Inspirado em jogos de RPG e oriundo da web novel sul-coreana escrita por Chugong, Solo Leveling é para os fãs de animes insanos de ação e fantasia, os famosos shonen e Isekai. Com um protagonista que cresce exponencialmente e com excelentes coadjuvantes e vilões, o anime em questão nos vicia com um enredo bem elaborado que vai além do simples bem vs mal. A Primeira temporada apesar de mais lenta, serve de pilar para que as apresentações e sustentações narrativas não se atrapolhem entre si, fazendo com que junto da segunda temporada, a trama se torne em algo mais palpável e sólido.
Adaptado para Manhwa em 2024 e tranformado em anime pela A-1 no mesmo ano, Solo Leveling abalou as estruturas das animações, se tornando um sucesso quase que instantâneo. Mas do que se trata tal anime? Sung Jin-Woo, o caçador mais fraco do mundo ao se ver diante da morte, desenvolve um estranho dom até então inimaginável: se desenvolver e obter poderes extremos e sem limites através de uma realidade virtual. Se tornando aos poucos quase um Deus entre os demais personagens, Woo se envolve em uma trama sombria envolta de entidades, anjos e caçadores, em um mundo repleto de portais e com uma guerra que poderá trazer o fim a todos.
Com diversas referências mitológicas – bastante comuns nos animes – e com cenas de ação de tirar o fôlego, Solo Leveling navega também através de referências a clássicos como HunterxHunter, Bleach e One Piece, quase que homenageando-os em frames de ação e com tramas que se assemelham ao que já vimos nos animes supracitados.
Bastante frenético e com uma excelente trilha sonora – mérito do excepcional trabalho de Hiroyuki Sawano – o vencedor do Crunchyroll Anime Awards 2025 é realmente viciante. Assisti e reassisti ambas as temporadas três vezes cada uma e mantenho minha ansiedade para a terceira. Pra quem curte animes, este é um que não pode ser deixado de lado.
PS. Manhwa é o nome dado aos quadrinhos coreanos (da Coreia do Sul). Funciona como o mangá do Japão ou o manhua da China. Diferente do que ocorre com o mangá, o manhwa é lido de baixo pra cima, normalmente são lançados online e por isso também são conhecidos como webtoons, costumando ter também páginas coloridas.