Resenha – As Vantagens de Ser Invisível – Stephen Chbosky

Resenha por Jaíne Belmonte

Nota: 4


Com amor, Jaíne.

Me surpreendeu do começo ao fim! Já tinha ouvido falar dessa obra, mas foi em um programa de comédia que a satirizou (muito engraçado, aliás), encontrei o ebook em meio aos tantos ebooks que tenho no meu notebook e comecei a ler.

Primeiro, não é um LIVRO, é uma coletânea de cartas que são escritas por um adolescente. Tentei ao longo das narrativas, me sentir como se eu fosse a pessoa para quem Charlie, com muito amor, destina as cartas, até porque acredito que a ideia principal do autor é essa. E se eu achava que seria tudo um belo de um clichê, me enganei.

Eu ria o tempo todo com as novas descobertas de Charlie, ficava triste quando ele estava triste e em alguns momentos me imaginava respondendo as cartas para repreendê-lo por alguma atitude errada. Em alguns momentos, cheguei a pensar que um adolescente não fazia 100% daquelas coisas, mas daí me lembrei que Charlie era adolescente na década de 90 e que naquela época todas as situações cômicas descritas no livro deveriam realmente acontecer. (Não posso contar nenhuma para não estragar a surpresa).
Esse livro pode ser destinado ao público mais jovem, mas acredito que mesmo um adulto de mente aberta lendo esse livro, poderia rir muito, ainda mais se o comparasse a sua própria adolescência.
Mas não se deixem enganar por essa aura cômica que Charlie nos passa descrevendo algumas de suas experiências, já que ele sempre deixa muito nítido que não é uma pessoa totalmente feliz. Nas últimas cartas dele, você descobrirá o porquê e talvez, terá a surpresa/choque tão grande quanto a que eu tive.

Related posts

Resenha: Deuses de Dois Mundos – O Livro do Silêncio

Resenha: Deuses de Dois Mundos - O Livro do Silêncio


Resenha: Deuses de Dois Mundos - O Livro do Silêncio

Já me acostumei a ver obras se apoiando em várias religiões e mitologias diferentes, mas nunca tinha visto uma obra que trabalhasse tão bem com as questões das religiões afro-brasileiras quanto O Livro do Silêncio, primeiro da trilogia Deuses de Dois Mundos, escritos por PJ Pereira. Vou deixar a...

Resenha: A Menina que Não Acredita em Milagres

Resenha: A Menina que Não Acredita em Milagres


Resenha: A Menina que Não Acredita em Milagres

Lá vou eu novamente em mais uma resenha, mas dessa vez venho falar de um livro com um estilo que jamais imaginei que leria uma dia, o tal gênero chick-lit, novidade para mim, mas já vem rondando há muito tempo o mundo literário. Gênero conhecido pelo livro A culpa é das Estrelas de Jonh Green...

Resenha – Preciso Saber – Karen Cleveland

Resenha - Preciso Saber - Karen Cleveland


Resenha - Preciso Saber - Karen Cleveland

Se tem uma pessoa que ama livros de romance policial, essa pessoa sou eu. Mas sou muito crítico, pois quando pego uma obra desse tema, analiso desde o enredo principal até os detalhes que vem na trama. Quando iniciei a leitura do livro Preciso Saber, escrito pela autora Karen Cleveland (Bem que...