Título e Capa 5
Escrita / Enredo 5
Originalidade 5
Personagens 5
Final 5

*******************************NÃO contém spoiler****************************** Autor: Jean-Claude Grumberg Editora: Todavia / Gênero: Fábula – Conto / Idioma: Português / 70 páginas Iniciar a leitura de “A Mercadoria  Mais Preciosa”, a “fábula” de Jean-Claude Grumberg foi uma das escolhas mais assertivas que fiz como leitor. Com muita sensibilidade, o autor tece uma narrativa comovente que nos envolve e ..

Summary 5.0 Incrível
Título e Capa 0
Escrita / Enredo 0
Originalidade 0
Personagens 0
Final 0
Summary rating from user's marks. You can set own marks for this article - just click on stars above and press "Accept".
Accept
Summary 0.0 Ruim

A Mercadoria Mais Preciosa: Uma fábula sobre o Holocausto.

*******************************NÃO contém spoiler******************************

Autor: Jean-Claude Grumberg

Editora: Todavia / Gênero: Fábula – Conto / Idioma: Português / 70 páginas

Iniciar a leitura de “A Mercadoria  Mais Preciosa”, a “fábula” de Jean-Claude Grumberg foi uma das escolhas mais assertivas que fiz como leitor. Com muita sensibilidade, o autor tece uma narrativa comovente que nos envolve e nos emociona de forma direta e desde o início da leitura. Sua escrita fácil e seu desenvolvimento rápido nos puxa para a narrativa e nos imerge em uma trama repleta de reflexões necessárias que agregam muito, e que fazem a emoção da história transbordar das páginas nos deixando presos à leitura.

Situado no período da Segunda Guerra Mundial e tendo como um de seus principais temas o holocausto, o conto do autor francês é recheado de críticas ao sistema pré-julgatório da época, sem pesar a mão e sem perder a ternura e leveza da escrita. Com bons personagens e uma linguagem fácil de ser digerida, Grumberg nos entrega uma história de superação, fé, amor ao próximo, preconceito e perdão. Diante de tantas atrocidades é possível o amor vencer? Uma questão cuja resposta é bem desenvolvida pelo autor apesar das singelas 70 páginas.

“Em cada estação onde o trem parava, livravam-se dos mortos, e o trem tornava a partir com os sobreviventes. Às vezes partia no outro sentido, andava na direção contrária. O trem não ia para lugar nenhum, o único objetivo da viagem era este: jogar na plataforma, em cada estação…”

Com maestria, o premiado escritor francês conquista pela simplicidade e pela capacidade de retratar de forma simples um doloroso período histórico. De uma edição primorosa à uma história comovente, a fábula de Jean-Claude Grumberg é o tipo de leitura que acalenta, que revolta, que emociona e que nos deixa pensativos. Trata-se de uma mensagem profunda que deve ser lida e digerida de forma a nos marcar em todos os cernes de nosso ser.

Se me perguntassem sobre como exatamente eu resumiria o conto aqui resenhado, eu afirmaria sem medo de errar que trata-se do amor. Pois como diz o próprio autor da obra…“O amor, o amor oferecido às crianças, às suas como às dos outros. O amor que faz com que, apesar de tudo o que existe, e de tudo o que não existe, o amor que faz com que a vida continue.”

 

 

Avaliação:

0 / 5 Avaliação: 0
Compartilhe
Share

Related posts

O Senhor das Moscas – William Golding | O que somos? […]

O Senhor das Moscas - William Golding | O que somos? [...]


O Senhor das Moscas - William Golding | O que somos? [...]

******************************NÃO contém spoiler****************************** Autor: William Golding Editora: Nova Fronteira / Gênero: Distopia / Idioma: Português / 258 páginas O que faz um clássico um clássico? Sua escrita, sua visão de futuro, suas críticas e suas reflexões imponentes...

A Musa dos Pesadelos (Um Estranho Sonhador #02) | Laini Taylor

A Musa dos Pesadelos (Um Estranho Sonhador #02) | Laini Taylor


A Musa dos Pesadelos (Um Estranho Sonhador #02) | Laini Taylor

*****************************NÃO contém spoiler******************************* CONFIRA  A RESENHA DA TRILOGIA FEITA DE FUMAÇA & OSSO CLICANDO AQUI CONFIRA A RESENHA DE UM ESTRANHO SONHADOR CLICANDO AQUI Autora: Laini Taylor Editora: Universo dos Livros / Gênero: Fantasia YA / Idioma...

Os Instrumentos Mortais – Cassandra Clare | Vale a pena a leitura? #24

Os Instrumentos Mortais - Cassandra Clare | Vale a pena a leitura? #24


Os Instrumentos Mortais - Cassandra Clare | Vale a pena a leitura? #24

******************************NÃO contém spoiler****************************** Autora: Cassandra Clare Editora: Galera Record / Gênero: Fantasia Urbana / Idioma: Português  Desde 2007 ouvesse falar de Cassandra Clare e de seus caçadores de sombras. Hypado muito antes de chegar ao Brasil...

2 Comments

  1. Paulo Silva 6 de October de 2020
    Responder

    Gostei da resenha, mas prefiro livros de negócios, empreendedorismo e investimentos para me aperfeiçoar nas minhas atividades.

    • Fernando Lafaiete 15 de October de 2020
      Responder

      Boa noite Paulo, tudo bem?

      Fico feliz de saber que gostou da resenha e agradeço o comentário. Li muitos livros de negócios na época da faculdade, ultimamente passei a ler somente livros ficcionais. Em breve trarei alguns apontamentos acerca de livros de negócios; já que ando percebendo interesse por “resenhas” do tipo. 🙂

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.