Título e Capa 5
Escrita / Enredo 5
Originalidade 5
Personagens 5
Final 5

*******************************NÃO contém spoiler****************************** Autor: Jean-Claude Grumberg Editora: Todavia / Gênero: Fábula – Conto / Idioma: Português / 70 páginas Iniciar a leitura de “A Mercadoria  Mais Preciosa”, a “fábula” de Jean-Claude Grumberg foi uma das escolhas mais assertivas que fiz como leitor. Com muita sensibilidade, o autor tece uma narrativa comovente que nos envolve e ..

Summary 5.0 Incrível
Título e Capa 0
Escrita / Enredo 0
Originalidade 0
Personagens 0
Final 0
Summary rating from user's marks. You can set own marks for this article - just click on stars above and press "Accept".
Accept
Summary 0.0 Ruim

A Mercadoria Mais Preciosa: Uma fábula sobre o Holocausto.

*******************************NÃO contém spoiler******************************

Autor: Jean-Claude Grumberg

Editora: Todavia / Gênero: Fábula – Conto / Idioma: Português / 70 páginas

Iniciar a leitura de “A Mercadoria  Mais Preciosa”, a “fábula” de Jean-Claude Grumberg foi uma das escolhas mais assertivas que fiz como leitor. Com muita sensibilidade, o autor tece uma narrativa comovente que nos envolve e nos emociona de forma direta e desde o início da leitura. Sua escrita fácil e seu desenvolvimento rápido nos puxa para a narrativa e nos imerge em uma trama repleta de reflexões necessárias que agregam muito, e que fazem a emoção da história transbordar das páginas nos deixando presos à leitura.

Situado no período da Segunda Guerra Mundial e tendo como um de seus principais temas o holocausto, o conto do autor francês é recheado de críticas ao sistema pré-julgatório da época, sem pesar a mão e sem perder a ternura e leveza da escrita. Com bons personagens e uma linguagem fácil de ser digerida, Grumberg nos entrega uma história de superação, fé, amor ao próximo, preconceito e perdão. Diante de tantas atrocidades é possível o amor vencer? Uma questão cuja resposta é bem desenvolvida pelo autor apesar das singelas 70 páginas.

“Em cada estação onde o trem parava, livravam-se dos mortos, e o trem tornava a partir com os sobreviventes. Às vezes partia no outro sentido, andava na direção contrária. O trem não ia para lugar nenhum, o único objetivo da viagem era este: jogar na plataforma, em cada estação…”

Com maestria, o premiado escritor francês conquista pela simplicidade e pela capacidade de retratar de forma simples um doloroso período histórico. De uma edição primorosa à uma história comovente, a fábula de Jean-Claude Grumberg é o tipo de leitura que acalenta, que revolta, que emociona e que nos deixa pensativos. Trata-se de uma mensagem profunda que deve ser lida e digerida de forma a nos marcar em todos os cernes de nosso ser.

Se me perguntassem sobre como exatamente eu resumiria o conto aqui resenhado, eu afirmaria sem medo de errar que trata-se do amor. Pois como diz o próprio autor da obra…“O amor, o amor oferecido às crianças, às suas como às dos outros. O amor que faz com que, apesar de tudo o que existe, e de tudo o que não existe, o amor que faz com que a vida continue.”

 

 

Avaliação:

0 / 5 Avaliação: 0
Compartilhe
Share

Related posts

The Joker (Coringa 1975 – 1976) – Denny O’Neil | A Loucura pode ser divertida.

The Joker (Coringa 1975 - 1976) - Denny O'Neil | A Loucura pode ser divertida.

*****************************NÃO contém spoiler****************************** Autores: Denny O'Neil & Irv Novick Editora: DC Comics / Panini / #Quadrinhosclássicos / Volume único lançado pela Panini (1-9): 180 páginas Em 1869  foi publicado pela primeira vez o clássico francês "O...

Ideias Para Adiar o Fim do Mundo – Ailton Krenak | O Mundo é muito mais do que o lugar que habitamos.

Ideias Para Adiar o Fim do Mundo - Ailton Krenak | O Mundo é muito mais do que o lugar que habitamos.

Autor: Ailton Krenak Editora: Companhia das Letras / Literatura indígena / 64 páginas No dia 12 de março de 2019, Ailton Krenak, o famoso escritor indígena, proferiu em Portugal a palestra intitulada "Ideias Para Adiar o Fim do Mundo". Assim como quem decide ler as transcrições expostas no...

CORTE DE NÉVOA E FÚRIA: SARAH J. MAAS

CORTE DE NÉVOA E FÚRIA: SARAH J. MAAS

O aguardado segundo volume da saga iniciada em Corte de espinhos e rosas, da mesma autora da série Trono de vidro. Nessa continuação, Feyre, a jovem humana que morreu nas garras de Amarantha, assume seu lugar como Quebradora da Maldição e dona dos poderes de sete Grão-Feéricos. Seu coração...

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.