Mundo das Resenhas
As Mentiras de Locke Lamora (Nobres Vigaristas #01) : Li errado? As Mentiras de Locke Lamora (Nobres Vigaristas #01) : Li errado?
3.5
******************************NÃO contém spoiler****************************** Autor: Scott Lynch Editora: Arqueiro / Gênero: Fantasia / Idioma: Português / 464 páginas As Mentiras de Locke Lamora muito mais... As Mentiras de Locke Lamora (Nobres Vigaristas #01) : Li errado?

******************************NÃO contém spoiler******************************

Autor: Scott Lynch

Editora: Arqueiro / Gênero: Fantasia / Idioma: Português / 464 páginas

As Mentiras de Locke Lamora muito mais do que um livro de fantasia hypado, é um romance fantástico que ocupa no meio literário uma posição de destaque quando o assunto é o gênero o qual ele faz parte. Considerado por muitos um dos melhores livros de fantasia dos últimos anos, a obra de Scott Lynch se apresenta como uma narrativa misteriosa, cheia de camadas e curvas capazes de encantar os leitores mais exigentes. Mas o romance supracitado é de fato uma obra que merece tantos elogios assim? Levando em consideração as diversas afirmações de que Lamora é quase uma obra-prima, me questiono se não o li errado. O que eu perdi? Confesso que por mais que eu tenha tentado, não entendi onde foram parar os elementos capazes de sustentar tamanhos elogios. Não que o romance seja ruim, longe disso. As Mentiras de Locke Lamora é um livro bem escrito, bem revisado e com personagens interessantes. A cidade de Camorr é tão bem descrita, com sua vielas escuras, seus habitantes gananciosos e violentos, e com suas intrigas políticas, que a ambientação se torna mais um dos diversos personagens da trama; muito mais do que apenas um cenário ficcional que serviria unicamente como palco de movimentação dos personagens. A narrativa é acinzentada, muitas vezes obscura e muito bem arquitetada, colaborando e criando um elo plausível com a proposta da estória. Mas nenhum dos elogios que citei foram o suficientes para que eu considerasse Lamora muito mais do que apenas um livro ok.

Locke Lamora, o personagem central e que empresta seu nome também ao título do romance,  me soou como alguém repleto de camadas não aproveitadas pelo autor; assim como todos os demais personagens da trama. Um órfão treinado para ser um ladrão, com um passado misterioso e envolvido nos maiores golpes da cidade deveria ser um personagem muito mais interessante do que ele de fato o é. Não senti o peso de seu passado e as relações criadas pelo autor me soaram sem vida. Tudo unilateral demais, dos personagens aos acontecimentos. As mulheres por vezes ocupam posições interessantes, mas são praticamente esquecidas e vivem a sombra dos personagens masculinos. Os elementos políticos são muito rasos e os momentos de ação são escritos de forma tão fraca, que quando terminam soam como brasas que se perderam no carvão. As reviravoltas não me entregaram emoção e nada do que aconteceu nas 464 páginas me motivaram a querer ler as continuações imediatamente. Os elementos fantasiosos também deixaram muito a desejar e poderiam ter sido melhores desenvolvidos. Talvez eu não seja o público alvo desse tipo de romance, já que livros de fantasia épica e Dark Fantasy costumam me agradar muito mais.

Os capítulos são por vezes muito parecidos… são arrastados, com construções deveras morosas, mas com diálogos inteligentes, nada além disso. O vilão oscila entre o tédio e o instigante. Mas como já citado anteriormente, é mais um personagem com camadas não exploradas. O romance de Lynch teria se beneficiado muito mais com capítulos mais dinâmicos, com backgrounds mais sólidos e com uma polivalência narrativa nos moldes de outros romances de fantasia. As Mentiras de Locke Lamora é o tipo de romance que na minha humilde opinião promete mas não entrega. Apresenta elementos já conhecidos dos leitores de fantasia, mas de maneira menos interessante. Não inova, não surpreende e não cativa. Pra mim me pareceu muito um livro que eu indicaria para os iniciantes a fantasia. Mas isso é apenas uma opinião que se inválida quando percebo que muitos dos fãs do romance aqui resenhado são leitores assíduos do gênero. Então a pergunta que fica é: Li errado?

Levantar um debate sobre o que faz um livro ser bom ou ruim pode soar como algo desproposital. Então vamos pegar apenas a ponta do iceberg desta enigmática questão. Temos dois pontos que definem uma obra como boa, mediana ou ruim… Gosto pessoal e aspectos técnicos de escrita. Quando me questiono se li Lamora errado, paro para pensar que talvez não tenha gostado muito mais por questão de gosto pessoal do que por qualquer outro motivo. E não, não acho isso sempre quando me deparo com uma leitura que me decepciona. Por vezes, questões técnicas pesam muito mais do que o meu simples gosto pessoal de leitor crítico. Uma leitura precisa ser muito mais do que apenas um retalho de tantas outras obras de fantasia. No caso do tão famoso e elogiado romance de Scott Lynch, o que faltou e o que talvez eu tenha sentido mais falta, seja personalidade, emoção e inovação. Elementos que poderiam ter feito a diferença. No meio de tantas fantasias, As Mentiras de Locke Lamora é um peixe perdido no mar de tantas opções. Espero que com a leitura dos demais volumes eu passe a entender todos os elogios que a obra e o autor recebem / receberam. Por enquanto fico com a certeza de que acrescento em minha lista infinita de leituras mais um livro decepcionante.

 

[stellar]
Compartilhe
Share

Fernando Lafaiete

O que vocês devem saber sobre mim? Me Chamo Fernando Henrique Lafaiete, mas vocês podem me chamar de China. Apelido este, dado pelos meus melhores amigos. Sou viciado em leitura, sou poliglota, auditor de hotel, professor de inglês, fã de fantasia, fã de livros policiais, fã de YA, fã terror e fã de clássicos. Luto ao máximo contra o preconceito literário que alimenta a conduta dos pseudo-intelectuais e sou fã de animes e qualquer coisa que envolva super-heróis. Amo escrever todo tipo de texto, em especial resenhas. Espero que minhas opiniões sejam de alguma valia para todos que tiverem acesso as mesmas. Sou sempre sincero e me comprometo a dividir minhas opiniões da maneira mais verdadeira possível. Agradeço o convite para fazer parte do grupo de resenhistas do site e que minha presença aqui seja duradoura.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever.
Notificação de:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Share
advanced-floating-content-close-btn INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE, RESENHAS DE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ANÁLISES
0
Adoraria ver seu comentário ♥x