Título e Capa 2
Escrita / Enredo 3
Originalidade 4
Personagens 4
Final 3

Um Clássico que ainda influencia Escritores “E se alguém falhar em entender, tal como agora entendo, a sombria figura e o conceito daquilo a que alguns comumente dão o nome de Inferno e Céu, mesmo assim eu prometo excitações, apenas por ler esta história como ficção”.” “William Hope Hodgson”, 17 de dezembro de 1907. A ..

Summary 3.2 good
Título e Capa 0
Escrita / Enredo 0
Originalidade 0
Personagens 0
Final 0
Summary rating from user's marks. You can set own marks for this article - just click on stars above and press "Accept".
Accept
Summary 0.0 bad

Resenha – A Casa Sobre o Abismo – William H. Hodgson

Um Clássico que ainda influencia Escritores

“E se alguém falhar em entender, tal como agora entendo, a sombria figura e o conceito daquilo a que alguns comumente dão o nome de Inferno e Céu, mesmo assim eu prometo excitações, apenas por ler esta história como ficção”.”
“Wa casa no limiar william hope hodgsonilliam Hope Hodgson”, 17 de dezembro de 1907.

A citação acima, está contida na introdução da obra de Hodgson, “A Casa Sobre o Abismo” ou “A Casa no Limiar”, se considerado a tradução feita por “José Geraldo Gouvêa”, que foi a que eu li.
Vale lembrar que as traduções para o português dessa obra, são raras. No Skoob mesmo, podemos ver que não é um livro muito lido, embora ele sirva de influência para grandes escritores de terror atual, como King.
Então, vale elogiar o senhor José Geraldo, pelo tempo dedicado a tradução dessa obra. Que foi bem traduzida, diga-se de passagem.

É um livro antigo. Publicado em 1908.
Tive conhecimento dessa obra a partir de uma pesquisa que estava fazendo no senhor Google, o título da minha pesquisa era “os melhores livros de terror”, já que estou disposta a ler mais esse tipo de história. E um dos livros que me apareceu, que eu decidi colocar no topo da lista de leitura, foi justamente esse. A sinopse me foi muito atrativa.

Uma casa num lugar remoto, que fica a beira de um abismo e que, segundo as pessoas locais, teria sido construída pelo próprio diabo.
O morador que a compra, começa a presenciar eventos estranhos e assustadores.
E ah, sem falar do poço sem fundo que tem no porão da casa!
Li essa sinopse e fiquei apaixonada, já pensei que seria um “Atividade Paranormal” das antigas. Mas estava um pouco enganada.
Uma coisa que não estava descrito nessa sinopse que li, é que a história envolve universos paralelos.

Pois bem, a história é narrada em primeira pessoa, de modo a aparentar que toda a narrativa foi feita pelo próprio morador da casa maldita, que transcreveu todas as suas desventuras em manuscritos, que foram encontrados por dois amigos que se colocam a lê-lo.
O manuscrito já começa com uma viagem a um universo paralelo que ocorre com o personagem.
Depois dessa “viagem”, a história volta a se concentrar na casa e no terror que a cerca.
É durante esses capítulos que estão o melhor da história.
Criaturas estranhas, medo, desespero.
Nesse momento você encontra o que espera encontrar em um terror.
Mas depois, boa parte da história se resume a um universo paralelo muito louco, que eu achei confuso e cansativo.
Virava as páginas simplesmente esperando que voltasse a vida na casa, a investigações no porão e criaturas demoníacas  rondando as janelas.
Mas tudo se voltou muito ao universo paralelo criado por Hodgson.

Eu li pessoas falando que odiaram esse livro. E li pessoas falando que amaram esse livro.
Eu posso dizer que fiquei no meio termo.
O início da história é ótimo.
Mas depois do meio fica chato e repetitivo.
E o final definitivamente não é um “felizes para sempre”, é um daqueles finais em aberto, para que o leitor crie em sua mente o seu próprio desfecho.
O jeito é vocês lerem e descobrirem se são do time “amei” ou do time “odiei”.
Até a próxima!

A CASA SOBRE O ABISMO (A CASA NO LIMIAR) – William Hope Hodgson

Livro - A Casa Sobre o Abismo

Related posts

Resenha: Coração de Tinta – Cornelia Funke

Resenha: Coração de Tinta - Cornelia Funke


Resenha: Coração de Tinta - Cornelia Funke

Senhoras e senhores, peguem suas xícaras de chá, acomodem-se em suas poltronas, ou em qualquer lugar confortável, e deleitem-se com mais um resenha. Hoje, vamos conhecer um pouco sobre um mundo que existe ao mesmo tempo que não existe. Um mundo de fábulas, onde pessoas brincam, dançam e...

Resenha: A Rainha de Tearling – Erika Johansen

Resenha: A Rainha de Tearling - Erika Johansen


Resenha: A Rainha de Tearling - Erika Johansen

A Rainha de Tearling, chegou ao Brasil com toda a sua majestade em janeiro de 2017, publicado sob o selo Suma de Letras, da Editora Companhia das Letras. A obra, primeiro livro de uma trilogia, é o romance de estreia da autora Erika Johansen e terá em breve, sua adaptação exibida nas telas do...

Sociedade J.M Barrie – Barbara J. Zitwer

Sociedade J.M Barrie - Barbara J. Zitwer


Sociedade J.M Barrie - Barbara J. Zitwer

Se há uma coisa que eu gosto muito é um bom livro, ou um bom romance. Sim, aqueles livros que se aprofundam em cada personagem, nos fazendo, assim, pensar como eles, ou pelo menos entender suas motivações e ações. Outra coisa que um romance não deixa de lado é uma enrolação no enredo. Afinal, se...