RESENHA – O MUSEU DAS COISAS INTANGĂVEIS – WENDY WUNDER
Noah, o irmĂŁozinho de oito anos de Zoe, tem uma sĂndrome rara. Ele aprendeu a ler quando tinha dois anos.
Entende a teoria da relatividade de Einstein e jĂĄ leu todos os livros do Stephen Hawking. Ă obcecado pelo cosmo e fala constantemente sobre isso, sem nem mesmo perceber se vocĂŞ estĂĄ escutando ou nĂŁo.
Apesar disso tudo, nĂŁo consegue processar qualquer coisa irracional ou intangĂvel. Emoçþes sĂŁo um mistĂŠrio para ele. Sonhar ou imaginar ĂŠ algo totalmente estranho.
Zoe, para ajudĂĄ-lo, criou para ele, o Museu das Coisas IntangĂveis, com instalaçþes conceituais artĂsticas complexas, improvisadas no porĂŁo de sua casa.
Medo, inveja, coragem, despreocupação, verdade, perdão, vergonha: e tantos sentimentos que ela tenta ilustrar e definir para ele todos os dias.
Zoe acredita que Hannah, sua melhor amiga, nĂŁo tem controle sobre as coisas intangĂveis da vida.
Um dia, Zoe convence Hannah peg
ar a estrada juntas, e assim como fez com seu irmão, ela começa a expor sua amiga a situaçþes que procuram mostrar o significado e o valor de todas essas coisas, fazendo com que ambas percebam o que realmente querem da vida.
O livro conta a histĂłria de Hanna, uma adolescente que vive na parte pobre de Nova Jersey. Por ter um pai alcoĂłlatra e uma mĂŁe ausente, devido a depressĂŁo, sua famĂlia se resume a personagem Zoe, com quem cresceu e ĂŠ inseparĂĄvel.
Embora sejam muito amigas, quase lendo os pensamentos uma da outra, Hanna e Zoe sĂŁo bem diferentes. Hanna ĂŠ a tĂpica garota romântica e invisĂvel. Muito correta, organizada e amĂĄvel. Ă apaixonada pelo primeiro garoto que beijou, Danny Spinelli, vende cachorros quentes em seu carrinho, pois o pai se nega a pagar a faculdade dela no futuro e, principalmente, sonha em ser alguĂŠm diferente das pessoas que convive na escola.
Zoe, por outro lado, Ê o oposto de Hanna. Linda, comunicativa e espontânea.  Sempre chama a atenção por onde passa, principalmente dos meninos, mas, embora seja assim, Zoe tambÊm lida com seu transtorno bipolar, que a faz se sentir diferente das outras pessoas, quase como se fosse especial.
Zoe tem um irmĂŁo mais novo, Noah, que nasceu com uma sĂndrome rara, âSĂndrome de Aspergerâ.  Para ajudĂĄ-lo a entender as emoçþes e ter um convĂvio social mais adequado, Zoe criou o âMuseu das coisas intangĂveisâ.
âComo ele adora museus (jĂĄ esteve no Museu de HistĂłria Natural e no PlanetĂĄrio Hayden vinte e sete vezes), Zoe, para ajudĂĄ-lo, inventou o Museu das coisas intangĂveis e cria mensalmente uma nova instalação no seu porĂŁoâ.
AlĂŠm de se sentir especial, Zoe acredita que os âalienĂgenasâ estĂŁo entrando em contato para mandĂĄ-la para um exoplaneta, em volta de uma estrela anĂŁ, que fica entre as constelaçþes de Cignus e Lyra.
A vida das garotas ĂŠ extremamente comum. Saem da escola â que nĂŁo ensina nada e quase nĂŁo tem aulas â e se esgueiram para a escola particular. Hanna com o intuito de aprender e, Zoe, com o intuito de observar Ethan, sua paixĂŁozinha.
âA entrada para o sĂłtĂŁo fica na sala de educação infantil, entĂŁo temos que cronometrar o tempo e esperar que as crianças estejam tirando suas sonecas. Escapulimos porta adentro, escalamos os brinquedos de estrutura de plĂĄstico, abrimos o alçapĂŁo e subimos, abaixando a portinha de madeira depois que entramosâ.
A narrativa segue comum atÊ que um acontecimento repentino altera o curso da história. Após ficar com Ethan em uma festa, Zoe muda completamente. Passa dias na cama, sem fazer absolutamente nada. Evita falar com Hanna, nem mesmo atende suas ligaçþes. Ao mesmo tempo, Hanna tambÊm lida com seus problemas pessoais, como quando Danny a convida para um passeio.
âEle sorri para mim, sentindo a mesma emoção que eu, posso perceber. Percebo porque o sentimento paira entre nĂłs, como um elo. Quando vocĂŞ divide um sentimento com alguĂŠm, ele passa a ter peso e tamanho. Mesmo que vocĂŞ seja uma daquelas poucas pessoas que conseguem perceber isso, ele se torna uma coisa tangĂvel, com caracterĂsticas como forma, peso e calorâ.
AlÊm de Danny e seus problemas com a ex namorada, Hanna tem que lidar com o pai que gastou todo o seu dinheiro da poupança para a faculdade. à nesse momento que Zoe reaparece, tentando convencê-la de que precisam viajar no Dia de Ação de Graças. Sem entender muito o motivo da viagem, Hanna aceita e ambas planejam rapidamente sua rota de fuga.
Embora a viagem nĂŁo seja apenas para ajudar Hanna, pois Zoe tem um propĂłsito bem especĂfico, ela acaba amadurecendo muito e parando de se importar com todos, inclusive seus pais. A fim de que a amiga aprenda a viver independente das pessoas, Zoe tambĂŠm cria diversas liçþes, assim como faz com Noah, para que Hanna vire autossuficiente.
âZoe aperta a buzina, enquanto levanto a camisa e pressiono meus peitos de encontro ao vidro do carro. Uso a ponta da camisa para cobrir o rosto, assim nĂŁo vejo a reação do caubĂłi certinho aos peitos da garota de Jersey, que voa ao lado dele a cento e vinte quilĂ´metros por horaâ.
Eu recomendo a leitura por vĂĄrios motivos, o principal deles ĂŠ o valor da amizade. ApĂłs lerem, deixem a opiniĂŁo nos comentĂĄrios.

ar a estrada juntas, e assim como fez com seu irmĂŁo, ela começa a expor sua amiga a situaçþes que procuram mostrar o significado e o valor de todas essas coisas, fazendo com que ambas percebam o que realmente querem da vida.

