Mundo das Resenhas
Retalhos: Uma graphic novel de alto nível! Retalhos: Uma graphic novel de alto nível!
******************************NÃO contém spoiler****************************** “Ficha catalográfica:” Título original: Blankets Editora no Brasil: Companhia das Letras / 592 páginas / Tradutor: Érico Assis / Revisão: Andressa... Retalhos: Uma graphic novel de alto nível!

******************************NÃO contém spoiler******************************

“Ficha catalográfica:”

Título original: Blankets

Editora no Brasil: Companhia das Letras / 592 páginas / Tradutor: Érico Assis / Revisão: Andressa Bezerra da Silva e Arlete zebber

Durante uma caminhada pelos corredores de uma importante livraria em Curitiba, me deparei com “Retalhos”, a premiada HQ escrita e desenhada por Craig Thompson, lançada pela Companhia das Letras em 2009. Folheando esta preciosidade, me vi encantado pelo conteúdo e pelos traços, e com isso resolvi comprá-la. Nunca imaginei que tal HQ fosse me impactar de maneira tão profunda e permanente.

Thompson dedicou cinco anos trabalhando nesta obra-prima, seu quadrinho autobiográfico. Com muita sinceridade e com maestria, o autor narra sua juventude de maneira bastante identificável, construindo um romance de formação que nos encanta, nos ensina e nos surpreende em cada página, seja pelos traços que nos hipnotizam ou pelo texto muito bem inserido que carrega uma carga emocional palpável.

O autor e também personagem principal, narra sua relação com a família, com a religião que lhe é imposta, a relação com o irmão mais novo com quem divide a cama e com a necessidade de se encontrar, de se conhecer de maneira mais intrínseca. Temos o distanciamento entre irmãos com o passar do tempo e a descoberta do primeiro amor. É uma HQ que só melhora com o virar das páginas e que chegou a me tirar algumas lágrimas.

O autor explora também descobertas sexuais, mostrando o quanto alguns momentos são importantes para a nossa descoberta como seres-humanos e o quanto nos conhecermos é importante para conhecermos outrem e o mundo que nos cerca. Craig Thompson fala sobre pedofilia, solidão, bullying, pressão familiar e a importância de nos perdoarmos, sempre reforçando o quanto a vida é dura.

É um quadrinho MUITO imersivo, reflexivo, intimista e bem sincero. foi vencedor de três prêmios Harvey (melhor artista, melhor graphic novel e melhor cartunista), dois prêmios Eisner (melhor graphic novel e melhor escritor/artista), e, em 2005 do prêmio da crítica da Associação Francesa de Críticos e Jornalistas de Quadrinhos. Angariou elogios de artistas de peso como Neil Gaiman, Alan Moore e Art Spiegelman.

É uma leitura incrível que me chocou com tamanha qualidade e com os assuntos tão bem inseridos. Os traços possuem identidade e Craig Thompson é mais um artista que pretendo ler tudo que ele escrever. Guardarei “Retalhos” em meu coração como uma obra para ser relida milhares de vezes até o fim dos meus dias.

Você também pode avaliar a obra, vote! .
0 / 5 Avaliações: 0 0

Your page rank:

Compartilhe
Share

Fernando Lafaiete

O que vocês devem saber sobre mim? Me Chamo Fernando Henrique Lafaiete, mas vocês podem me chamar de China. Apelido este, dado pelos meus melhores amigos. Sou viciado em leitura, sou poliglota, auditor de hotel, professor de inglês, fã de fantasia, fã de livros policiais, fã de YA, fã terror e fã de clássicos. Luto ao máximo contra o preconceito literário que alimenta a conduta dos pseudo-intelectuais e sou fã de animes e qualquer coisa que envolva super-heróis. Amo escrever todo tipo de texto, em especial resenhas. Espero que minhas opiniões sejam de alguma valia para todos que tiverem acesso as mesmas. Sou sempre sincero e me comprometo a dividir minhas opiniões da maneira mais verdadeira possível. Agradeço o convite para fazer parte do grupo de resenhistas do site e que minha presença aqui seja duradoura.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever.
Notificação de:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Share
0
Adoraria ver seu comentário ♥x
()
x
%d blogueiros gostam disto: