Mundo das Resenhas
Resenha – A Província dos Ursos de Vento Resenha – A Província dos Ursos de Vento
Se eu tivesse que descrever A Província dos Ursos de Vento em poucas palavras, elas seriam: Um ótimo livro, com uma crítica social extremamente atual.... Resenha – A Província dos Ursos de Vento

Se eu tivesse que descrever A Província dos Ursos de Vento em poucas palavras, elas seriam: Um ótimo livro, com uma crítica social extremamente atual.

Muito bem, pessoas. Hoje vamos falar sobre o livro A Província dos Ursos de Vento, do autor José Beffa. Um livro que aborda questões sobre o que estamos fazendo com nosso pequeno planeta onde chegaremos em um futuro não tão distante. Vou deixar a sinopse aqui, e depois começo a comentar sobre o livro. Só lembrando que o tema do livro é bem pesado, então caso você tenha um estômago fraco, leia com cautela.

Caminhando para a extinção, após um vírus acabar com toda a fonte de alimento animal, a espécie humana encontrou no canibalismo uma forma de sobrevivência. Eis que surge o governo totalitário do Mercalimento, uma empresa que controla a vida em sociedade, decidindo quais grupos de pessoas servirão como alimento para que a sociedade continue viva. Neste contexto distópico, Amanda descobre que está grávida, porém, sem a permissão do governo, sua sentença será servi-los numa fazenda de leite até se tornar infértil.

Disposto a impedir que sua esposa e o futuro filho morram, Matheus segue com sua jornada em busca da Província dos Ursos de Vento, o último lugar do mundo longe da força opressora do Mercalimento. Nesta aventura retrofuturista, o casal precisará unir forças, conhecer os amigos e, sobretudo, os inimigos, para conseguir atingir seus objetivos.

Provavelmente você deve estar olhando um pouco assustado para a tela do seu computador ou celular, pensando: Eu realmente li isso? As pessoas estão usando cadáveres de outras pessoas para se alimentarem? Pois digo que esse é o enredo do livro como um todo. Conforme a leitura vai avançando, você descobre como a humanidade ferrou com o planeta e como que todos chegaram a esse ponto, onde qualquer pessoa dispensável para a sociedade vira alimento, qualquer criança que nascer sem autorização vira iguaria para paladares de pessoas ricas. Pesado isso? Muito, mas se pararmos para pensar, não fazemos muito diferente com os animais.

O livro possui criticas sociais muito grandes. A começar pela questão da carne. Mas não fica só por aí. A humanidade, em algum momento, irá acabar com os recursos que temos. Petróleo vai acabar em algum momento, assim como várias outras coisas. No universo do livro, a humanidade foi forçada a usar tecnologias “antigas” para ter conforto, coisa que é realmente possível de acontecer.

Mas vamos falar sobre a parte realmente chocante do livro. As pessoas que defendem o estilo de vida vegano já militam por coisa parecida, só que a carne consumida é de animal. A banalização que o autor criou, transformando humanos em comida, foi uma das melhores sacadas que eu já vi em distopias. Então o modo que o autor trata isso, de uma forma que as pessoas estão extremamente acostumadas com isso, é algo abrilhanta ainda mais o livro.

E, para finalizar, gostaria de falar sobre a cópia física do livro, que é uma obra de arte a parte. Vale muito a pena ser comprada.

Bem, essa foi a resenha de hoje. Curtam e compartilhem para seus amigos. Até a próxima.

 

[stellar]
Compartilhe
Share

Jeff Pereira

Nerd, projeto de escritor, leitor e, nas horas vagas, viajante do tempo.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever.
Notificação de:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Share
advanced-floating-content-close-btn INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE, RESENHAS DE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ANÁLISES
0
Adoraria ver seu comentário ♥x