Premissa & Propósito 3
Narrativa & Ritmo 5
Personagens & Relações 5
Execução Técnica 5
Impacto & Finalização 4

Resenha Jantar Secreto, Resenha: Jantar Secreto – Raphael Montes, Resenha do livro Jantar Secreto, Literatura Nacional, Raphael Montes, Companhia das Letras

Summary 4.4 Incrível
Premissa & Propósito 0
Narrativa & Ritmo 0
Personagens & Relações 0
Execução Técnica 0
Impacto & Finalização 0
Summary rating from user's marks. You can set own marks for this article - just click on stars above and press "Accept".
Accept
Summary 0.0 Ruim

Resenha: Jantar Secreto – Raphael Montes

Resenha: Jantar Secreto - Raphael MontesResenha: Jantar Secreto – Raphael Montes

E hoje vou falar um pouco, de uma leitura nenhum pouco recomendada para quem tem estômago sensível: o “Jantar Secreto”, do autor “BR”, “Raphael Montes”.
O primeiro contato que tive com esse brasileiro, de histórias nada convencionais, foi ao ler “O Vilarejo” – se você não conhece, trate de conhecer, vale a pena –, e tive uma experiência muito positiva.
Logo, tive que buscar outras obras e me deparei com esta: “Jantar Secreto”.

Leitão, Hugo, Miguel e Dante são quatro jovens, de uma cidadezinha pequena do Paraná, que se mudam juntos para o Rio de Janeiro, para cursarem suas respectivas faculdades.
A vida na nova cidade, acaba não saindo da maneira tão sonhada e esperada, e os jovens acabam com uma dívida enorme de aluguel.  Sem muitas opções de quitar a tal dívida e sendo ameaçados de serem despejados do apartamento que dividem, uma ideia surge: Que tal fazer um jantar para a elite carioca?
Qualquer jantar? Não. Um jantar muito especial, onde o ingrediente principal será… Carne humana.

A sinopse da obra em si, já choca. E seu prólogo, continua nesse ritmo chocante: um jovem, completamente ensanguentado, entrando em uma delegacia, para “confessar o que fizeram”.

Ou seja, é aquele tipo de história que já se inicia te oferecendo uma degustação da parte final, embora, essa pequena degustação, levante dúvidas imensas. A principal era:

“Qual dos personagens foi o que acabou de entregar tudo?”

Nos demais capítulos, em sua maioria, a narração é feita em primeira pessoa, por Dante, um dos jovens idealizadores dos jantares, mas também há capítulos com cartas, escritas pelo personagem Leitão, e inclusive, um capítulo inteiro de prints de uma conversa em grupo no WhatsApp, que eu particularmente, achei bem engraçada. Sério, vários memes, gente.

O enredo inspira muita curiosidade. Perguntas do tipo “Certo, eles vão servir carne humana…, Mas como vão arranjar a matéria prima? Como vão prepará-la (leia, cortá-la)? Como vai ser servida?”

Uma coisa eu te digo: é um banho de sangue sem limites. E há partes, que são realmente, bem pesadas.

A riqueza de detalhes é imensa, além de ser abordado, o tempo inteiro, a comparação com a maneira que os animais são tratados. É um espelho bem macabro, onde os humanos começam a ser tratados como animais de abate. Então, além de tudo, a história acaba trazendo também reflexões sobre nossos hábitos alimentares.

“O ser humano é mesmo muito hipócrita. Sem dúvida, a maioria das pessoas que assinava aquela lista comia carne de porco, vaca e frango. A verdade é que você não precisa comer carne humana para incentivar atos monstruosos, basta curtir um bife e uma linguiça que já está dando sua contribuição para o horror.”. 

O desfecho é bem inesperado, e fazendo jus as páginas anteriores, repleto de sangue.

É uma obra para mexer com o psicológico de quem lê.

Eu gostei bastante e mais do que recomendo esse “Jantar Secreto” a vocês, ou melhor dizendo, apenas a leitura dele.

Resenha: Jantar Secreto – Raphael Montes

logo

Related posts

Grande Sertão: Veredas | “Uma análise do árido ao místico de João Guimarães Rosa”

Grande Sertão: Veredas | "Uma análise do árido ao místico de João Guimarães Rosa"


Grande Sertão: Veredas | "Uma análise do árido ao místico de João Guimarães Rosa"

******************************NÃO contém spoiler****************************** De Ulysses em Odisseia a Dante em A Divina Comédia, Grande Sertão: Veredas desestabiliza a ordem natural das coisas, invertendo e mesclando leitor e figura fictícia em uma jornada que vai sem ir, que chega sem saber...

Tarântula | Thierry Jonquet

Tarântula | Thierry Jonquet


Tarântula | Thierry Jonquet

*******************************Não contém spoiler******************************* Autor: Thierry Jonquet / Editora: Record / Gênero: Thriller psicológico / 160 páginas Alguns livros sobrevivem e permanecem com o leitor. Outros, morrem durante ou após a leitura. Tarântula do autor francês...

O Caminho dos Reis: Os Relatos da Guerra das Tempestades Vol. 1 | Brandon Sanderson

O Caminho dos Reis: Os Relatos da Guerra das Tempestades Vol. 1 | Brandon Sanderson


O Caminho dos Reis: Os Relatos da Guerra das Tempestades Vol. 1 | Brandon Sanderson

**********************************NÃO contém Spoiler********************************** Autor: Brandon Sanderson / Editora: Trama / Gênero: Fantasia épica / 1.240 páginas   "A Vida antes da morte. A força antes da fraqueza. A jornada antes do destino." Considerada pela crítica e por...

Inscrever.
Notificação de:
guest
0 Comentários
Mais velho.
Mais novo. Mais votado.
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários