INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE, RESENHAS DE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ANÁLISES

anuncie aqui

******************************NÃO contém spoiler******************************

Editora: Prumo

Autora: Juliet Marillier / Gênero: Fantasia juvenil / Idioma: Português / 376 páginas

Piscul Dracului, lar de cinco irmãs que juntas descobrem a passagem para um lugar habitado pelas mais diversas criaturas mágicas de nosso imaginário. Uma floresta onde a magia flui como as águas de um oceano e onde o mal espreita sorrateiramente. Entre anões, fadas e seres da noite, A Dança da Floresta da premiada autora Juliet Marillier nos leva a uma jornada encantadora sobre amizade, confiança, amor e fé. Uma trama em que a magia se molda e nos molda conforme a narrativa vai se desenvolvendo de forma doce, sutil e imersiva, onde os personagens nos despertam empatia e nos fazem sentir suas aflições que transbordam das páginas através de seus anseios, medos e inseguranças.

Transitando entre o mágico e o real, A Dança da Floresta nos encanta pela sutileza e personagens infantis, que com suas ingenuidades e deslumbramentos pelo mágico nos imerge em um mundo que parece pulsar e ganhar vida além da imaginação proposta. Assim como As Crônicas de Nárnia de C. S. Lewis, a obra de Juliet Marillier apresenta um novo mundo muito bem descrito, que desperta curiosidade e fascínio através de uma escrita que corrobora toda a aura mágica da história em si.

Com personagens muito bem delineados, a autora nos entrega uma trama que navega por temas diversos, que sustentam a narrativa e que trazem camadas textuais interessantes a serem destrinchadas. Apesar de se tratar de um romance voltado para um público bem mais jovem e repleto de obviedades, a fantasia de Marillier não perde força com o virar das páginas e nos leva por esta deslumbrante jornada de forma em que as respostas já esperadas  pelos atentos leitores, continuam interessantes mesmo que não causem a sensação de espanto. Um ponto que demonstra o quão excepcional é Juliet Marillier e sua forma de contar tão fascinante história.

Com uma protagonista feminina de personalidade forte, a autora vai tecendo uma narrativa sobre amadurecimento e descobertas – e autodescobertas –  que causam empatia e nos fazem devorar páginas e mais páginas de forma frenética. Acostumado e consumidor de fantasias adultas mais densas que me exigem mais, tanto mentalmente como emocionalmente, A Dança da Floresta me surpreendeu e me envolveu de forma que poucas histórias juvenis óbvias conseguem exercer de forma tão certeira. Não que me tenha sido uma leitura perfeita a qual avalio com a nota máxima. Apesar de ter me apegado aos personagens e ao mundo proposto, considerei a personagem central lerda demais, e por vezes, limitada racionalmente.

Em contrapartida, temos um vilão espetacular, muito bem trabalhado e que se posiciona de forma a trazer tensão e emoção para a trama. O companheiro da protagonista também é excelente e alguém impossível de não nos encantar. Um sapo falante e inteligente que serve de contraponto e complemento para a mocinha e heroína, formando uma dupla que nos entrega bons momentos. Os demais personagens também são incríveis e exercem com maestria seus papéis, nos envolvendo em suas tramas e subtramas onde a magia toma diversas formas e significados. A Dança da Floresta é a típica história que remodela a sensação que obras como essa costumam nos despertar, ultrapassando simples análises e avaliações. Indico de olhos fechados esta que é uma obra de ressignificações, aprendizado e recomeços.

PS. A Dança da Floresta ganhará uma nova edição, de capa dura e com ilustrações, prevista para ser lançada em julho deste ano. A mesma será produzida pela editora Wish e faz parte de  um projeto de apoio do Catarse. A capa será a mesma a qual utilizei como capa de divulgação desta resenha.

Lançado na década de 2000, o livro ganhou os prêmios de Melhor Fantasia do Prêmio Aurealis (2006), Melhor Ficção Jovem-Adulta do Prêmio Beehive Book (2009), Melhor livro para jovens adultos pela Young Adult Library Services Association (2007) e foi incluso no quadro de livros americanos para jovens adultos pela Council Oustanding International Book em 2008.

[Informações retiradas do site: https://coletivonerd.com.br/a-danca-da-floresta/]

Compartilhe
Share
Share
0
Adoraria ver seu comentário ♥x