Título e Capa 5
Escrita / Enredo 5
Originalidade 5
Personagens 5
Final 5

Antes da nossa opinião, vale a pena ler Isso antes. The Hobbit, or There and Back Again (publicado em Portugal como O Gnomo ou O Hobbit e, no Brasil, como O Hobbit ou Lá e de Volta Outra Vez ou simplesmente O Hobbit) é um livro infanto-juvenil de fantasia escrito pelo filólogo e professor britânico ..

Summary 5.0 great
Título e Capa 0
Escrita / Enredo 0
Originalidade 0
Personagens 0
Final 0
Summary rating from user's marks. You can set own marks for this article - just click on stars above and press "Accept".
Accept
Summary 0.0 bad

Resenha Conjunta – O Hobbit – J. R. R. Tolkien

Antes da nossa opinião, vale a pena ler Isso antes.

The Hobbit, or There and Back Again (publicado em Portugal como O Gnomo ou O Hobbit e, no Brasil, como O Hobbit ou Lá e de Volta Outra Vez ou simplesmente O Hobbit) é um livro infanto-juvenil de fantasia escrito pelo filólogo e professor britânico J. R. R. Tolkien. Publicado originalmente em 21 de setembro de 1937, foi aclamado pela crítica, sendo nomeado à Medalha Carnegie e recebendo um prêmio do jornal norte-americano New York Herald Tribune de melhor ficção juvenil. O romance se mantém popular com o passar dos anos e é reconhecido como um clássico da literatura infantil.

Situado em um tempo “Entre o Alvorecer das Fadas e o Domínio dos Homens”, o livro segue a busca do hobbit caseiro Bilbo Bolseiro para conquistar uma parte do tesouro guardado pelo dragão Smaug. A jornada de Bilbo o leva de um ambiente rural alegre a um território mais sinistro.[2] A história é contada na forma de uma busca episódica, e a maioria dos capítulos apresenta uma criatura específica, ou um tipo de criatura, das “Terras Ermas” de Tolkien. Ao aceitar o lado desonroso, romântico, feérico e aventureiro de sua natureza e aplicar sua inteligência e senso comum, Bilbo ganha um novo nível de competência, maturidade e sabedoria. A história atinge o seu clímax na Batalha dos Cinco Exércitos, onde muitos dos personagens e criaturas dos capítulos anteriores reemergem para se envolver no conflito.

O crescimento pessoal e as diferentes formas de heroísmo são os temas centrais da história. Juntamente das causas que levam a uma guerra, esses temas levaram os críticos a citar as próprias experiências pessoais de Tolkien durante a Primeira Guerra Mundial como instrumentos na formação da história. O conhecimento acadêmico do autor sobre literatura anglo-saxônica e seu interesse em contos de fadas também são indicados como influências.

Encorajada pelo sucesso crítico e financeiro do livro, a editora pediu uma continuação. Como o trabalho de Tolkien em seu sucessor O Senhor dos Anéisestava evoluindo, o escritor fez algumas acomodações retrospectivas para ele em O Hobbit. Essas poucas porém significativas mudanças foram integradas à segunda edição. Seguiram-se outras edições com alterações menores, incluindo aquelas que refletem um conceito variável de Tolkien do mundo de Bilbo. A obra nunca esteve fora de catálogo, e seu legado permanente abrange muitas adaptações para teatro, cinema, rádio, jogos de tabuleiro e video games. Várias dessas adaptações têm recebido reconhecimento da crítica por seus próprios méritos.


 

Resnha do Livro O Hobbit - J R R Tolkien

Resenha da Jaíne

Grande Tolkien!

O que dizer desse livro?
Simplesmente concordar com o The Sunday Times que diz que o mundo está dividido entre aqueles que já leram “O Hobbit” e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram.
Uma obra prima, um clássico, uma aventura fenomenal.
Toda a história é narrada em uma linguagem simples e as aventuras de Bilbo Bolseiro te prendem da primeira a última página.
Tolkien é sensacional em minha opinião, a criatividade do enredo dessa história é admirável.

Poucas palavras para definir mais uma bela obra do mestre Tolkien.
Quando se fala de um mestre como esse, não temos muito o que dizer.

Linha separadora

Resenha - O Hobbit - JRR TolkienQuando me perguntaram o que eu queria de presente de em 2013, não pensei duas vezes para pedir um livro do Tolkien.

Pensa em uma aventura épica. Você deve ter pensado em Senhor dos Anéis, correto? Agora imagine uma história que tenha se passado antes desa grande aventura épica que conquistou milhares de pessoas tanto nos livros quantos nas telonas e telinhas.

Claro que nesse livro não temos todos os personagens que ficaram famosos por causa da primeira obra prima do Mestre da Fantasia: “J.R.R. Tolkien“, mas temos muito anões, e também temos o Bilbo Bolseiro. Agora em uma aventura ainda mais inesperada. Um clássico da Literatura, que pode ser lido por uma criança como para um adulto, e ainda assim ser amado por todos que tenham o prazer de ler “O Hobbit“.

Antes de O Hobbit nunca tinha parado pra ler um obra desse grande escritor, mesmo sendo um fã da trilogia “O Senhor dos Anéis” (que tive a felicidade de apreciar nas telonas. Após finalizar esse livro, digo e afirmo: Tolkien só pode ser de outro mundo, pois é quase a mesma coisa, senão melhor ainda, que estar sentado ouvindo as histórias que meu avô me contava.

Um livro onde você consegue ler e ouvir na mente com clareza, como se fosse contado ao vivo, não tem como colocar em um patamar totalmente superior a outros.
Ainda não li o senhor dos anéis, mas assim que puder, vou ler mais obras desse maravilhoso mundo de Tolkien.

Ei, o que você tá fazendo aqui lendo a “RESENHA“? Corre lá pra ler essa obra o quanto antes!

RESENHA DO LIVRO O HOBBIT – J.R.R. TOLKIEN

Related posts

Resenha – A Intuitiva – Hannah Howell

Resenha - A Intuitiva - Hannah Howell


Resenha - A Intuitiva - Hannah Howell

“Inglaterra, século XVIII. Assim como a maioria de seus familiares, Alethea Vaughn Channing possui dons especiais. Desde pequena ela tem visões recorrentes de um homem desconhecido. Passados 15 anos desde a primeira visão, ela prevê um risco de morte. Ela precisa encontrá-lo, contar sobre sua...

Saiba como tudo começou: Crônicas de Morrighan: A Origem do Amor

Saiba como tudo começou: Crônicas de Morrighan: A Origem do Amor


Saiba como tudo começou: Crônicas de Morrighan: A Origem do Amor

A ORIGEM DO SENTIMENTO QUE ERGUEU UM NOVO REINO Quando o primeiro volume das Crônicas de Amor & Ódio chegou ao Brasil, os leitores souberam na hora que era amor à primeira vista. A jornada de Lia — repleta de aventura, fantasia, poder e romance — fez com que os darklovers se entregassem de...

Resenha – Kimi no Na wa (Your Name)

Resenha - Kimi no Na wa (Your Name)


Resenha - Kimi no Na wa (Your Name)

Sim, amiguinhos. Hoje vamos falar sobre uma animação vinda das longínquas terras do Japão, sim, aquele Japão cheio de coisas bizarras e animes que tanto amamos, ou odiamos. Vamos falar sobre Kimi no Na wa, ou como ficou conhecido aqui no ocidente, Your Name. Bem, vou colocar a sinopse logo...