Título e Capa 3
Escrita / Enredo 4
Originalidade 3
Personagens 4
Final 4

“Veneno”, é o primeiro livro da trilogia “Encantadas”. E Encantadas é aquela trilogia marota que você encontra nos sites por aí com um preço super em conta, e foi esse preço super em conta que me fez adquirir essa trilogia. Pois bem, quem aqui gosta de contos de fadas? Acho que todos nós crescemos lendo ..

Summary 3.6 good
Título e Capa 0
Escrita / Enredo 0
Originalidade 0
Personagens 0
Final 0
Summary rating from user's marks. You can set own marks for this article - just click on stars above and press "Accept".
Accept
Summary 0.0 bad

Resenha: Saga Encantadas (Veneno; Feitiço; Poder) – Sarah Pinborough

Arquivo_fechado_CURVAS_final“Veneno”, é o primeiro livro da trilogia “Encantadas”. E Encantadas é aquela trilogia marota que você encontra nos sites por aí com um preço super em conta, e foi esse preço super em conta que me fez adquirir essa trilogia.

Pois bem, quem aqui gosta de contos de fadas? Acho que todos nós crescemos lendo as histórias das princesas em seus reinos encantados, príncipes em seus cavalos brancos, bruxas más e é claro, o final fofo “e foram felizes para sempre”.
E atualmente, vemos muito por aí, principalmente no cinema, esses contos de fadas tão conhecidos serem modernizados.
E é exatamente isso que você vê em Veneno, a história da tão conhecida Branca de Neve sendo recontada, com leves alterações. Uma versão adulta do conto de fada infantil.
Todos os personagens que já conhecemos da nossa infância, a rainha má que inveja a enteada, os anões, o caçador, a bruxa, o tão esperado príncipe aparecem nessa reinterpretação do conto, embora talvez, a personalidade de alguns deles não estejam do jeito ao qual nos acostumamos.
Será que a branca de neve é realmente tão bobinha?
Será que o príncipe encantado é realmente tão encantado assim?
E talvez o felizes para sempre não seja tão feliz assim.
Posso dizer que é uma leitura boa, com uma boa escrita, que flui rápido, quando você vê, já chegou ao final do livro e já quer pegar o próximo para saber o desfecho da história narrada em Veneno, porque definitivamente, o livro não acaba com um “e foram felizes para sempre”.
Foi uma boa reinterpretação,agora vamos ver como serão os dois livros seguintes.
Confiram abaixo a sinopse oficial dessa obra:

“Não existe “Felizes para sempre”! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos!”


Capa Feitiço final“Feitiço”, é o segundo livro da trilogia “Encantadas” e nos apresenta a releitura de “Sarah Pinborough” para a tão conhecida história de Cinderela. Confiram a sinopse oficial da obra:

“Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades.
Feitiço é o segundo volume da trilogia iniciada com Veneno, um best-seller inglês clássico e moderno ao mesmo tempo em que recria as personagens mais famosas dos irmãos Grimm com personalidade forte, uma queda por aventuras e, eventualmente, uma sina por encrencas. Princesas, rainhas, reis, caçadores e criaturas da floresta: não acredite na inocência de nenhum deles!”

Bem,,, Depois de ler Veneno, obviamente que já esperava uma releitura em que ninguém seria igual ao que é no conto original, além da ansiedade para descobrir o que aconteceu a Branca de Neve, já que o final de Veneno foi deixado em aberto.
O que posso dizer após ter finalizado a leitura? Que a autora não é nada boba e fez uma jogada excelente ao deixar que a conclusão do primeiro livro só se desse no segundo.
E por que? Ora, para as pessoas se sentirem tentadas a ir atrás do segundo livro, como eu fiz.
Virar as páginas ansiando pelo momento em que você vai descobrir o que aconteceu a Branca de Neve.
E além disso, as vidas dos personagens desse segundo livro se entrelaçam de tal maneira aos personagens do primeiro livro… Achei de uma criatividade extrema!
Diversas reviravoltas ao longo da história e uma releitura muito audaciosa. E o final? Ah, o final da releitura de Cinderela pode não ter sido nenhum “e foram felizes para sempre”, mas foi tão fofo quanto! E o final de Branca de Neve? Achei meio forçado, mas… Releitura é releitura.
E é claro que a autora não ia dar um fim total a história iniciada nesse livro, né? Já percebi as jogadas dela, ainda tivemos um final em aberto, que espero ser bem concluído (e devidamente explicado) no terceiro e último livro.
Por fim, posso dizer que também foi um livro bom, assim como o primeiro. E você, o que achou?


poder-saga-encantadasE com “Poder”, chegamos ao fim da trilogia “Encantadas”.
Trilogia esta, que apresentava releituras dos tão famosos contos de fadas.
Nesse terceiro livro, fomos apresentados a uma nova versão da Bela Adormecida, que só pelo marketing da capa, que diz “Ninguém desperta o mal impunemente” já nos dá uma noção de como será a protagonista dessa releitura… Confiram a sinopse oficial da obra antes que eu continue com a resenha:

“Acordar uma princesa pode ser letal.
Para fãs de Once Upon a Time e Grimm, a série Encantadas prova que contos de fadas são para adultos!
Quando um príncipe mimado é enviado pelo seu pai para tentar desvendar os mistérios de um reino perdido, ninguém imagina os perigos que ele encontrará pela frente! Acompanhado da figura sóbria e sagaz do Caçador e de Petra, uma jovem valente que possui uma ligação muito forte com a floresta, o príncipe acaba encontrando um reino adormecido por uma estranha magia. Todos os seres vivos foram cercados pela densa mata e estão dormindo, em um sono pesado demais, que só poderia vir da magia. Mas que tipo de bruxaria assolaria uma cidade inteira e seus habitantes? E, principalmente, quem faria mal a uma jovem rainha tão boa e tão bela? A não ser, claro, que os olhos não percebam o que um coração cruel pode esconder…
Poder é o terceiro volume da trilogia Encantadas, e traz como história principal o conto da Bela Adormecida. Porém, esqueça os clichês tradicionais e se entregue a uma nova visão dos contos de fadas, em que heróis e anti-heróis precisam se unir para não perecerem à beleza superficial de princesas e rainhas egocêntricas e aos príncipes em busca de aventuras.”

Pois bem… Além da história de Bela Adormecida, há citações também a Chapeuzinho Vermelho, a Rapunzel e a Bela e a Fera (acho que só).
E como se deu no segundo livro, a história contida em Poder, se entrelaça aos livros anteriores.
Eu diria que Poder, na realidade, deveria ter vindo antes de “Feitiço”. Ou até antes de “Veneno”.
Aliás, ao final do livro, temos uma entrevista com a autora e ela cita mais ou menos isso que escrevi acima, que essa trilogia foi escrita de forma que não importa em qual ordem você leia, a história vai se encaixar da mesma maneira. O que pode mudar, é sua afeição pelos personagens dependendo da ordem que você ler.
É uma excelente jogada, um entrelaçamento que ficou muito bom. As releituras foram boas.
MAS, acredito que deveria ter um capítulo extra, narrando se Rumpelstiltskin conseguiu com que o príncipe honrasse seu acordo, se você já leu, saberá de qual acordo estou falando.
Por fim, posso dizer, que recomendo esse trilogia. Ela é barata nos sites de venda por aí e tem releituras legais. Não são as melhores releituras que li, mas tem seu charme.
E você, o que achou?
Até a próxima!

Related posts

Resenha: Coração de Tinta – Cornelia Funke

Resenha: Coração de Tinta - Cornelia Funke


Resenha: Coração de Tinta - Cornelia Funke

Senhoras e senhores, peguem suas xícaras de chá, acomodem-se em suas poltronas, ou em qualquer lugar confortável, e deleitem-se com mais um resenha. Hoje, vamos conhecer um pouco sobre um mundo que existe ao mesmo tempo que não existe. Um mundo de fábulas, onde pessoas brincam, dançam e...

Resenha: A Rainha de Tearling – Erika Johansen

Resenha: A Rainha de Tearling - Erika Johansen


Resenha: A Rainha de Tearling - Erika Johansen

A Rainha de Tearling, chegou ao Brasil com toda a sua majestade em janeiro de 2017, publicado sob o selo Suma de Letras, da Editora Companhia das Letras. A obra, primeiro livro de uma trilogia, é o romance de estreia da autora Erika Johansen e terá em breve, sua adaptação exibida nas telas do...

Sociedade J.M Barrie – Barbara J. Zitwer

Sociedade J.M Barrie - Barbara J. Zitwer


Sociedade J.M Barrie - Barbara J. Zitwer

Se há uma coisa que eu gosto muito é um bom livro, ou um bom romance. Sim, aqueles livros que se aprofundam em cada personagem, nos fazendo, assim, pensar como eles, ou pelo menos entender suas motivações e ações. Outra coisa que um romance não deixa de lado é uma enrolação no enredo. Afinal, se...