Título e Capa 5
Escrita / Enredo 5
Originalidade 5
Personagens 5
Final 5

******************************NÃO contém spoiler****************************** (CONFIRA A RESENHA DE “AS BRUMAS DE AVALON CLICANDO AQUI) (CONFIRA A RESENHA DE MISTBORN CLICANDO AQUI) Editora: Bloomsbury Publishing Idioma: Inglês / Autora: Samantha Shannon / Fantasia Épica e Adulta / 848 páginas No meio de tanto livro de fantasia está cada vez mais difícil achar uma estória que inove, que desperte ..

Summary 5.0 Incrível
Título e Capa 0
Escrita / Enredo 0
Originalidade 0
Personagens 0
Final 0
Summary rating from user's marks. You can set own marks for this article - just click on stars above and press "Accept".
Accept
Summary 0.0 Ruim

The Priory of the Orange Tree: A Perfeição em forma de livro.

******************************NÃO contém spoiler******************************

(CONFIRA A RESENHA DE “AS BRUMAS DE AVALON CLICANDO AQUI)

(CONFIRA A RESENHA DE MISTBORN CLICANDO AQUI)

Editora: Bloomsbury Publishing

Idioma: Inglês / Autora: Samantha Shannon / Fantasia Épica e Adulta / 848 páginas

No meio de tanto livro de fantasia está cada vez mais difícil achar uma estória que inove, que desperte sentimentos únicos e que nos puxe para dentro das páginas de forma a nos aprisionar e fazer com que não queiramos mais sair do universo criado pelo (a) autor (a). Quando me deparei com a capa de “The Priory of the Orange Tree” no site da Amazon enquanto pesquisava novos livros de fantasia, foi amor à primeira vista. Uma bela capa, bastante chamativa e com um dragão na mesma, uma das criaturas que mais costumam me encantar. Acabei decidindo que leria o livro assim que ele fosse lançado; sentimento que foi reforçado quando li a sinopse e percebi que ele seria aparentemente protagonizado por duas mulheres.

Já conhecia Samantha Shannon, a escritora, devido sua trilogia “Temporada dos Ossos” publicada pela editora Rocco; e, apesar de ouvir muita pouca gente comentando sobre ela, já esperava que “The Priory” fosse ser no mínimo bom. Mas minha gente… como explicar a magnitude deste livro? Primeiramente, gostaria de dizer que ele já ganha um ponto por ser uma fantasia de volume único (aparentemente). Ao começar a leitura me vi tão imerso e tão viciado na estória, que fiquei chocado com o poder narrativo de Shannon. Mas do que se trata este romance? Irei apresentar alguns tópicos importantes, já que a estória é repleta de curvas.

  1. Um reino governado há milhares de anos unicamente por mulheres, onde o poder de governar é passado de mãe pra filha. Um costume milenar que não corre risco já que toda rainha que engravida tem uma filha que possui exatamente suas mesmas características. Ter um filho não é um risco a qual a rainha atual deva se preocupar. A estabilidade e sobrevivência do reino depende sempre da geração de uma herdeira; já que enquanto houver uma Berethnet no trono, um ser milenar e maligno (um antigo inimigo) não despertará, colocando a humanidade em risco. O problema é que Sabram Berethnet, a rainha atual, não deseja se casar tão cedo, e esta decisão já preocupa a todos; já que ela passou a ser alvo constante de tentativas de assassinatos.
  2. Em um lugar distante de Virtudom, o reino de Berethnet, há “O Priorado da Laranjeira”, uma ordem de magos e feiticeiras que possui a missão de defender e preservar a vida da rainha atual, descendente da lendária rainha Cleolind, uma das duas rainhas guerreiras que foram responsáveis pelo aprisionamento do tão temido “The Nameless One” (Aquele Que Não Possui Nome).
  3. Em Cape Hison, um outro reino, há a “Alta Guarda do Mar”, uma ordem formada por guerreiros que cavalgam dragões de água e que são rejeitados pelo reino de Sabram Berethnet, já que o ser que todos temem que retorne é exatamente o rei dos dragões, a primeira criatura a surgir de uma milenar energia que do céu despencou. A questão é: tal ordem e tais dragões rejeitam o dragão rei e seus seguidores, e são o oposto dos dragões malignos de “The Nameless One”, os dragões do fogo. Portanto, tal rejeição não passa de puro preconceito.
  4. E ainda há um outro reino, isolado dos demais, que trata o temido ser maligno como um deus e que é, portanto, mais uma ameaça ao reino de Berethnet. Além de uma misteriosa doença proveniente dos dragões, que todos temem que se espalhe por todos os reinos.

São milhares de detalhes e o que apresento acima não é nem a ponta do iceberg. Samantha Shannon constrói um universo fantástico, que cativa, emociona e que nos choca. A narrativa é extremamente rápida e a autora não se torna refém de seus próprios mistérios. Ela constrói e desconstrói verdades na velocidade da luz e quebra muitos paradigmas. “The Priory” é dominado por mulheres empoderadas e são elas que carregam e lideram a narrativa do começo ao fim. As posições de destaque são todas ocupadas por mulheres, e feminismo e sororidade transbordam das páginas. Algo muito parecido com o que ocorre em “As Brumas de Avalon. ” A autora não perde tempo criando conflitos desnecessários e a narrativa não perde em momento algum ritmo e nem qualidade. Muito pelo contrário, o livro só melhora. E não se preocupem, também temos personagens masculinos importantes… eles não são desrespeitados e exercem papéis cruciais. Mas saibam que “The Priory of the Orange Tree” é a pura força feminina em forma de romance.

Temos rainhas lendárias, temos dragões, temos guerreiros que cavalgam dragões de água, temos magos e feiticeiras, temos artefatos mágicos e lendários, temos piratas, temos representatividade, temos profecias, temos manipulações políticas, temos mistérios a serem desvendados, temos cenas excelentes de ação, temos ótimos vilões e temos reviravoltas magníficas e um desfecho MUITO bom. A autora também trata certas questões como normais, sem perder tempo problematizando homossexualidade entre outros assuntos.

A fantasia épica de Samantha Shannon é um dos melhores livros de fantasia que já li e entra fácil no meu top 10. Não consigo apontar um ponto negativo e achei tudo tão incrível, que se tem algo que pode ser encarado como ruim, é o fato dele ser volume único. E não duvidem de todos os elogios que ele vem recebendo. Este livro é muito, mas MUITO espetacular.

Eu sempre afirmo que tem personagens femininas que todos devem conhecer, como Vin de Mistborn, Lisbeth Salander de Millenium, Herminone de Harry Potter, Sarene de Elantris…. E agora passo a afirmar que todos precisam conhecer as mulheres de “The Priory of the Orange Tree”, em especial, a maravilhosa e poderosa Ead. Façam este favor a vocês mesmos e não hesitem… leiam “The Priory”, esta obra-prima. Um baita livro de fantasia que mostra com maestria tudo que uma boa estória de fantasia épica e feminista precisa ter e ser. Uma verdadeira perfeição!

Compartilhe
Share

Related posts

O BEIJO DAS SOMBRAS – RICHELLE MEAD

O BEIJO DAS SOMBRAS - RICHELLE MEAD


O BEIJO DAS SOMBRAS - RICHELLE MEAD

A Escola São Vladimir não é uma escola como outra qualquer. É um esconderijo onde vampiros aprender a controlar seus poderes e dampiros são treinados para protege-los. Rose Hathaway é uma dampira, guarda-costas de sua melhor amiga, Lissa, uma princesa vampira Moroi. Há dois anos elas estão...

Meio Sol Amarelo: A obra que precisa ser lida!

Meio Sol Amarelo: A obra que precisa ser lida!


Meio Sol Amarelo: A obra que precisa ser lida!

******************************NÃO contém spoiler****************************** Autora: Chimamanda Ngozi Adiche Editora: Companhia das Letras / Gênero: Ficção histórica / Idioma: Português / 504 páginas Falou em Chimamanda Ngozi Adiche eu já começo a leitura esperando o melhor do melhor...

As Mentiras de Locke Lamora (Nobres Vigaristas #01) : Li errado?

As Mentiras de Locke Lamora (Nobres Vigaristas #01) : Li errado?


As Mentiras de Locke Lamora (Nobres Vigaristas #01) : Li errado?

******************************NÃO contém spoiler****************************** Autor: Scott Lynch Editora: Arqueiro / Gênero: Fantasia / Idioma: Português / 464 páginas As Mentiras de Locke Lamora muito mais do que um livro de fantasia hypado, é um romance fantástico que ocupa no meio...

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.