Mundo das Resenhas
Destacamento Blood (Original Netflix): Black Lives Matter! Destacamento Blood (Original Netflix): Black Lives Matter!
4.5
******************************NÃO contém spoiler****************************** CONFIRA A RESENHA DA AUTOBIOGRAFIA DE MARTIN LUTHER KING CLICANDO AQUI CONFIRA A RESENHA DE MULHERES, RAÇA E CLASSE CLICANDO AQUI ... Destacamento Blood (Original Netflix): Black Lives Matter!

******************************NÃO contém spoiler******************************

CONFIRA A RESENHA DA AUTOBIOGRAFIA DE MARTIN LUTHER KING CLICANDO AQUI

CONFIRA A RESENHA DE MULHERES, RAÇA E CLASSE CLICANDO AQUI 

***

Filme: Destacamento Blood

Diretor: Spike Lee / Gênero: Drama, Guerra / Elenco: Delroy Lindo, Chadwick Boseman, Clarke Peters, Norm Lewis (…) / Duração: 2h35min

Qual o real significado de ser negro? Algumas vidas importam menos do que outras? Questões antigas, atuais, encaradas de diversos ângulos e ressignificadas de diversas formas. Encarar a vida de alguém como sendo menos significativa que a nossa não seria uma cruel forma de enxergarmos o mundo e suas nuances? Talvez você ache tais questões irrelevantes ou apenas mais algumas no meio de tantas outras. Mas refletirmos sobre o mundo e suas visões raciais predatórias talvez seja o início de uma mudança que o mundo clama. Em 25 de maio desse ano, tivemos a morte de George Floyd. Um homem negro assassinado covardemente por um policial branco. Uma situação revoltante que deu origem a protestos fervorosos ao redor do mundo. Mas quantos tantos outros George Floyds já não tivemos ao longo dos anos? Uma questão a se pensar.

Seria então Destacamento Blood, o mais novo filme do aclamado diretor Spike Lee um grito de revolta de uma pessoa cansada de tantas injustiças raciais? Talvez seja, se você o encarar como uma obra racial, de cunho político e de críticas ferrenhas sobre o descaso com a vida negra. Apesar de muitos afirmarem que de suas obras, o mais novo lançamento da Netflix é a mais tênue nesse sentido, é inegável que Destacamento Blood é uma obra-prima focada em criticar os pilares mencionados anteriormente. Muito mais do que apenas mais um filme sobre a guerra do Vietnã, o já inscrito ao Oscar 2021, traz a visão dos negros de um período histórico de uma guerra sem sentido, onde milhares de vidas foram ceifadas, e onde a maioria e as primeiras a serem sacrificadas pelos EUA foram as dos negros.

Com interlúdios de vídeos reais de discursos de figuras importantes como Martin Luther King e Angela Davis, Spike Lee transforma Destacamento Blood em uma experiência única, que nos exige empatia, bagagem histórica e disposição para reflexão. O filme traz diversas referências cinematográficas, evidenciando obras clássicas como Apocalypse Now e Rambo. Brincando com as apresentações e tamanhos de telas, o diretor mostra que fazer cinema é uma arte ampla, que vai além das camadas convencionais da indústria cinematográfica. Com duas linhas temporais, Lee vai construindo e desconstruindo os psicológicos dos personagens e suas relações. Com atuações magistrais, o filme vai se formando e se transformando ao longo das 2h35min de duração. Mas fica o aviso, o filme traz críticas políticas pesadas que pode te incomodar se você fizer parte do grupo fervoroso de direita que vem dominando os cenários atuais. Spike Lee tem um lado e ele faz questão de deixar isso claro.

Com quatro atos bem delineados, Destacamento Blood entrega um ritmo as vezes cansativo, uma edição e uma trilha sonora bastante pesadas, mas que contribui para que obra se consolide como essencialmente grandiosa em diversos momentos. O elenco é excepcional, e eu já espero que Delroy Lindo seja no mínimo indicado ao Oscar por sua assustadora e brilhante atuação como Paul, um dos quatro protagonistas do filme.

Destacamento Blood trata-se de uma obra de contrastes, alguns incômodos, questionáveis e outros assertivos e necessários. Algumas decisões do diretor me desafiaram a entendê-las e aceitá-las. Outras me chocaram e me surpreenderam. O filme possui algumas cenas reais da guerra do Vietnã que também podem te impactar, muito mais do que apenas surpreender. O filme, um dos melhores do ano em minha humilde opinião, entrega uma narrativa sobre amizade, culpa e superações. É um filme onde há a necessidade de encararmos nossos medos e questões pendentes do passado. Um filme sobre pessoas que lutaram uma guerra que não era delas; por direitos que não tinham. Um filme que deixa sim claro que toda vida importa, mas que evidencia o que precisa ser evidenciado mesmo que muitos ainda se neguem a aceitar… Vidas Negras Importam! #BlackLivesMatter

https://youtu.be/DuSwEFORDZY

 

[stellar]
Compartilhe
Share

Fernando Lafaiete

O que vocês devem saber sobre mim? Me Chamo Fernando Henrique Lafaiete, mas vocês podem me chamar de China. Apelido este, dado pelos meus melhores amigos. Sou viciado em leitura, sou poliglota, auditor de hotel, professor de inglês, fã de fantasia, fã de livros policiais, fã de YA, fã terror e fã de clássicos. Luto ao máximo contra o preconceito literário que alimenta a conduta dos pseudo-intelectuais e sou fã de animes e qualquer coisa que envolva super-heróis. Amo escrever todo tipo de texto, em especial resenhas. Espero que minhas opiniões sejam de alguma valia para todos que tiverem acesso as mesmas. Sou sempre sincero e me comprometo a dividir minhas opiniões da maneira mais verdadeira possível. Agradeço o convite para fazer parte do grupo de resenhistas do site e que minha presença aqui seja duradoura.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever.
Notificação de:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Mais velho.
Mais novo. Mais votado.
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Sylvio de Alencar
Visitante.
3 anos atrás

Pela beleza da crítica, por ser esclarecedora e bem escrita, assistirei à este filme que comecei e parei.
Opiniões fazem isso quando são emitidas com honestidade e paixão: nos empolgam e incitam.
Obrigado, China!!

Share
advanced-floating-content-close-btn INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE, RESENHAS DE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ANÁLISES
2
0
Adoraria ver seu comentário ♥x