Mundo das Resenhas
Big Fish & Begonia | Animação chinesa emocionante e simbólica Big Fish & Begonia | Animação chinesa emocionante e simbólica
5
Direção: Liang Xuan,Zhang Chun Roteiro: Liang Xuan Elenco: Stephanie Sheh, Johnny Yong Bosch, Todd Haberkorn Ano: 2018 País: China Duração: 1h 45min Gênero :... Big Fish & Begonia | Animação chinesa emocionante e simbólica

DirBig Fish & Begonia | Animação chinesa emocionante e simbólicaeção: Liang Xuan,Zhang Chun

Roteiro: Liang Xuan

Elenco: Stephanie Sheh, Johnny Yong Bosch, Todd Haberkorn

Ano: 2018

País: China

Duração: 1h 45min

Gênero : Animação, Fantasia, Aventura

 

A animação chinesa hoje aqui analisada, é uma fantasia épica repleta de drama, escrita e dirigida por Liang Xuan e Chun Zhang, ambos os diretores eram estreantes e o estúdio muito recente. Levou 12 anos para que todo o processo de produção fosse finalizado, sendo finalmente lançada em 2016. Tudo iniciou através de um sonho de Liang Xuan sobre uma peixe que crescia e chegado um momento não havia lugar para segurá-lo. Chun Zhang então interpretou aquilo como algo sobre liberdade, começando a trabalhar em um curta-metragem em 2004 com a ideia, dando assim nascimento ao aclamado Big Fish & Begonia.

– Alguns peixes nunca podem ser aprisionados porque eles pertecem ao céu.

Uma história de amor e sacrifício

O filme conta a história de Chun, que significa primareva, uma garota de um mundo místico que localiza-se abaixo do oceano do mundo humano; logo, o fundo do oceano é seu céu. O povo de Chun é quem controla as leis naturais de tudo;  tal como o dia, a noite e as estações ; incluindo o destino das almas humanas após a morte. Eles não se auto denominam humanos, nem mesmo deuses, apenas “Os outros”. Em um rito de passagem que seu povo faz anualmente, aos 16 anos, vão conhecer o mundo humano, como golfilhos vermelhos, e observarem as leis naturais pelas quais são responsáveis, por 7 dias. Existe uma regra clara a ser seguida e que não deve ser quebrada para que o equílibrio seja mantido; regra essa que proíbe o contato direto com a humanidade.

Mesmo após toda a preocupação e medo dos pais e adultos, que sempre falavam do outro mundo e do rito de passagem como algo difícil, Chun com toda sua personalidade destemida e curiosa fica encantada. Pouco antes de voltar para o seu mundo, ela fica presa em uma rede de pesca. Um garoto com quem havia se encontrado quando chegou, e sentindo uma estranha conexão, pula no oceano no meio de uma tempestada para salvar o golfinho preso. Por fim, o garoto morre salvando sua vida e a menina passa a se sentir muito culpada.

A protagonista vai até o guardião de almas em seu mundo, negociando metade de seu tempo de vida em troca de trazer o garoto humano de volta, que deixou uma irmã mais nova sofrendo sua perda. O guardião então alerta que Chun deve cuidar de Kun, como ela nomeia-o junto ao amigo Qiu, pois suas vidas estão agora interligadas e a alma de Kun em formato de um pequeno peixe precisa crescer para finalmente voltar para o seu mundo. O grande probema é que a presença dele dentro do mundo dos Outros causa grande desequilíbrio natural, e claramente tuda na natureza tem um preço, como também consequências.

Qiu, que significa outono, o melhor amigo de Chun, é secretamente apaixonado por ela e nutre forte laços de proteção, já que não tem família e foi criado por sua avó. Dono de uma personalidade gentil, corajosa e terna, passa a ajudá-la, mesmo compreendendo que existiriam grandes problemas; se sacrificando pela felicidade dela, como ela se sacrificará por Kun. Ambos entram em uma jornada de proteger Kun de seu povo, pois sabendo que ele não pertencia ao lugar, estavam tentando eliminar a criatura. Porém, logo Chun e Qiu passam a  lidar com mais perdas do que apenas a alma de Kun e grandes catástrofes em seu lar.

– Quem nós somos ? De onde nós viemos ? E para onde vamos ?

Muito além do que se vê

O filme trás consigo referências do taoismo, uma doutrina mística e filosófica muito presente na cultura chinesa. Em uma entrevista um dos diretores cita a obra Wandering at Ease in the Zhuangzi e diz ter se inspirado nela para a produção. Big Fish & Begonia apresenta muitas reflexões sobre a morte e o luto, sobre a não aceitação das leis naturais da vulnerabilidade da vida humana e da existência de um fim. Além disso, a animação se divide em níveis sendo o segundo nível o questionamento sobre a liberdade. Por fim, o terceiro nível, o amor, que logo no início da animação é um amor protetor, mas depois nota-se que se torna egoísta, e aos poucos toma outro tom para o sacrifício em prol de um bem maior e não para benefício próprio.

Outras simbologias e mitologias utilizadas por exemplo é a existência do peixe Kun, um peixe gigante que crescia nos mares e tinha capacidade de voar. Também a relação de que as almas humanas são peixes que existiram a bilhões de anos onde tudo ainda era oceano, ideia essa que parte não só de mitologias, mas também de religiões. O enredo ainda associa os nomes dos personagens as suas características dentro da história, como Chun ter o significado da primavera, ter poderes místicos que faziam florescer, e sua família ao morrer se tonar uma árvore de Begonia, flor essa que simboliza a lealdade e inocência. E Qiu com o nome de outono simboliza o justamente a morte, mudança da natureza, renascimento e aprendizado. Ainda na entrevista Liang Xuan diz que quis explorar a relação do homem e Deus, o que fica evidente, pois existem alusões muito claras de acontecimentos religiosos dentro da animação.

Considerações finais

Finalmente digo que o Big Fish & Begonia é uma obra de arte, da sétima arte, dentro da indústria, da animação e cinema chinês, e da animação como um todo. Além de ser um filme visualmente incrível, desenhado a mão, misturando CG e 2D feito com a colaboração do Estúdio Mir e com uma trilha sonora composta por Kiyoshi Yoshida que completa toda a aura de fatasia, misticidade e emoção do enredo. Um filme sensível, intenso, rico em cultura e carregado de reflexões.

Comprando pelo nosso Link Amazon você está apoiando o trabalho do Mundo das Resenhas.

 

 

 

Você também pode avaliar a obra, vote! .
0 / 5 Avaliações: 5 1

Your page rank:

Compartilhe
Share

Sara Manines

0 0 votos
Article Rating
Inscrever.
Notificação de:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Share
0
Adoraria ver seu comentário ♥x
()
x
%d blogueiros gostam disto: