Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre a Primeira Guerra Mundial – Santiago Farrel

Esse ano completa-se praticamente cem anos de um dos conflitos que marcou todas as nações que se envolveram nela. Não, não estou referindo a segunda guerra mundial, mas sim a Primeira, na qual até hoje é considerada, e com razão, o pai de todos os conflitos modernos, já que foi nela que foi registrado o uso dos primeiros blindados de cavalaria, assim como o uso cada vez mais pesados de artilharia moderna. Na verdade, o que se viu, foi uma corrida desesperada por todos para ver que conseguia vencer seus inimigos. Então vamos conhecer o livro: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre a Primeira Guerra Mundial

O livro do qual vou me referir, foi cedido gentilmente pela editora planeta, e recebemos um livro excepcional! Com informações incríveis e escrito de uma maneira totalmente fácil e simples, sem complicação. Ótimo para ler quando estamos aguardando alguém ou numa fila, já que cada capítulo é dividido para ser lido em minutos. Isso facilita muito se você tem pouco tempo para ficar lendo o livro e também se você gosta de só parar de ler quando chegar ao fim do capítulo. Santiago Farrel soube organizar as informações de seu livro.

O que mais gostei são as informações adicionais que temos em cada capítulo, ou seja, em todos os capítulos temos as informações prometidas no título, mas temos uma seção de “ Você sabia que…” que nos informa mais curiosidades, também há o “balão de diálogo” que informa as frases de cada peça importante da história, tanto militar quanto política. Vou citar um exemplo:

“ ’Se eu soubesse em que Hitler se transformaria…Quando vi ás mulheres e as crianças que ele havia matado, lamentei perante Deus tê-lo poupada’. Henry Tandey, depois do bombardeio nazista contra Londres, em 1940”

Esse é o trecho retirado da página 67, no capítulo 13, contando quando Hitler foi poupado por um soldado britânico. Essa é uma de muitas outras histórias incríveis que se encontram registrado nesse belíssimo livro. Bom, a verdade é que muitas coisas podem ser evitadas, de fato, mas como saberemos o que teria acontecido se Hilter tivesse sido morto naquela época? Talvez algum outro se levantaria e faria o mesmo.

Mas para resumir, parafrasearei um trecho contando o resumo do que foi a primeira guerra:

A Primeira Guerra mobilizou cerca de 65 milhões de soldados e provocou a morte de cerca de 9 milhões com um ritmo de 6.500 por dia, contando também com os mutilados e feridos, mas isso rendeu descobertas científicas, desenvolvendo explosivos, que gerou descobertas incríveis para a humanidade, como por exemplo os fertilizantes que ajudou na produção de alimentos em grande quantidade. Enquanto a artilharia evoluía e destroçava corpos, a medicina nesse período teve que desenvolver técnicas de enxertos e transfusões de sangue e a cirurgia plástica. As comunicações foram afetadas também, ganhando comunicações sem fio e uma tecnologia de aviação mais avançada, junto com máquinas da morte mais eficazes. A vacinação e massa por outro lado, ajudavam os guerreiros a não morrem sem lutar.

Não que estamos apoiando as guerras, queremos que ela fique longe, mas apenas ressaltando que essa guerra trouxe avanços também na parte civil, ou vai dizer que seu sinto de segurança foi inventado em épocas de paz quando não houve acidente? Ou que sua comida congelada e em reserva foi fruto de anos de prosperidades? Afinal é nas aflições que as grandes coisas são inventadas. Claro que muitas coisas foram inventadas em épocas de paz, mas aperfeiçoadas em conflitos.

E para finalizar gostaria de dizer em uma única palavra o que motivou a primeira guerra, ou seja, o que o livro diz em poucas palavras:

A Grande Guerra começou com um incidente nos Balcãs, uma região da Europa ainda hoje em convulsão. “

Por hoje é só, pessoal, não esqueçam de comentar e compartilhar sobre esse livro, e queremos ouvir de você também, já leu esse livro? Gostou?

 

Related posts

RESENHA – SILÊNCIO – BECCA FITZPATRICK

RESENHA - SILÊNCIO - BECCA FITZPATRICK


RESENHA - SILÊNCIO - BECCA FITZPATRICK

“Nora Grey não consegue se lembrar dos últimos cinco meses. Depois do choque inicial de acordar em um cemitério e descobrir que ficou desaparecida por semanas, ela precisa retomar sua rotina, voltar à escola, reencontrar a melhor amiga, Vee, e ainda aprender a conviver com o novo namorado da...

Não se apega, não! – Isabela Freitas

Não se apega, não! - Isabela Freitas


Não se apega, não! - Isabela Freitas

Desapegar: remover da sua vida tudo que torne o seu coração mais pesado. Loucos são os que mantêm relacionamentos ruins por medo da solidão. Qual é o problema de ficar sozinha? Que me desculpe o criador da frase “você deve encontrar a metade da sua laranja”. Calma lá, amigo. Eu nem gosto de...

RESENHA – FALCÃO, MENINOS DO TRÁFICO – MV BILL E CELSO ATHAYDE

RESENHA - FALCÃO, MENINOS DO TRÁFICO - MV BILL E CELSO ATHAYDE


RESENHA - FALCÃO, MENINOS DO TRÁFICO - MV BILL E CELSO ATHAYDE

“Este livro é um contundente relato pessoal de Celso Athayde e MV Bill dos bastidores da produção de um documentário explosivo sobre o universo dos meninos que trabalham no tráfico de drogas em diversas partes do país. Narrado em primeira pessoa, o livro revela as dramáticas experiências que...