Mundo das Resenhas
Nomadland | O que faz de um lugar nosso lar? (#Oscar2021) Nomadland | O que faz de um lugar nosso lar? (#Oscar2021)
5
******************************NÃO contém spoiler****************************** Nada do que eu escreva; nenhuma sentença que eu formule e aqui exponha, trará a tona ou conseguirá definir com clareza... Nomadland | O que faz de um lugar nosso lar? (#Oscar2021)

******************************NÃO contém spoiler******************************

Nomadland | O que faz de um lugar nosso lar? (#Oscar2021)Nada do que eu escreva; nenhuma sentença que eu formule e aqui exponha, trará a tona ou conseguirá definir com clareza a grandeza e emoção do que Nomadland representa em sua essência. É completamente indecifrável meus sentimentos e percepções sobre esta narrativa tão tocante e melancólica como a dirigida e roteirizada por Chloé Zhao e protagonizada pela força incontrolável chamada Frances Mcdormand.

Baseado no romance de mesmo nome escrito por Jessica Bruder e lançado em 2017, a trama nos conta a trajetória de Fern, uma mulher de 60 anos que após crises financeiras e um grande abalo emocional, se joga na estrada, se transformando em uma nômade moderna. Construindo amizades e explorando as ruínas do país o qual pertence, a protagonista navega entre incertezas e descobertas sobre questões existencialistas a respeito da vida e os tão frágeis alicerces que a mantém em pé.

A carga emocional, muito bem evidenciada pela trilha sonora e pela direção, expande os panoramas do enredo e abre espaço para que Frances Mcdormand  brilhe ainda mais, nos entregando uma atuação que nos desperta empatia, tristeza e reflexões. A fotografia e paleta de cores utilizadas na maioria das cenas, se afunda em cores opacas que eleva o esmorecimento narrativo e nos coloca no cerne da real emoção do filme, que como um inesperado evento tempestuoso, nos encharca, nos amortece, mas também nos mostra que mesmo diante das dificuldades e intempéries sociais ainda é possível nos mantermos em pé e continuarmos nesta estrada chamada vida.

Com planos sequencias excepcionais e um desenrolar narrativo bastante documental, Nomadland nos convida a questionarmos e nos questionarmos sobre imposições sociais, preconceitos, a busca por pertencimento, a importância das relações e elos emocionais que a eles pertencem, e sobre o principal de tudo… o que faz de um lugar nosso lar?

O drama – por assim dizer – mescla atores e não atores em momentos ficcionais e não ficcionais, em uma explanação de tons e subtons que se aprofundam em sua temática através de diálogos afiados que apunhalam nossos conscientes e subconscientes, capazes de deixar cicatrizes em nossas almas. Com um olhar apurado e muito íntimo, Nomadland é lívido, tocante, expositivo e lírico; muito semelhante aos  belos sentimentos humanos, que aqui são esplendorosamente explorados e eternizados como a bela obra de arte que esta tão singela adaptação consegue ser.

CONFIRA TAMBÉM AS CRÍTICAS DE:

Judas e o Messias Negro

Bela Vingança

****

Você também pode avaliar a obra, vote! .
0 / 5 Avaliações: 5 1

Your page rank:

Compartilhe
Share

Fernando Lafaiete

O que vocês devem saber sobre mim? Me Chamo Fernando Henrique Lafaiete, mas vocês podem me chamar de China. Apelido este, dado pelos meus melhores amigos. Sou viciado em leitura, sou poliglota, auditor de hotel, professor de inglês, fã de fantasia, fã de livros policiais, fã de YA, fã terror e fã de clássicos. Luto ao máximo contra o preconceito literário que alimenta a conduta dos pseudo-intelectuais e sou fã de animes e qualquer coisa que envolva super-heróis. Amo escrever todo tipo de texto, em especial resenhas. Espero que minhas opiniões sejam de alguma valia para todos que tiverem acesso as mesmas. Sou sempre sincero e me comprometo a dividir minhas opiniões da maneira mais verdadeira possível. Agradeço o convite para fazer parte do grupo de resenhistas do site e que minha presença aqui seja duradoura.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever.
Notificação de:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Share
0
Adoraria ver seu comentário ♥x
()
x
%d blogueiros gostam disto: