Mundo das Resenhas
O Desaparecimento de Stephanie Mailer O Desaparecimento de Stephanie Mailer
4
******************************NÃO contém spoiler****************************** Autor: Jöel Dicker Editora: Intrínseca / Gênero: Thriller policial / Idioma: Português / 578 páginas Quando um quadruplo homicídio envolvendo a... O Desaparecimento de Stephanie Mailer

******************************NÃO contém spoiler******************************

Autor: Jöel Dicker

Editora: Intrínseca / Gênero: Thriller policial / Idioma: Português / 578 páginas

Quando um quadruplo homicídio envolvendo a família do prefeito e uma vizinha ocorre em 1994, toda a cidade de Orphea e a mídia local fica em polvorosa e em estado de alerta; ainda mais quando dez anos depois o caso até então considerado solucionado volta a tona quando uma jornalista afirma ter descoberto que um inocente foi preso no lugar do verdadeiro assassino que ainda permanece em liberdade. Tudo complica ainda mais quando a própria jornalista some sem deixar vestígios. O que de fato ocorreu com ela e que segredos o passado esconde?

Vendo-se sob extrema pressão, os detetives da época se veem obrigados a voltarem a ativa para tentar desvendar o tão intrigado mistério. Quem matou e qual a razão de tais assassinatos?  Em quem confiar quando todos parecem culpados? Com uma escrita envolvente, Jöel Dicker –  um escritor já bastante conhecido por aqui, graças ao estrondoso sucesso de outra de suas obras, a mais que hypada A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert (Já lido por mim, mas ainda não resenhada) – nos puxa para uma narrativa regada de segredos e de personagens tridimensionais complexos que vão sendo destrinchados através de flashbacks e de diálogos expositivos que vão construindo suas personalidades e psicológicos. Com uma escrita mais madura e sem necessidade de plot-twists a cada 5 páginas (o  que ocorre com a outra obra mencionada), Dicker estrutura sua narrativa com maestria e sustenta a trama não somente ao mistério principal, mas também aos dramas dos personagens que se mostram fragilizados por erros cometidos no passado.

Devo dizer que apesar de ser um livro muito bom, me vi diante de uma ruptura emocional com a obra, que ocorreu de maneira inesperada e sem que eu saiba dizer a razão. Me vi não conseguindo me apegar aos personagens e a estória, o que me incomodou tanto ao ponto de eu desistir de continuar a leitura no ponto em que estava e voltar tudo desde o começo (mesmo já tendo lido mais de 200 páginas). A releitura do início me fez identificar alguns pontos que devo destacar aqui. Todos os personagens possuem personalidades bem delineadas e seus momentos específicos de destaque, já que a trama mescla-se entre passado e presente através de diversos pontos de vista. Entretanto, os três protagonistas possuem em diversos momentos vozes narrativas muito similares, o que me incomodou.  Outra questão incômoda é que todo o processo investigativo é muito raso, baseado muito em intuições e sem um aprofundamento maior na parte de perícia criminal. Gosto de investigações intuitivas à la Sherlock Holmes, desde que a estória se passe em um período que justifique a não exploração de métodos investigativos mais perspicazes.

A trama é muito boa e conforme os pontos vão sendo atados, percebemos o bom planejamento de Dicker ao tecer seu romance. As revelações são satisfatórias, e tanto o desfecho principal quanto os finais retrospectos são excelentes e bem inseridos. Um artifício que todo autor deveria utilizar; já que vislumbres do que aconteceu após tudo ser solucionado traz à obra uma sustentação mais palpável quanto aos personagens da obra em si. O Desaparecimento de Stephanie Mailer é uma obra que vale a pena ser lida. Uma narrativa que navega sem afundar nas ondas da psique humana.

 

[stellar]
Compartilhe
Share

Fernando Lafaiete

O que vocês devem saber sobre mim? Me Chamo Fernando Henrique Lafaiete, mas vocês podem me chamar de China. Apelido este, dado pelos meus melhores amigos. Sou viciado em leitura, sou poliglota, auditor de hotel, professor de inglês, fã de fantasia, fã de livros policiais, fã de YA, fã terror e fã de clássicos. Luto ao máximo contra o preconceito literário que alimenta a conduta dos pseudo-intelectuais e sou fã de animes e qualquer coisa que envolva super-heróis. Amo escrever todo tipo de texto, em especial resenhas. Espero que minhas opiniões sejam de alguma valia para todos que tiverem acesso as mesmas. Sou sempre sincero e me comprometo a dividir minhas opiniões da maneira mais verdadeira possível. Agradeço o convite para fazer parte do grupo de resenhistas do site e que minha presença aqui seja duradoura.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever.
Notificação de:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Share
advanced-floating-content-close-btn INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE, RESENHAS DE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ANÁLISES
0
Adoraria ver seu comentário ♥x