Mundo das Resenhas
Cleópatra e Frankenstein | Coco Mellors Cleópatra e Frankenstein | Coco Mellors
3
********************************NÃO contém spoiler******************************** Autora: Coco Mellors / Editora: Astral Cultural / Gênero: Romance contemporâneo / 448 páginas Poucos livros possuem a capacidade de apresentar... Cleópatra e Frankenstein | Coco Mellors

********************************NÃO contém spoiler********************************

Autora: Coco Mellors / Editora: Astral Cultural / Gênero: Romance contemporâneo / 448 páginas

Poucos livros possuem a capacidade de apresentar a realidade de forma tão intensa, ao ponto de suplantar seus aspectos literários, de forma a criar uma narrativa que mais pareça um recorte da vida real do que simplesmente uma ficção. Com seu livro de estreia, Coco Mellors não apenas consegue tão surpreendente fato, como cria uma história que incomoda, por nos apresentar a vida como ela é e por desafiar o leitor a seguir em frente face ao tão indesejado mundo real. Sem romantismos, sem exageros que endeusem irrealidades que pareçam apenas cenas de filmes para adolescentes e sendo direta ao ponto, a referida autora entrega um livro nada convencional, cujo processo de leitura me foi no mínimo estranho.

Abordando temas como consumo desenfreado de drogas, sexo, casamento, relações familiares, fidelidade e distúrbios psicológicos, o controverso livro tece uma trama intrincada sobre relações humanas e suas complexidades.  Brincando com características comportamentais provenientes dos personagens principais e que fazem alusão ao título da obra e as respectivas figuras que fazem parte do imaginário popular, a autora narra sem medo as vidas de suas personas ficcionais, tanto dos protagonistas quanto dos demais personagens que orbitam ao seu redor.

Com tamanha quebra entre ficção e realidade, encarar Cleópatra e Frankenstein me foi um choque. Esperava mais do mesmo, com clichês e com uma escrita mediana. No final, encontrei uma obra com explanações críticas, com personagens que de tão real que são, criam uma barreira que me impediram de me conectar aos mesmos ou que por diversos momentos me causaram náusea. Com o virar das páginas, me vi como observador da vida e desgraças alheias, me tornando em algo que foi muito além de ser apenas leitor. Como se Coco Mellors me desafiasse a julgar o próximo e suas ações, como se superior fosse.

Me surpreendeu e mesmo após a leitura do último parágrafo, me vi pensando e organizando meus pensamentos sobre o que realmente tinha achado sobre o polêmico romance que dividiu opiniões e que levantou debates acalorados na rede da dancinha. Antes havia me questionado se esse não seria apenas mais um livro com um sucesso que não se sustentaria por si só. Mas agora entendo que por mais imperfeito que seja, ainda consegue ser um bom livro. Seja pelas polêmicas ou pela coragem da autora, a verdade é que a leitura vale a pena. Indo na contramão da maioria das obras lançadas, Cleópatra e Frankenstein consegue nos tirar de nossas zonas de conforto e nos mostra que a realidade incomoda, mas deve ser encarada como ela é. Nem só de bons momentos se faz a vida, talvez por isso, tal livro se faça necessário. A vida pode ser maravilhosa se conseguimos o que muitos não conseguem, não temê-la.

[stellar]
Compartilhe
Share

Fernando Lafaiete

O que vocês devem saber sobre mim? Me Chamo Fernando Henrique Lafaiete, mas vocês podem me chamar de China. Apelido este, dado pelos meus melhores amigos. Sou viciado em leitura, sou poliglota, auditor de hotel, professor de inglês, fã de fantasia, fã de livros policiais, fã de YA, fã terror e fã de clássicos. Luto ao máximo contra o preconceito literário que alimenta a conduta dos pseudo-intelectuais e sou fã de animes e qualquer coisa que envolva super-heróis. Amo escrever todo tipo de texto, em especial resenhas. Espero que minhas opiniões sejam de alguma valia para todos que tiverem acesso as mesmas. Sou sempre sincero e me comprometo a dividir minhas opiniões da maneira mais verdadeira possível. Agradeço o convite para fazer parte do grupo de resenhistas do site e que minha presença aqui seja duradoura.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever.
Notificação de:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Share
advanced-floating-content-close-btn INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE, RESENHAS DE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ANÁLISES
0
Adoraria ver seu comentário ♥x