Mundo das Resenhas
Mulher-Maravilha 1984 | Valeu todo o tempo de espera? Mulher-Maravilha 1984 | Valeu todo o tempo de espera?
4
*****************************NÃO contém spoiler***************************** Roteiro: Patty Jenkins, Geoff Johns & David Callaham / Direção: Patty Jenkins Elenco: Gal Gadot, Chris Pine, Kristen Wiig, Pedro Pascal... Mulher-Maravilha 1984 | Valeu todo o tempo de espera?

*****************************NÃO contém spoiler*****************************

Roteiro: Patty Jenkins, Geoff Johns & David Callaham / Direção: Patty Jenkins

Elenco: Gal Gadot, Chris Pine, Kristen Wiig, Pedro Pascal

Alguns filmes de super-heróis são feitos para fãs fervorosos, outros para divertirem e supreenderem com cenas de ação repletas de efeitos especiais e que são vendidos como filmes para toda a família; e alguns são feitos para serem o que devem ser, a junção dos dois em apenas um… trazendo diversão, referências dos quadrinhos e o resgate com afinco da essência do que um herói deve ser. Não posso dizer que Mulher-Maravilha 1984 seja um filme perfeito, que tenha suprido minhas expectativas ou que irá agradar a todo mundo. Mas posso respirar aliviado e dizer com sorrido no rosto que o mesmo é um grande acerto e o filme que muitos de nós precisávamos. Mais contido, mais equilibrado, divertido, nostálgico e emocionante, são alguns dos adjetivos que posso com tranquilidade atribuir a esta tão aguardada continuação. Trabalhar com personagens que se assemelham a deuses como são os super-heróis da DC Comics (em sua maioria) é um trabalho árduo que exige dos diretores e dos demais profissionais envolvidos uma visão bastante assertiva do que, e o que abordar sem esbarrar nos exageros. Com filmes de sucesso do universo Marvel e com alguns da DC (elogiados por alguns e detestados por outros), Patty Jenkins tinha em mão a missão de inovar (se é que isto seria possível) e consertar o que talvez não tenha agradado aos fãs e ao público no geral no filme antecessor. Ela alcançou estes objetivos?

Responder tão importante questão é bastante complicada e deve ser analisada com cuidado. Mulher-Maravilha 1984 não se trata de um filme de grandes cenas de ação, explosões e vilões endeusados. A trama que desta vez se passa nos 80 – como o título deixa mais que claro – se desenvolve de forma bastante divertida, correta, explorando com inteligência os diversos elementos que fazem deste ano um período memorável, desenvolvendo os personagens de forma interessante. A ambientação se expande de forma excepcional e traz ao filme um ar de pura nostalgia que a diretora sabe trabalhar com maestria. Como assistir a um episódio da série protagonizada por Lynda Carter, o referido filme se consagra como um ponto fora da curva, entregando aos fãs um bom filme, que não se assemelha ao que vemos aos montes por aí, se aproximando e muito a famosa telesérie da personagem. Uma homenagem primorosa a heroína e a sua intérprete dos anos 70.

Reutilizando de alguns elementos do primeiro filme, Jenkins desta vez trabalha com a inversão de papeis entre a mocinha e seu par romântico, entregando mais uma vez bons diálogos, cenas divertidas e uma química magnífica entre os atores, algo já visto no filme antecessor e que aqui fica ainda mais nítido; Gal Gadot e Chris Pine foram feitos para contracenarem juntos. As demais interações também funcionam e são agradáveis de acompanhar. Contudo, não posso deixar de mencionar que achei a atuação de Pedro Pascal (um dos vilões do filme) muito caricata. Em alguns momentos a achei deveras exagerada, o que destoava um pouco das demais atuações. Kristen Wiig me convenceu como Mulher-Leopardo e me surpreendeu a forma como abraçou a personagem, decidindo claramente entrar de cabeça no papel. Outro ponto que me agradou foi o ritmo entregue e como a trama vai ganhando proporções descontroláveis aos personagens, o que trouxe muito emoção ao filme. Algumas cenas apesar de não me supreenderem, me fizeram bater palmas de pé para a diretora, me deixaram o tempo todo feliz com o que estava vendo e me fizeram enxergar certos momentos como um presente aos fãs. A origem da vilã não me satisfez por completo (assim como seu visual) e algumas cenas de ação me deixaram com a sensação de que poderiam ter ido além. Mas como disse no primeiro parágrafo, Mulher-Maravilha 1984 é um filme mais contido, com os três atos muito bem delineados, equilibrados e sem exageros.

Ainda estou digerindo o que vi e por este motivo é difícil me posicionar neste momento de forma definitiva. Entretanto, por enquanto, apesar de eu considerar o filme atual superior ao primeiro, ainda gosto mais de Mulher-Maravilha, que em suas imperfeições, conseguiu me entregar cenas mais épicas e algumas que nunca me canso de assistir. Em suma, Mulher-Maravilha 1984 é a leveza que precisávamos. Um filme que trabalha diversas camadas da personagem central, a aproximando ainda mais da humanidade (elevando suas angústias humanas e incertezas), sem deixar de explorar seu lado endeusado, que a colocam no patamar de deuses. Mulher-Maravilha 1984 é um filme sobre amor, amizade e acima de tudo esperança. Um filme que mostra com assertismo o que um verdadeiro herói deve ser.

[stellar]
Compartilhe
Share

Fernando Lafaiete

O que vocês devem saber sobre mim? Me Chamo Fernando Henrique Lafaiete, mas vocês podem me chamar de China. Apelido este, dado pelos meus melhores amigos. Sou viciado em leitura, sou poliglota, auditor de hotel, professor de inglês, fã de fantasia, fã de livros policiais, fã de YA, fã terror e fã de clássicos. Luto ao máximo contra o preconceito literário que alimenta a conduta dos pseudo-intelectuais e sou fã de animes e qualquer coisa que envolva super-heróis. Amo escrever todo tipo de texto, em especial resenhas. Espero que minhas opiniões sejam de alguma valia para todos que tiverem acesso as mesmas. Sou sempre sincero e me comprometo a dividir minhas opiniões da maneira mais verdadeira possível. Agradeço o convite para fazer parte do grupo de resenhistas do site e que minha presença aqui seja duradoura.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever.
Notificação de:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Share
advanced-floating-content-close-btn INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE, RESENHAS DE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ANÁLISES
0
Adoraria ver seu comentário ♥x