Mundo das Resenhas
Em Busca de Watership Down: Um clássico surpreendente e impecável! Em Busca de Watership Down: Um clássico surpreendente e impecável!
******************************NÃO contém spoiler****************************** Durante uma entrevista que li de George R. R. Martin (meu autor favorito), o mesmo citou que admirava Richard Adams e... Em Busca de Watership Down: Um clássico surpreendente e impecável!

******************************NÃO contém spoiler******************************

(https://cincotons.com.br)

Durante uma entrevista que li de George R. R. Martin (meu autor favorito), o mesmo citou que admirava Richard Adams e seu romance intitulado “Em Busca de Watership Down. ” Logo comecei a me questionar que autor era esse e que livro era esse. Fui pesquisar e descobri que o livro em questão nada mais é do que um clássico da literatura fantástica e o segundo livro de fantasia infanto-juvenil mais vendido no Reino Unido no século XX; ficando atrás apenas da famigerada série Harry Potter.

Richard Adams começou a criar sua fabulosa história de maneira oral durante longas viagens que fazia com as filhas. Seu romance foi rejeitado 6 vezes pelas maiores editoras da Inglaterra e só foi publicado em 1972 por uma pequena editora.

Mas o que esperar de um livro protagonizado por coelhos?

Ao decidir ler este clássico supostamente juvenil, esperava uma narrativa bem simples e bem fácil de ser assimilada. Esperava uma fábula divertida respalda por situações bobas com personagens infantis. O que eu encontrei foi o oposto. Richard Adams apresenta a história de coelhos que vivem sob um governo injusto e que após um dos coelhos oprimidos prever uma catástrofe no viveiro em que vivem, decidem fugir em busca de um lugar melhor para se viver.

A jornada dos personagens é épica e extremamente reflexiva. Governos opressores, cenas chocantes de tortura psicológica e física, luta pela sobrevivência, preconceitos, mitologia, referências literárias e muitos outros elementos fazem parte deste livro que já demonstra nas primeiras páginas o porquê de ter se tornado um clássico.

Todos os personagens são muito bem desenvolvidos e não consegui identificar um personagem deslocado durante toda a narrativa. Os diálogos são impecáveis e as situações são bem construídas e bem angustiantes. São tantas cenas pesadas e de difícil digestão mental, que não consigo entender a razão de “Em Busca de Watership Down” ser considerado um livro infanto-Juvenil.

Durante o virar das páginas, fica evidente todo o conhecimento adquirido pelo autor em relação a vida dos coelhos. É tudo muito bem escrito e a estrutura narrativa é perfeita. Os capítulos se intercalam entre a jornada dos personagens centrais e as lendas lupinas, que são inseridas e sempre possuem uma ligação com algo que se passa no presente. Todos os capítulos se iniciam seguidos de frases de clássicos de escritores como Jane Austen e William Shakespeare.  As frases não são inseridas de maneira imprudente; fazem sempre sentido com o conteúdo da história.

Os personagens são antropomorfizados, mas não fazem nada que um animal real não conseguiria fazer. Richard Adams foi um gênio em escrever esta fantasia. Eu realmente fiquei impressionado! Comecei a leitura chocado logo no início com tudo que estava me sendo apresentado e terminei a leitura de boca aberta e sem saber como agir.

Adams também criou uma língua própria para os coelhos, que não gera confusão nos leitores e que em caso de dúvida, basta consultar o glossário. É uma obra completa que merece ser lida com calma e apreciada em sua plenitude.

Prêmios e adaptações:

“Em Busca de Watership Down” ganhou a Medalha Carnegie, a Medalha Guardian Prize e é considerado um dos livros mais importantes da língua inglesa. Ganhou uma adaptação em 1978 e posteriormente uma adaptação televisiva em 1999 que durou até 2001. Em 2017 a Netflix anunciou uma adaptação, que estreou em 22 de dezembro de 2018.

 ***

Um romance incrível, que mostra de maneira visceral uma história pelo ponto de vista da presa que se torna caçador e volta a ser presa de novo. Uma montanha russa de emoções e que merece ser lida por todos que amam literatura. Pra quem tem medo de clássicos, digo com convicção: Leiam sem medo!! Uma Obra-Prima que me surpreendeu do primeiro parágrafo ao último. Nesse momento, o máximo que posso fazer além de escrever e postar esta minha resenha… é bater palmas de pé para o autor e rezar para que do paraíso ele possa me ouvir.

[stellar]
Compartilhe
Share

Fernando Lafaiete

O que vocês devem saber sobre mim? Me Chamo Fernando Henrique Lafaiete, mas vocês podem me chamar de China. Apelido este, dado pelos meus melhores amigos. Sou viciado em leitura, sou poliglota, auditor de hotel, professor de inglês, fã de fantasia, fã de livros policiais, fã de YA, fã terror e fã de clássicos. Luto ao máximo contra o preconceito literário que alimenta a conduta dos pseudo-intelectuais e sou fã de animes e qualquer coisa que envolva super-heróis. Amo escrever todo tipo de texto, em especial resenhas. Espero que minhas opiniões sejam de alguma valia para todos que tiverem acesso as mesmas. Sou sempre sincero e me comprometo a dividir minhas opiniões da maneira mais verdadeira possível. Agradeço o convite para fazer parte do grupo de resenhistas do site e que minha presença aqui seja duradoura.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever.
Notificação de:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Share
advanced-floating-content-close-btn INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE, RESENHAS DE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ANÁLISES
0
Adoraria ver seu comentário ♥x