Resenha – O Último Olimpiano – Rick Riordan

Minha épica maratona de toda a série de Percy Jackson chegou ao fim, e tem sido uma montanha-russa de emoções.

ESTA RESENHA CONTÉM PEQUENOS SPOILERS

 

RESENHA DO LIVRO O ÚLTIMO OLIMPIANO

 

Este é o último romance da série Percy Jackson e os Olimpianos de Rick Riordan, que conta a história sobre jovens semideuses lutando contra monstros gregos para salvar seu mundo. O último livro de qualquer série é geralmente conclusivo, especialmente quando envolvemos tantos tópicos ao mesmo tempo.

RESENHA DO LIVRO O ULTIMO OLIMPIANOEu tenho que dizer que O Último Olimpiano é provavelmente um dos melhores livros da série. Notavelmente, havia vários ganchos planejados com muita inteligência que Riordan usava – como criar uma grande ameaça para os deuses do Olimpo lutarem, garantindo assim que os jovens heróis fossem deixados em paz para defender Nova York contra o malvado Titã, Cronos. Sem fazer isso, seria muito fácil argumentar que os Deuses deveriam ter intervindo para lutar, mas ao invés disso, eles receberam uma razão legítima para lutar contra o Titã Tifão.

Em segundo lugar, eu gostei do modo como Cronos habitava o corpo de Luke; na verdade, foi provavelmente a melhor parte do romance. Com base em muita desconfiança, ódio e histórias complicadas, Riordan manipulou habilmente os pensamentos do leitor sobre Cronos / Luke, mudando o nome que ele usava para se referir à entidade – apesar de ocuparem o mesmo corpo.

Finalmente, gostei que o livro não teve medo de matar personagens. Eu sei que isso parece mórbido e, embora tecnicamente ninguém “realmente morra”, nunca vimos nenhum personagem que voltasse à vida, então o romance ganha pontos extras por isso.

O Título “O Último Olimpiano” não tem um papel particularmente grande, mas a sua pequena parte – juntamente com a história de Rachel Dare – é bem escrita e se encaixa no enredo geral.

Do começo ao fim, O Último Olimpiano é uma leitura emocionante. Não adia a “batalha final” até os capítulos finais – todo o livro é a batalha final. Quase como uma fantasia épica, a guerra vai e vem, com aliados e inimigos, diplomacia e relacionamentos construindo e desmoronando; cada capítulo era importante, e com a história de fundo de Luke finalmente revelada, o leitor foi levado em um passeio emocional pelo passado do antagonista. Em última análise, sua decisão final é uma cena muito poderosa, que eu nunca esperei.

Sem estragar mais nada, o ímpar triângulo amoroso entre Percy, Rachel e Annabeth é finalmente resolvido, e embora tenha sido adiado e desnecessariamente complicado, ainda estava resolvido, junto com um grande número de outros enredos. Focar pesadamente em Nico e Hades também foi um bônus, e a comédia habitual entre os personagens estava lá para aliviar o clima sombrio – embora às vezes a comédia parecesse um pouco infantil.

UM MAPA DE BATALHA DE MANHATTAN - MAPA O ULTIMO OLIMPIANO

UM MAPA DE BATALHA DE MANHATTAN

Em última análise, esse é o meu grande ponto de discordância, é algo que eu discutirei em uma nova resenha – Eu não posso deixar de sentir que O Último Olimpiano realmente queria ser um romance YA, mas foi deliberadamente ficando como uma infanto-juvenil mesmo.

No final, não posso negar que O Último Olimpiano é uma leitura fantástica, um romance sólido para terminar a série. Conclui os enredos soltos da trama, tem momentos de partir o coração, tem ação bastante, e para terminar a série Percy Jackson, foi um romance fantástico.

Related posts

Trilogia dos Espinhos: Vale a pena a leitura #11?

Trilogia dos Espinhos: Vale a pena a leitura #11?


Trilogia dos Espinhos: Vale a pena a leitura #11?

******************************NÃO contém spoiler****************************** Autor: Mark Lawrence Editora: Darkside Books / Gênero: Dark Fantasy / Idioma: Português / Total de páginas da trilogia: 1.428 Sociopatia, assassinatos exacerbados, estupros e um adolescente liderando um grupo...

(HQ) Peter Pan: Nascemos monstros ou é a sociedade que nos transforma neles?

(HQ) Peter Pan: Nascemos monstros ou é a sociedade que nos transforma neles?


(HQ) Peter Pan: Nascemos monstros ou é a sociedade que nos transforma neles?

******************************NÃO contém spoiler***************************** (CONFIRA A RESENHA DE PETER PAN [OBRA ORIGINAL] CLICANDO AQUI) *** Autor: Régis Loisel / HQ baseada na obra de James Matthew Barrie Editora: Vents d’Ouest / Gênero: Fantasia / Idioma: Francês / 336...

Golem & O Gênio: A força inventiva de uma mente poderosa.

Golem & O Gênio: A força inventiva de uma mente poderosa.


Golem & O Gênio: A força inventiva de uma mente poderosa.

******************************NÃO contém spoiler****************************** (CONFIRA A RESENHA DE CICLO DAS TREVAS CLICANDO AQUI) *** Autora: Helene Wecker Editora: Darkside Books / Gênero: Fantasia / Idioma: Português / 514 páginas Se você procura uma obra rica que irá te encantar...