Mundo das Resenhas
A Casa dos Novos Começos – Lucy Diamond | Detestei e não foi pouco. A Casa dos Novos Começos – Lucy Diamond | Detestei e não foi pouco.
0.5
*****************************NÃO contém spoiler***************************** Autora: Lucy Diamond Editora Arqueiro / Gênero: drama e romance / Idioma: Português / 320 páginas Com três personagens que parecem... A Casa dos Novos Começos – Lucy Diamond | Detestei e não foi pouco.

*****************************NÃO contém spoiler*****************************

Autora: Lucy Diamond

Editora Arqueiro / Gênero: drama e romance / Idioma: Português / 320 páginas

Com três personagens que parecem ser a mesma versão da mesma pessoa, A Casa dos Novos Começos da autora Lucy Diamond trata-se de um romance sem propósito, repleto de problemas narrativos e que caminha a passos lentos e de forma torturante. A trama que já em seu título nos entrega a ideia de recomeços, não se desenvolve de forma a validar tal nomenclatura, se empobrecendo ainda mais com as tramas insossas e repetitivas, que a cada capítulo só reforçam ainda mais a impressão de que o livro caminha sem sair do lugar. Com uma escrita sem emoção e por vezes rasa em sua concepção, Diamond parece querer  – através de tentativas bastante falhas e preocupantes – despertar a emoção dos leitores com diálogos e situações superficiais em que as protagonistas interagem de forma mecânica, desenvolvendo relações que não convencem. A amizade prometida na sinopse e que poderia se tornar o combustível para os tão aguardados recomeços, ocorre de forma morna sem causar grandes reflexões ou nos trazer o frescor de novos e reconfortantes começos na vida daquelas que deveriam ser as que nos despertariam compaixão e empatia.

Defendido por alguns leitores como sendo uma boa escolha para os fãs de Beth O’Leary (autora dos best-sellers Teto para Dois e A Troca), A Casa dos Novos Começos sofre o grave erro de tentar surfar no sucesso das obras supracitadas, não entregando o prometido e se consagrando como um enredo mal trabalhado, em que li tentando entender o objetivo da autora e da obra em si (sem sucesso, devo confessar). Sendo uma trama desenvolvida de forma preguiçosa, o romance da editora Arqueiro se torna ao longo de seu desenvolvimento um desrespeito ao intelecto e senso crítico dos leitores. Temas como bullying, orientação sexual, relacionamentos tóxicos, dependência emocional e luto, são jogados na trama de forma a exercerem a mera função de tapa buracos, não sendo desenvolvidos, e portanto, não causando grandes impactos narrativos.

Não somente os aspectos mencionados me causaram extremos desconfortos, como as jornadas das personagens centrais me foram bastante indigestas. Não irei entrar em grandes detalhes para não dar spoilers (não se preocupem), mas o desfecho de uma em especial me deixou com a completa sensação de incompreensão. Ao terminar de lê-lo me perguntei durante um tempo: O que está ocorrendo aqui? Que mensagem a autora quer me passar? Qual o sentido de um final tão amargo (disfarçado de final feliz)? Em plena era do feminismo, terminei a leitura exausto mentalmente, irritado e tentando realmente entender –  com muito esforço –  o sucesso do desserviço que é este livro.

Não tenho como objetivo convencê-los a não lê-lo. Acredito que uma opinião apenas deva ser formada de forma pessoal e com a leitura da obra em si (o que se leva em consideração a percepção individual de cada um). Contudo, não posso deixar de ressaltar que não o indico e que além de uma leitura descartável e esquecível, A Casa dos Novos Começos é problemático demais e deve ser analisado com mais cuidado e não apenas de forma primária como alguns leitores costumam fazer. O que justifica o sucesso de um romance como esse? Como podemos cobrar posicionamentos relevantes e representatividades como os assuntos mencionados no segundo parágrafo, quando nos satisfazemos com a pobreza de uma obra como a que aqui resenho?

A que novos começos a autora se refere, quando ao terminar a leitura fiquei com a sensação de que as personagens deram uma volta e pararam no mesmo lugar? Que contribuição esse livro nos entrega quando o máximo que ele consegue fazer é se atolar na superficialidade que evidencia o amadorismo de Lucy Diamond? Quem são essas protagonistas que possuem a mesma voz e que parecem a mesma pessoa com histórias distintas? Eu realmente detestei esse livro e não foi pouco. Me senti enganado, desrespeitado e sem energias; como se o romance tivesse roubado minha força vital e me deixado cansado devido a tanta mensagem distorcida que o compõe. A Casa dos Novos Começos é o tipo de estória que eu não ousaria indicar nem para o pior dos meus inimigos. Me foi torturante demais e essa sensação eu não desejo para ninguém. Para quem gostou eu deixo o questionamento: Que mensagem a autora quis nos passar? Pois sigo sem entender.

***

CONFIRA A RESENHA DE TETO PARA DOIS CLICANDO AQUI

CONFIRA A RESENHA DE A TROCA CLICANDO AQUI

Você também pode avaliar a obra, vote! .
0 / 5 Avaliações: 0 0

Your page rank:

Compartilhe
Share

Fernando Lafaiete

O que vocês devem saber sobre mim? Me Chamo Fernando Henrique Lafaiete, mas vocês podem me chamar de China. Apelido este, dado pelos meus melhores amigos. Sou viciado em leitura, sou poliglota, auditor de hotel, professor de inglês, fã de fantasia, fã de livros policiais, fã de YA, fã terror e fã de clássicos. Luto ao máximo contra o preconceito literário que alimenta a conduta dos pseudo-intelectuais e sou fã de animes e qualquer coisa que envolva super-heróis. Amo escrever todo tipo de texto, em especial resenhas. Espero que minhas opiniões sejam de alguma valia para todos que tiverem acesso as mesmas. Sou sempre sincero e me comprometo a dividir minhas opiniões da maneira mais verdadeira possível. Agradeço o convite para fazer parte do grupo de resenhistas do site e que minha presença aqui seja duradoura.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever.
Notificação de:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Share
0
Adoraria ver seu comentário ♥x
()
x
%d blogueiros gostam disto: