A RESENHA DA BIOGRAFIA DE GANDHI CLICANDO AQUI) (CONFIRA A RESENHA DA AUTOBIOGRAFIA DE MARTIN LUTHER KING CLICANDO AQUI) Editora: Principium Editorial Autor: Richard Spengel / Gênero: Biografia e livro de memórias / Idioma: Português / 187 páginas *** Ler as lições de vida de um dos maiores líderes que já existiu foi incrível. ..

Summary 4.6 Incrível
Título e Capa 0
Escrita / Enredo 0
Originalidade 0
Personagens 0
Final 0
Summary rating from user's marks. You can set own marks for this article - just click on stars above and press "Accept".
Accept
Summary 0.0 Ruim

Os Caminhos de Mandela: O Poder de uma boa liderança

(CONFIRA A RESENHA DA BIOGRAFIA DE GANDHI CLICANDO AQUI)

(CONFIRA A RESENHA DA AUTOBIOGRAFIA DE MARTIN LUTHER KING CLICANDO AQUI)

Editora: Principium Editorial

Autor: Richard Spengel / Gênero: Biografia e livro de memórias / Idioma: Português / 187 páginas

***

Ler as lições de vida de um dos maiores líderes que já existiu foi incrível. Os Caminhos de Mandela é e não é uma biografia. É na verdade impressões que Richard Stengel desenvolveu ao longo dos anos que esteve com Mandela e as lições que este fascinante homem lhe ensinou. A relação construída entre Stengel e Mandela me emocionou.

Não sei exatamente o que esperava, só sei que este livro foi mais que satisfatório. Como um apaixonado por liderança que sou, achei os ensinamentos de Nelson Mandela dicas muitas vezes óbvias, mas apaixonantes. Mostram a paixão e toda a dedicação que este corajoso homem tinha por seu povo, por seu país.

Mesmo tendo estudado técnicas de liderança na faculdade, sempre me faço a seguinte pergunta: O que é ser um líder de verdade? Lendo determinadas biografias, percebo que ser líder não é apenas se sentir satisfeito em liderar, em tomar decisões. Para ser líder é necessário ter paixão pelo objetivo a ser alcançado. Ter foco e nunca desistir mesmo diante das adversidades.

Assim como Gandhi e Martin Luther King, Mandela é uma figura que tem o poder de alimentar o meu lado humano. Tem a capacidade de me fazer parar para pensar que posso ser uma pessoa melhor a cada dia. Mandela me ensinou que é preciso muitas vezes parar, se calar e escutar. Mesmo que você não concorde com a opinião ou com o posicionamento de alguém, é necessário escutar, dialogar e se necessário mudar de opinião ou educadamente convencer o outro de que ele está errado. Precisamos entender sempre os dois lados da moeda antes de sairmos julgando o próximo. De gente intolerante o mundo já está cheio, você não precisa ser mais um.

Livros como esse nos transformam. Claro que não de maneira imediata. A desconstrução de pensamento e de comportamento é algo que vai ocorrendo gradativamente. O importante não é a velocidade a que ela ocorre… O importante é ela ocorrer. Nelson Mandela foi um exemplo de homem, de político, de amigo, de pai e de esposo. Os Caminhos de Mandela, me fez enxergar que ele foi sim um herói. Um herói que lutou até o fim pela libertação de seu país. Um homem que tinha mágoas de quem lhe fez mal, mas que camuflou esta mágoa em prol de um objetivo maior. Um homem que foi em vida o exemplo perfeito de como um líder deve agir. Como ele mesmo dizia: “O bom líder é aquele que sabe ouvir, que sabe o momento certo de falar, que dá o exemplo e que não se envergonha de pedir ajuda e de admitir que também erra. Somos todos humanos e juntos, aprendemos e ensinamos. Juntos temos a capacidade de mudar o mundo!”

PS. Sei de todas as polêmicas que envolvem Mandela, principalmente no que tange algumas de suas amizades e algumas decisões violentas tomadas por ele. Irei me posicionar melhor a respeito desses pontos quando ler de fato uma biografia mais completa.

Related posts

David Copperfield: O clássico dos clássicos?

David Copperfield: O clássico dos clássicos?


David Copperfield: O clássico dos clássicos?

******************************NÃO contém spoiler****************************** Editora: Cosac & Naify Autor: Charles Dickens / Idioma: Português / Romance de formação - Clássico inglês/ 1.312 páginas Charles Dickens é conhecido como o maior escritor da literatura inglesa e foi...

The Mad Ship (Os Mercadores de Navios-Vivos #2): Superou O Navio Arcano?

The Mad Ship (Os Mercadores de Navios-Vivos #2): Superou O Navio Arcano?


The Mad Ship (Os Mercadores de Navios-Vivos #2): Superou O Navio Arcano?

******************************NÃO contém spoiler****************************** (CONFIRA A RESENHA DE O NAVIO ARCANO CLICANDO AQUI) Editora: Harpervoyager Autora: Robin Hobb / Gênero: Fantasia / Idioma: Inglês / 915 páginas O que posso dizer sobre “The Mad Ship” (*O Navio Insano)? Melhor...

Wytches: A representação de um medo ancestral

Wytches: A representação de um medo ancestral


Wytches: A representação de um medo ancestral

******************************NÃO contém spoiler****************************** Editora: Darkside Books Autor: Scott Snyder / Ilustrador: Jock / Tradutor: Érico Assis / Gênero: Graphic Novel / 192 páginas / Capa dura Esqueça as mulheres assustadoras que voam em vassouras, que possuem...