Mundo das Resenhas
Gótico Mexicano | Silvia Moreno-Garcia Gótico Mexicano | Silvia Moreno-Garcia
3.5
******************************NÃO contém spoiler****************************** Autora: Silvia Moreno Garcia Editora: Darkside / Gênero: Terror & suspense / 288 páginas   É quando Noemí recebe uma enigmática... Gótico Mexicano | Silvia Moreno-Garcia

******************************NÃO contém spoiler******************************

Autora: Silvia Moreno Garcia

Editora: Darkside / Gênero: Terror & suspense / 288 páginas

 

É quando Noemí recebe uma enigmática carta de sua prima Catalina, que tudo em sua vida muda. Acreditando que sua prima se encontra em perigo, a mesma decide viajar para a casa da mesma, a fim de investigar e entender o que de fato se passa. Hóspede em uma isolada e estranha mansão e cercada por uma enigmática família, a jovem se vê em meio a intrigas, perguntas não respondidas e uma casa supostamente mal-assombrada. Enquanto tenta desvendar os mistérios que a cercam, Noémi descubrirá muito mais o que deseja  e se questionará o tempo todo… Pois em meio a loucura, o que é real e o que é imaginação?

Confesso que mergulhei em Gótico Mexicano, o aclamado romance de Silvia Moreno Garcia, esperando confrontar uma narrativa assustadora, que me fizesse roer as unhas e ter medo do escuro. Que me fizesse temer os rangidos de portas e me fizesse ter pesadelos provenientes de noites mal dormidas. Não porque o livro me foi vendido desta forma, mas pela simples e distorcida expectativa criada por mim mesmo; que me fez revirar os olhos e me frustar em minha primeira tentativa com a referida obra. Contudo, uma segunda leitura me fez encará-la através de outras perspectivas, tendo finalizado a leitura com sentimentos conflitantes de satisfação, decepção e amortecimento.

Com diversas referências a obras clássicas como A Assombração da Casa da Colina, O Morro dos Ventos Uivantes e Jane Eyre, Gótico Mexicano nos apresenta uma narrativa lúgubre, que se respalda em boa parte no terror psicológico, capaz de despertar no leitor os mais variados sentimentos. Algo o qual a autora consegue sustentar com maestria, criando situações que vão de clássicos momentos do gênero – vozes que sussuram entre as paredes e cemitérios envoltos em neblina – até situações criadas através de simples diálogos entre as personagens.

O desenrolar narrativo é em sua magnitude bastante interessante. A ambientação como um todo, se personifica e se torna já em poucas páginas um dos principais – se não a principal – personagem do romance. Sendo desta forma, um ser vivo que toma proporções assustadoras e nos faz temer e desconfiar de cada canto que nos é apresentado.

Silvia Moreno Garcia tem uma boa escrita, que cativa, que cresce ao longo das páginas e que entretém. Entretanto, não posso deixar de mencionar que Gótico Mexicano apesar de muito elogiado, me soou bastante como um romance gótico superestimado, que foi elogiado em demasia, sem muitas explicações plausíveis para tanto burburinho. É simples, repleto de obviedades e em vários passagens, bastante moroso. Mas reforço, é bem divertido. Mais um livro que é perfeito em suas imperfeições.

Se por vezes gostei e por momentos detestei, posso dizer que me foi uma experiência no mínimo instigante, a qual terminei com um gosto agridoce. Achei os últimos capítulos corridos, com pontas soltas e diálogos e momentos deveras esquisitos. A autora me pareceu perdida e o desfecho apesar de bom, me soou deslocado. Faltou um maior desenvolvimento e uma melhor estruturação textual. No mais, Gótico Mexicano é indicável, principalemente para quem deseja iniciar a jornada no mundo do terror, do psicológico e do que tange em sua essência a ficção especulativa do horror.

[stellar]
Compartilhe
Share

Fernando Lafaiete

O que vocês devem saber sobre mim? Me Chamo Fernando Henrique Lafaiete, mas vocês podem me chamar de China. Apelido este, dado pelos meus melhores amigos. Sou viciado em leitura, sou poliglota, auditor de hotel, professor de inglês, fã de fantasia, fã de livros policiais, fã de YA, fã terror e fã de clássicos. Luto ao máximo contra o preconceito literário que alimenta a conduta dos pseudo-intelectuais e sou fã de animes e qualquer coisa que envolva super-heróis. Amo escrever todo tipo de texto, em especial resenhas. Espero que minhas opiniões sejam de alguma valia para todos que tiverem acesso as mesmas. Sou sempre sincero e me comprometo a dividir minhas opiniões da maneira mais verdadeira possível. Agradeço o convite para fazer parte do grupo de resenhistas do site e que minha presença aqui seja duradoura.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever.
Notificação de:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Share
INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE, RESENHAS DE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ANÁLISES
0
Adoraria ver seu comentário ♥x