Título e Capa 5
Escrita / Enredo 5
Originalidade 5
Personagens 5
Final 5

******************************NÃO contém spoiler****************************** (CONFIRA A RESENHA DE CICLO DAS TREVAS CLICANDO AQUI) *** Autora: Helene Wecker Editora: Darkside Books / Gênero: Fantasia / Idioma: Português / 514 páginas Se você procura uma obra rica que irá te encantar do começo ao fim através de uma trama inteligente e mais que bem narrada, “Golem & O ..

Summary 5.0 Incrível
Título e Capa 0
Escrita / Enredo 0
Originalidade 0
Personagens 0
Final 0
Summary rating from user's marks. You can set own marks for this article - just click on stars above and press "Accept".
Accept
Summary 0.0 Ruim

Golem & O Gênio: A força inventiva de uma mente poderosa.

******************************NÃO contém spoiler******************************

(CONFIRA A RESENHA DE CICLO DAS TREVAS CLICANDO AQUI)

***

Autora: Helene Wecker

Editora: Darkside Books / Gênero: Fantasia / Idioma: Português / 514 páginas

Se você procura uma obra rica que irá te encantar do começo ao fim através de uma trama inteligente e mais que bem narrada, “Golem & O Gênio” é o livro certo. Não é apenas um livro belo cujo conteúdo não condiz com a edição. A obra de Helene Wecker é poderosa tanto em concepção quanto em desenvolvimento. Situada na Nova York da virada do século XX, a trama nos leva para um universo rico, com descrições primorosas e mitologias encantadoras. Acompanhamos o choque entre duas culturas enquanto vamos acompanhando debates e mudanças tanto políticas quanto sociais; ao mesmo tempo que o fantástico vai tomando forma.

Através das culturas árabe e judaica, a autora vai explorando suas lendas e culturas de forma palpável, dando espaço para reflexões sobre preconceito social, intolerância religiosa, bioética e racismo. Assim como em outras obras, como no clássico gótico e psicológico “Frankenstein” de Mary Shelley, Wecker explora com maestria todas as camadas da natureza humana, reforçando os aspectos reflexivos da obra seja no plot principal ou nas subtramas, o que torna “Golem & O Gênio” em uma obra rica não apenas por ser fantasia histórica cujo enriquecimento já é um de seus principais pilares narrativos.

Com sua golem e seu gênio, duas criaturas diferentes, mas iguais entre si, a autora transborda talento com uma escrita cativante e bela. Feita de barro e criada por um misterioso rabino envolvido com os estudos alquímicos da cabala, Chava se vê perdida em um mundo em que não conhece. Tendo que se adaptar e tendo que lidar com amedrontosas relações interpessoais cujo diferente é visto como um grave pecado, a misteriosa criatura terá que encontrar seu lugar no mundo. Paralelo a isso, acompanhamos Ahmad, um ser feito inteiramente de fogo; nascido no deserto da Síria e que se vê preso em uma garrafa de cobre. Tudo que ele deseja é sua liberdade, a qual tão distante parece estar. Uma inesperada união ocorre e uma amizade surge. Cada um com seus dilemas, os personagens centrais se complementam e se unem para encarar seus medos, para alcançar seus objetivos e para enfrentarem um mal milenar.  “Golem & O Gênio” é uma obra de superações, de encontros e reencontros, cujo destino é o grande protagonista.

A narrativa é lenta e o desenvolvimento é moroso…. E não utilizo esses termos de forma pejorativa. A elogiada obra de Helene Wecker é uma joia preciosa. Se difere de outras obras fantásticas exatamente por não apostar em elementos narrativos clássicos do gênero. E mesmo com sua lentidão possui força e dinamismo na medida certa. Não é um livro onde a ação ocupa espaços significativos. É fantasia adulta como nenhuma outra e que se foca em elementos mais identificáveis. Uma obra-prima da fantasia moderna. Encantadora, mágica e fabulosa; tudo que um bom livro de fantasia precisa ser. Um sonho narrativo espetacular, cujo meu desejo de acordar foi inexistente. Uma experiência única de leitura, e  tanto a autora quanto o livro aqui resenhado já configuram na minha lista de favoritos da vida. São histórias como essa que me fazem amar ser leitor. “Golem & O Gênio” é o resultado primoroso da força inventiva de uma mente poderosa!

Compartilhe
Share

Related posts

RESENHA – NASCIDA À MEIA NOITE – C.C. HUNTHER

RESENHA - NASCIDA À MEIA NOITE - C.C. HUNTHER


RESENHA - NASCIDA À MEIA NOITE - C.C. HUNTHER

“Kylie Galen está na pior. Seus pais vão se divorciar, seu namorado acaba de romper com ela e, uma noite depois de ser presa por estar na festa errada, com as pessoas erradas e na hora errada, sua mãe a manda para Shadow Falls -um acampamento para adolescentes problemáticos, localizado numa...

Macunaíma: O retrato cultural de uma nação

Macunaíma: O retrato cultural de uma nação


Macunaíma: O retrato cultural de uma nação

******************************NÃO contém spoiler****************************** Macunaíma: O Herói Sem Nenhum Caráter Autor: Mário de Andrade Editora: Penguin Companhia / Gênero: Clássicos brasileiros / Idioma: Português / 232 páginas Bordão do protagonista: "Ai que...

Pequenas Realidades: Bizarro, medíocre & decepcionante.

Pequenas Realidades: Bizarro, medíocre & decepcionante.


Pequenas Realidades: Bizarro, medíocre & decepcionante.

******************************NÃO contém spoiler****************************** Autora: Tabitha King / Tradução: Regiane Winarski Editora: Darkside Books / Gênero: Thriller Psicológico / Idioma: Português / 420 páginas Publicado pela primeira vez no Brasil em 1985 pela extinta editora...

Leave a comment