Mundo das Resenhas
A Assombração da Casa da Colina | Shirley Jackson A Assombração da Casa da Colina | Shirley Jackson
3
*******************************NÃO contém spoiler******************************* Autora: Shirley Jackson   Editora: SUMA / Genêro: Terror e terror psicológico / 240 páginas   Sendo uma experiência literalmente catártica,... A Assombração da Casa da Colina | Shirley Jackson

*******************************NÃO contém spoiler*******************************

Autora: Shirley Jackson

 

Editora: SUMA / Genêro: Terror e terror psicológico / 240 páginas

 

Sendo uma experiência literalmente catártica, encarar uma obra como “A Assombração da Casa da Colina” da elogiada autora Shirley Jackson me foi uma jornada esquisita, incômoda e introspectiva, em que me vi imerso na leitura ao mesmo tempo que me senti desconexo com tudo que a envolvia. Não trata-se de uma narrativa comum em que o terror se enquadra em sua denominação clássica; e tampouco, trata-se de uma narrativa rasa e sem precedentes que justifiquem seu sucesso.

Lançada em 1959, a referida obra faz jus as críticas que recebe dos leitores mais atuais – repleta de personagens infantilizadas e diálogos adolescentizados -, ao mesmo tempo que apresenta traços marcantes de um verdadeiro clássico literário. Shirley Jackson não exagera em suas prospecções sobrenaturais e entrega ao leitor algo muito mais introspecto e psicológico, sendo a obra aqui analisada, um verdadeiro estudo do comportamento humano perante ao que não conhecemos ou que não conseguimos compreender.

A incompreensão do que é apresentado, imerge das personagens e contamina o leitor, transformando as explanações de Jackson em situações distorcidas da realidade e muito mais do que questionáveis. A dualidade ao mesmo tempo que se demonstra como ponto de genialidade da autora, também se destaca como algo que nos exaure mentalmente e emocionalmente. Se seria proposital por parte da escritora, não saberei dizer. Mas que é um dos grandes pontos altos da narrativa, isso é inquestionável.

Muito parecido com o cerne psíquico do aclamado conto “O Papel de Parede Amarelo” de Charlotte Perkins Gilman lançado em 1982, o romance de Shirley Jackson incomoda, causa estranheza e parece sentir orgulho disso. Nos causa sentimento anestésicos e nos faz questionarmos: seríamos animais sensíveis e irracionais, cuja racionalidade que tanto defendemos fosse, na verdade, algo inexistente?

Durante uma de suas entrevistas, a autora faz uma afirmação sobre seu famoso e controverso conto “A Loteria” que descreve e se encaixa também com perfeição sobre “A Assombração da Casa da Colina”:

“Um convite de saciar a necessidade de um comportamento antissocial e depravado (…) de cometer atos gratuitos de violência, de indultar nossos sonhos pueris de poder, de ceder aos nossos medos mais enraizados.  Talvez mais do que todo o resto, as histórias de terror (…) dizem estar tudo bem em unir-se ao tropel, em tornar-se um ser tribal, em destruir o forasteiro.”

No mais, em meio a tantas dúvidas e questionamentos que fiz e ainda faço mesmo após o término da leitura, só posso dizer que tudo que sei é que nada sei. Afinal de contas, terminei esta estranha viagem, talvez mais perturbado que as personagens que a compõe.

[stellar]
Compartilhe
Share

Fernando Lafaiete

O que vocês devem saber sobre mim? Me Chamo Fernando Henrique Lafaiete, mas vocês podem me chamar de China. Apelido este, dado pelos meus melhores amigos. Sou viciado em leitura, sou poliglota, auditor de hotel, professor de inglês, fã de fantasia, fã de livros policiais, fã de YA, fã terror e fã de clássicos. Luto ao máximo contra o preconceito literário que alimenta a conduta dos pseudo-intelectuais e sou fã de animes e qualquer coisa que envolva super-heróis. Amo escrever todo tipo de texto, em especial resenhas. Espero que minhas opiniões sejam de alguma valia para todos que tiverem acesso as mesmas. Sou sempre sincero e me comprometo a dividir minhas opiniões da maneira mais verdadeira possível. Agradeço o convite para fazer parte do grupo de resenhistas do site e que minha presença aqui seja duradoura.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever.
Notificação de:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Share
advanced-floating-content-close-btn INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE, RESENHAS DE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ANÁLISES
0
Adoraria ver seu comentário ♥x