Resenha por: Neto Pires
Guerra no Brasil será de fato assim?
O primeiro Livro publicado no Brasil no século 21. Isso é legal. E é uma pura ficção o que acontece no livro. Se bem que é algo que muitas pessoas dizem que vai acontecer, mas se de fato for acontecer vai ser em uma época que não estarei por aqui.Mas o livro conta de uma jeito que pode ser possível que acontece. Confesso que as vezes fiquei com raiva dos poemas, mas no geral é muito legal. Gostei da ambientação do livro e das estratégias feitas. As cenas de guerras estavam incríveis e ver o exercito lutando na imaginação foi incrível.
O livro conta a trajetória de um tenente r2, ou seja, aqueles tenentes formados pelos quartéis com o mesmo campo e instrução que soldados conscritos recebem. Quem serviu quartel não terá dificuldade em lembrar de como eram as filas para tudo que se faz. Quando li relembrei quando foi meu primeiro dia no quartel, dos gritos dos sargentos e tenentes para que ficássemos ligado no que está acontecendo. O povo fazendo fila pra pegar uniforme, pra comer, pra esperar, pra tudo. O autos do livro conseguiu essa façanha em escrever algo real porque ele viveu lá no meio dos militares. Conta até como o S2 atua no quartel. O S2 não é o símbolo pra coração, é que os quartéis têm “4 S”; um responsável pela logística, outro pela papelada, outro pelo pagamento e por último um para a espionagem, que seria o S2.
Não gostei de as vezes eu ter a impressão de que o exército não usava coletes e capacetes. Poxa, há muito se usa, mas não sei se em 2000 os soldados usavam, nessa época nossas forças eram de fato não tão boas de equipamentos quanto hoje.
Há um erro em uma das aeronaves mencionadas é um caça de ataque e não um caça como é dito. Esse AMX-A1 é como se fosse um bombardeiro, mas dá pra dar um desconto já que essa aeronave era meio que nova se for comparar com o ano que o livro fora escrito. Sem dizer também que esse livro fora escrito antes mesmo do ano 2000 e por isso houve atualizações que não foram ditas no livro.
Resumindo, o livro vale a pena em ler para passar o tempo e ver na mente uns miolos voando.
Enfim, gostei do que li e inclusive reli algumas vezes.