Título e Capa 2
Escrita / Enredo 3
Originalidade 4
Personagens 4
Final 3

Um Clássico que ainda influencia Escritores “E se alguém falhar em entender, tal como agora entendo, a sombria figura e o conceito daquilo a que alguns comumente dão o nome de Inferno e Céu, mesmo assim eu prometo excitações, apenas por ler esta história como ficção”.” “William Hope Hodgson”, 17 de dezembro de 1907. A ..

Summary 3.2 Ótimo
Título e Capa 0
Escrita / Enredo 0
Originalidade 0
Personagens 0
Final 0
Summary rating from user's marks. You can set own marks for this article - just click on stars above and press "Accept".
Accept
Summary 0.0 Ruim

Resenha – A Casa Sobre o Abismo – William H. Hodgson

Um Clássico que ainda influencia Escritores

“E se alguém falhar em entender, tal como agora entendo, a sombria figura e o conceito daquilo a que alguns comumente dão o nome de Inferno e Céu, mesmo assim eu prometo excitações, apenas por ler esta história como ficção”.”
“Wa casa no limiar william hope hodgsonilliam Hope Hodgson”, 17 de dezembro de 1907.

A citação acima, está contida na introdução da obra de Hodgson, “A Casa Sobre o Abismo” ou “A Casa no Limiar”, se considerado a tradução feita por “José Geraldo Gouvêa”, que foi a que eu li.
Vale lembrar que as traduções para o português dessa obra, são raras. No Skoob mesmo, podemos ver que não é um livro muito lido, embora ele sirva de influência para grandes escritores de terror atual, como King.
Então, vale elogiar o senhor José Geraldo, pelo tempo dedicado a tradução dessa obra. Que foi bem traduzida, diga-se de passagem.

É um livro antigo. Publicado em 1908.
Tive conhecimento dessa obra a partir de uma pesquisa que estava fazendo no senhor Google, o título da minha pesquisa era “os melhores livros de terror”, já que estou disposta a ler mais esse tipo de história. E um dos livros que me apareceu, que eu decidi colocar no topo da lista de leitura, foi justamente esse. A sinopse me foi muito atrativa.

Uma casa num lugar remoto, que fica a beira de um abismo e que, segundo as pessoas locais, teria sido construída pelo próprio diabo.
O morador que a compra, começa a presenciar eventos estranhos e assustadores.
E ah, sem falar do poço sem fundo que tem no porão da casa!
Li essa sinopse e fiquei apaixonada, já pensei que seria um “Atividade Paranormal” das antigas. Mas estava um pouco enganada.
Uma coisa que não estava descrito nessa sinopse que li, é que a história envolve universos paralelos.

Pois bem, a história é narrada em primeira pessoa, de modo a aparentar que toda a narrativa foi feita pelo próprio morador da casa maldita, que transcreveu todas as suas desventuras em manuscritos, que foram encontrados por dois amigos que se colocam a lê-lo.
O manuscrito já começa com uma viagem a um universo paralelo que ocorre com o personagem.
Depois dessa “viagem”, a história volta a se concentrar na casa e no terror que a cerca.
É durante esses capítulos que estão o melhor da história.
Criaturas estranhas, medo, desespero.
Nesse momento você encontra o que espera encontrar em um terror.
Mas depois, boa parte da história se resume a um universo paralelo muito louco, que eu achei confuso e cansativo.
Virava as páginas simplesmente esperando que voltasse a vida na casa, a investigações no porão e criaturas demoníacas  rondando as janelas.
Mas tudo se voltou muito ao universo paralelo criado por Hodgson.

Eu li pessoas falando que odiaram esse livro. E li pessoas falando que amaram esse livro.
Eu posso dizer que fiquei no meio termo.
O início da história é ótimo.
Mas depois do meio fica chato e repetitivo.
E o final definitivamente não é um “felizes para sempre”, é um daqueles finais em aberto, para que o leitor crie em sua mente o seu próprio desfecho.
O jeito é vocês lerem e descobrirem se são do time “amei” ou do time “odiei”.
Até a próxima!

A CASA SOBRE O ABISMO (A CASA NO LIMIAR) – William Hope Hodgson

Livro - A Casa Sobre o Abismo

Related posts

Resenha: Piano Vermelho – Josh Malerman

Resenha: Piano Vermelho - Josh Malerman


Resenha: Piano Vermelho - Josh Malerman

Josh Malerman entrou na minha vida com o pé direito, quando eu li “Caixa de Pássaros”. Ainda posso sentir na pele toda a agonia que aquela leitura me causou (vide minha resenha da obra)... Então, assim que “Piano Vermelho” foi lançado, imediatamente entrou na minha lista de desejos. Desta vez...

Resenha do Livro Filhos e Soldados – Bruce Henderson

Resenha do Livro Filhos e Soldados - Bruce Henderson


Resenha do Livro Filhos e Soldados - Bruce Henderson

Hoje vamos comentar sobre um livro incrível, mas eu disse incrível mesmo. Uma obra que conta a valentia de como seis meninos alemães, e ainda por cima, judeus conseguiram fugir da Alemanha Nazista. Isso mesmo, o Livro Filhos e Soldados contém um registro incrível e maravilhoso de como garotos...

RESENHA – TPM, PARA QUE TE QUERO? – JU FERRAZ

RESENHA - TPM, PARA QUE TE QUERO? - JU FERRAZ


RESENHA - TPM, PARA QUE TE QUERO? - JU FERRAZ

Desde pequenas somos vistas como o sexo frágil, histéricas e incapazes de escrever a nossa própria história. Sim, somos bombardeadas por hormônios em todas as fases da nossa vida e precisamos aprender a lidar com isso. Não é fácil! Temos oscilações de humor e às vezes simplesmente não temos...