Você acredita mesmo em amor à primeira vista? – Fabi Santina

 UM ROMANCE SOBRE O AMOR VERDADEIRO E SOBRE A PESSOA MAIS IMPORTANTE DA SUA VIDA: VOCÊ MESMA!

Quando nos deparamos com o amor pela primeira vez, podemos perder as estruturas, fazer loucuras, viver com mais intensidade e até acabar nos esquecendo de nós mesmos. Não que amar não seja bom, mas é que não vem com manual de instrução, nos deixa perdidos, sem saber como agir e anestesiados. O amor, por si só, deveria bastar! Mas nem sempre é assim. Somos seres humanos, queremos mais, criamos expectativas e sonhamos longe Então vem a vida e nos ensina a viver um dia de cada vez…

Levei muitos tombos, engoli alguns (muitos) sapos e passei por poucas e boas. Quem nunca, não é mesmo? Mas uma lição eu aprendi: é impossível amar o outro se você não aprendeu a amar a si mesmo. Este livro é sobre o amor verdadeiro, mas também sobre o amor que devemos aprender a nos dar, mesmo que não seja à primeira vista. 

Em seu primeiro livro, a autora e blogueira Fabi Santina fala sobre um episódio da sua vida, o momento em que conheceu o Leandro, que hoje é seu noivo. Mesmo que se trate de um acontecimento verdadeiro, ou pelo menos, inspirado em situações que realmente ocorreram, antes de mais nada é importante relembrar, que toda história possui muitas versões daquilo que se considera real, muitas formas de interpretar e viver um mesmo episódio. Cada um de nós enxerga o mundo de uma forma, o que não nos faz mal, ou melhor. Esse é um dos avisos que Fabi se preocupa em nos dar logo nas primeiras páginas do romance.

“(…) cada pessoa tem uma bagagem de vida que a molda e a faz enxergar o mundo do seu próprio jeito.”

Resultado de imagem para fabi santina pedido

Fabi havia acabado de completar quinze anos. É uma época que conhecemos bem, certo? Começamos a sair cada vez mais, a nos reunir com nossos amigos, festinhas, brincadeiras e claro, os garotos. Em uma dessas reuniões, o grupo acaba por entender que a Fabi e o Lê fariam um casal bonito e apresenta os dois. Então tudo acontece muito rápido e quando ela se da conta, uma palavra muito grande já rodeia seus pensamentos, afinal, seria mesmo amor à primeira vista? Essa coisa realmente existe?

“É incrível como sempre pensamos que nos conhecemos e temos o completo domínio do futuro, não é?”

Com o passar do tempo, alguma coisa passou a existir entre os dois, mas, não era bem um relacionamento, pois o Leandro não queria entrar em um namoro naquele momento. Na história de Fabi encontramos os altos e baixos que vários casais enfrentam. Coisas que muitos de nós já passamos (e como). Quando só um está disposto, quando só um deseja fazer acontecer. Onde só há insistência de um lado. Cada vez mais o Lê ia deixando ela de escanteio, ao meu ver, enrolando e dando desculpas para justificar sua própria insegurança. Vi em diversos pontos o quanto isso a magoava. As pessoas próximas a eles sempre a aconselhavam a largar mão disso tudo de uma vez.

“Apesar de todos dizerem o contrário, como você desiste de tudo e muda de direção, se seu coração e seu instinto dizem que ele é o caminho para sua felicidade?”

A situação foi se complicando ainda mais pra Fabi, que tinha de lidar com todo o sentimento que já existia dentro de si e com a indiferença cada vez mais crescente da parte do Lê. Já estavam “juntos” a quase um ano quando ela decidiu que queria fazer intercâmbio. A principio seus pais não aceitaram bem a ideia, mas com o tempo tudo foi sendo organizado. Estava cada vez mais perto da viagem para a Austrália deixar de ser mero plano, quando ela soube que ele também viajaria, só que para o Canadá.

“Agora eu já tinha certeza de que eu poderia estar do outro lado do mundo, poderia ficar longe por anos, mas nunca me esqueceria dele.”

Eles se despediram e cada um seguiu seu caminho. O mais engraçado de tudo, foi que o tempo em que estiveram longe foi quando mais se aproximaram. E eles conversavam por skype inúmeras vezes, eram absolutamente sinceros um com o outro e de fato, o que seria uma viagem para mantê-los longe, acabou levando ao total oposto. Seis meses depois a Fabi voltava pra cidade dos pais, carregando muito medo do reencontro com o Lê, de como as coisas ficariam, de como seria dali pra frente. Até que depois do Carnaval, finalmente houve um pedido.

“Nem tudo é como imaginamos, porque criamos expectativas grandes demais, já disse isso algumas vezes, mas vale repetir. Na hora, o que realmente importa é o sentimento, o amor e não o lugar. E pra mim foi assim, não foi o pedido mais fofo do mundo, mas foi feito e principalmente com o cara que eu queria namorar.”

Bem, o fato é que o namoro não foi muito mais fácil do que todo aquele tempo de enrolação. A Fabi passou por alguns problemas com sua sogra, fora muitos outros episódios, que particularmente, eu não sei se teria suportado,

O livro é simplesmente incrível. A história flui facilmente, a leitura em si é bem leve e uma ótima opção pra esse finzinho de férias. As vezes nos apegamos tanto a escritores internacionais que esquecemos de dar o devido valor a grandes nomes da nossa própria literatura. A Fabi me mostrou nesse livro que ela não é simplesmente mais uma blogueira, cheia de histórias clichês.

Os personagens são muito bem retratados. Fiquei muito curiosa sobre como a história continuou após o fim, já que no livro eles não acabam juntos. Espero que haja uma continuação.

Então é isso pessoal, um grande abraço e até a próxima.

Related posts

David Copperfield: O clássico dos clássicos?

David Copperfield: O clássico dos clássicos?


David Copperfield: O clássico dos clássicos?

******************************NÃO contém spoiler****************************** Editora: Cosac & Naify Autor: Charles Dickens / Idioma: Português / Romance de formação - Clássico inglês/ 1.312 páginas Charles Dickens é conhecido como o maior escritor da literatura inglesa e foi...

The Mad Ship (Os Mercadores de Navios-Vivos #2): Superou O Navio Arcano?

The Mad Ship (Os Mercadores de Navios-Vivos #2): Superou O Navio Arcano?


The Mad Ship (Os Mercadores de Navios-Vivos #2): Superou O Navio Arcano?

******************************NÃO contém spoiler****************************** (CONFIRA A RESENHA DE O NAVIO ARCANO CLICANDO AQUI) Editora: Harpervoyager Autora: Robin Hobb / Gênero: Fantasia / Idioma: Inglês / 915 páginas O que posso dizer sobre “The Mad Ship” (*O Navio Insano)? Melhor...

Os Caminhos de Mandela: O Poder de uma boa liderança

Os Caminhos de Mandela: O Poder de uma boa liderança


Os Caminhos de Mandela: O Poder de uma boa liderança

(CONFIRA A RESENHA DA BIOGRAFIA DE GANDHI CLICANDO AQUI) (CONFIRA A RESENHA DA AUTOBIOGRAFIA DE MARTIN LUTHER KING CLICANDO AQUI) Editora: Principium Editorial Autor: Richard Spengel / Gênero: Biografia e livro de memórias / Idioma: Português / 187 páginas *** Ler as lições de vida de...