Quando li a sinopse do livro A Era de Aquarius: Sobreviventes do fim do mundo, escrito por Luiz Eduardo Nascimento logo me interessei. Pois o livro é de um gênero que tem muito me chamado a atenção ultimamente: futuro pós-apocalíptico e que se passa em território brasileiro e também com algumas passagens em territórios vizinhos. O livro é muito envolvente e eu acabei terminando a leitura no mesmo dia de tão bom que o livro é.
O livro conta a história de um casal, Roberto e Carol, que passam férias na Argentina, para ver as belas paisagens da aurora boreal, que se tornaram mais intensas, devido a alguns fenômenos solares que estão afetando o nosso planeta.
Esses fenômenos vêm chamando a atenção, pois nunca tinha sido presenciado em nossa existência algo no tipo. E algo aterrador acontece durante essa viagem que muda totalmente a vida dessa família e de toda população da terra.
Em um mundo assolado por evento que extingue mais de 99 por cento da humanidade, os sobreviventes começam uma busca incessante por um local seguro. Mas em um mundo onde não há mais leis, será que se pode confiar em alguém? Essa e outras perguntas surgem conforme vamos avançando na narrativa.
Sobre a escrita e a narrativa, acho importante apontar o que achei e também o estilo usado pelo autor.
O estilo de escrita utilizado pelo autor é corrida. Você quase não tem tempo de pensar enquanto lê, e isso faz você querer devorar o livro de cabo a rabo em uma sentada só. Isso foi muito bom, porém é importante dizer que quando se escolhe esse estilo de narrativa, não podemos nos esquecer de detalhes que são importantes para o desenvolvimento dos personagens e da história. Talvez esse seja o único erro que encontrei no livro, pois acabei não me identificando e gostando tanto dos personagens, pois a construção deles acaba ocorrendo no meio da narrativa e não conseguimos ver uma cena bem elaborada para vermos a personalidade e evolução deles.
Tirando o estilo de narrativa do autor, o livro em si é muito bom. O tema, enredo e a ambientação construída foram muito bons. Pois é mostrado o que acontece quando não há mais leis para reger os humanos, a dor das perdas familiares e um final que me faz muito querer saber como será o curso da história.
Se vocês procuram um livro de distopia, com muita ação, já sabe qual livro procurar: livro A Era de Aquarius: Sobreviventes do fim do mundo.
Muito grato pela sua resenha, Wesley. É recompensador ter uma resenha do seu primeiro livro publicada em um site que é referência quando o assunto é resenhas de filmes, séries e livros. Fico lisonjeado com a recomendação, mas agradeço sobretudo as críticas construtivas que servem para eu me guiar e produzir trabalhos melhores a cada tentativa. Sucesso para vocês.