Mais do que um livro, uma lição de vida!
“O maior objetivo da vida é amar. O resto é silêncio.”
Ao longo da resenha vou inserir algumas das mais belas citações que há no livro, espero que elas tefaçam sentir oque senti ao ler essa obra maravilhosa.
Essa foi a segunda obra do autor “Paulo Coelho” que li, a outra não gostei muito, mas essa… eu simplesmente amei! Na verdade, nas primeiras notas do livro Paulo Coelho nos dá uma descrição rápida de seu conteúdo, nos mostrando que o conteúdo do livro nada mais é do que um manuscrito que nosso autor nos transcreveu (daí o nome “Manuscrito encontrado em Accra“).
Repleto de conselhos maravilhosos e lições para diversos campos da vida, essa obra toca lá no fundo da alma. Ouvi certa vez de uma professora que livro bom é aquele que muda alguma coisinha em você e de acordo com essa definição, posso dizer que esse é um livro mais do que bom!
Queria que a galera das “modinhas”, que só leram aqueles romances clichês que viraram febre, lessem esse livro para saberem o que é uma verdadeira leitura profunda e que te faz refletir.
Há tempos não dava 5 estrelas para um livro e é com orgulho que digo: ESSE MERECE ATÉ MAIS!
“Só é amado e respeitado aquele que se ama e se respeita. Jamais procure agradar a todo mundo, ou irá perder o respeito de todos.”
“Abençoados sejam aqueles que não temem a solidão. Que não se assustam com a própria companhia, que não ficam desesperados em busca de algo com que se ocupar, se divertir ou para julgar.”
“E chegará o dia em que os momentos difíceis serão apenas histórias que contarão, orgulhosos, para aqueles que quiserem escutar. E todos os ouvirão com respeito e aprenderão três coisas importantes: A ter paciência para esperar o momento certo de agir. Sabedoria para não deixar a próxima oportunidade escapar. E orgulho de suas cicatrizes.”
“Amamos porque o amor nos liberta. E passamos a dizer palavras que não tínhamos coragem de sussurrar nem para nós mesmos.”
“ E se a vitória não for desta vez, será na próxima. E se não for na próxima, será mais adiante. O pior não é cair, é fica preso ao chão. Só é derrotado quem desiste.”
“ Não estou aqui para dizer que a derrota faz parte da vida; isso todos nós já sabemos. Só os derrotados conhecem o amor. Porque é no reino do amor que travamos nossos primeiros combates, e geralmente perdemos. Estou aqui para dizer que existem pessoas que nunca foram derrotadas. São aquelas que nunca lutaram.”
Resenha – Manuscrito Encontrado em Accra – Paulo Coelho
SINOPSE
14 de julho de 1099. Enquanto Jerusalém se prepara para a invasão dos cruzados, um grego conhecido como Copta convoca uma reunião com os jovens e velhos, homens e mulheres da cidade.
A multidão formada por cristãos, judeus e muçulmanos chega à praça achando que irá ouvir uma preleção sobre como se preparar para o combate, mas não é isso que Copta tem a lhe dizer.
Tudo indica que a derrota é iminente, mas o grego só quer instigar as pessoas a buscarem a sabedoria existente em sua vida cotidiana, forjada a partir dos desafios e dificuldades que têm de enfrentar.
O verdadeiro conhecimento, acredita, está nos amores vividos, nas perdas sofridas, nos momentos de crise e de glória e na convivência diária com a inevitabilidade da morte. Na tradição de O Profeta, de Khalil Gibran.
Manuscrito encontrado em Accra é um convite à reflexão sobre nossos princípios e nossa humanidade.
“Ame. Não falo aqui apenas do amor por outra pessoa. Amar significa estar disponível para os milagres, para as vitórias e derrotas, para tudo o que acontece durante cada dia que nos foi concedido caminhar sobre a face da terra”.