Mundo das Resenhas
Matrix Ressurections | Honra o legado dos filmes anteriores? Matrix Ressurections | Honra o legado dos filmes anteriores?
4
*******************************NÃO contém spoiler******************************* Em 1999 estreava Matrix, o primeiro filme de uma das trilogias de maior sucesso do cinema, e que daria início a... Matrix Ressurections | Honra o legado dos filmes anteriores?

*******************************NÃO contém spoiler*******************************

Em 1999 estreava Matrix, o primeiro filme de uma das trilogias de maior sucesso do cinema, e que daria início a uma trilogia que revolucionaria a ficcção-científica e seus respectivos efeitos especiais. Vinte anos depois, Lana Wachowski, umas das criadoras de tão fabulosa e inovadora história, nos entrega o quarto filme, que deixou todos curiosos e ansiosos acerca de que caminho o longa tomaria. Depois de tantas divulgações e de já o termos em mãos, a pergunta que alguns ainda fazem é: Matrix Ressurections honra o legado dos filmes anteriores?

Com um enredo complexo, esclarecedor e que por vezes subverte os conceitos pré-estabelecidos nos filmes anteriores, a mais nova jornada cibernética de Wachowski nos diverte, nos imerge com facilidade e entrega momentos épicos e memoráveis que ajudam a consolidar ainda mais Matrix como sendo um marco da cultura pop (se é que isso ainda se faz necessário quando se trata do referido filme).

Com questionamentos instrospectivos, com cenas de ação espetaculares e com bons diálogos, Matrix Ressurections se estabelece em poucos minutos como uma boa continuação, sendo uma narrativa sólida e consistente nas discussões que se propõe a nos entregar. Tecendo uma trama que se apega nos alicerces da nostalgia, o enredo do referido filme navega em questões atuais e políticas, em sua maioria bastante pertinentes.

Com novos e antigos personagens, tudo vai fazendo sentido, onde ideias vão imergindo em uma avalanche de referências e cenas de ação, que encantam e sustentam o script sem fazer grandes esforços. Keanu Reeves e Carrie-A Moss ressurgem e trazem de volta a vida os icônicos protagonistas Neo e Trinity, com vitalidade e segurança como se os anos não tivessem passado. A direção segura de Lana Wachowski é transmitida com clareza em cada cena e movimento de câmera, como se a existência de tal continuação já estivesse planejada antes mesmo que tal ideia fosse de fato discutida.

Todavia, os 3 atos do filme apresentam em momentos pontuais cenas por vezes anticlimáticas, óbvias demais, além de alguns momentos criativos que talvez não precisassem existir. O terceiro ato apesar de trazer uma carga emocional aguardada, não inova e entrega um desfecho que ao meu ver fica em sua zona de conforto e pode vir a decepcionar os fervorosos fãs. Algumas cenas e diálogos também soam em alguns momentos como recortes do que já conhecemos e podem parecer como apenas uma reciclagem morna e aquém do esperado.

Em suma, Matrix Ressurections não inova, não revoluciona e sim, entrega mais do mesmo. Contudo, importante frisar que temos uma boa obra, que apesar de não ir além e de não se tornar mais uma vez um marco revolucionário no cinema, cumpre com esmero e ressurge como um bom filme de ação. Sendo a pura nostalgia, Matrix Ressurections pode derrapar em certos pontos do script, mas honra sim o legado dos filmes anteriores.

 

 

 

 

[stellar]
Compartilhe
Share

Fernando Lafaiete

O que vocês devem saber sobre mim? Me Chamo Fernando Henrique Lafaiete, mas vocês podem me chamar de China. Apelido este, dado pelos meus melhores amigos. Sou viciado em leitura, sou poliglota, auditor de hotel, professor de inglês, fã de fantasia, fã de livros policiais, fã de YA, fã terror e fã de clássicos. Luto ao máximo contra o preconceito literário que alimenta a conduta dos pseudo-intelectuais e sou fã de animes e qualquer coisa que envolva super-heróis. Amo escrever todo tipo de texto, em especial resenhas. Espero que minhas opiniões sejam de alguma valia para todos que tiverem acesso as mesmas. Sou sempre sincero e me comprometo a dividir minhas opiniões da maneira mais verdadeira possível. Agradeço o convite para fazer parte do grupo de resenhistas do site e que minha presença aqui seja duradoura.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever.
Notificação de:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Share
INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE, RESENHAS DE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ANÁLISES
0
Adoraria ver seu comentário ♥x
()
x
%d blogueiros gostam disto: