RESENHA – SUSSURRO – BECCA FITZPATRICK
Na remota e sombria cidade de Coldwater, vive Nora Grey, uma garota que acabará de perder o pai assassinado. Mora com a mãe em uma antiga casa de fazenda do século XVIII afastada do centro da cidade. Devido à morte inesperada do pai, a mãe tem que dobrar o serviço para sustentar as duas, deixando com que Nora fique a maior parte do tempo sozinha.
A garota tem uma rotina comum, e se mostra esforçada como qualquer outra estudiosa. Frequenta as aulas, escreve para o jornal da escola, faz acompanhamento psicológico com o orientador, mas uma repentina aula de Biologia chega para mudar sua vida de cabeça para baixo.
Nora não pretendia se apaixonar, mas o sedutor e irresistível Patch faz com que ela mude de ideia. O personagem não é o típico garoto confiável, na verdade, faz o estilo misterioso e perigoso. Nora é atraída por ele contra o seu bom senso.
O livro começa com uma narrativa calma e tranquila, despertando o interesse do leitor em revelar os mistérios de Patch e, também, instigando o leitor a entender o que acontece com Nora, se de fato as situações vividas são fruto da imaginação, ou se a menina está sendo mesmo perseguida.
Nora é uma filha obediente, boa aluna e uma amiga leal a Vee, sua melhor amiga. No começo acompanhamos uma protagonista introvertida. Sua maior aventura até então era fazer o dever de casa e escrever resenhas para o eZine.
A personagem se destaca das demais, pois não torna sua atração uma obsessão, para ela, é muito mais importante decifrar os mistérios entorno de Patch do que namora-lo.
Becca consegue criar um ambiente totalmente agradável de leitura e seus personagens tornam-se parte inteiramente importante do enredo, fazendo com que os leitores riam e se divirtam com as mais loucas trabalhadas, principalmente as que envolvem sua amiga Vee.
Vee é o oposto de Nora fazendo com que uma complete a outra, como peças importantes de um quebra-cabeça. Enquanto Nora é tímida, Vee é espontânea, espalhafatosa e adora chamar a atenção.
Além da excelente narrativa criada por Becca, ela ainda consegue criar um personagem que vai além dos clichês “rapaz misterioso e lindo” presente na maioria dos livros de fantasia. Patch é cínico, irônico e possui um humor sarcástico que torna tudo ainda mais interessante na trama. Embaixo das camadas de bad boy, ele ainda demonstra um carinho e extinto protetor por Nora numa mistura excitante de desejo, raiva e sedução.
Ao decorrer do livro os mistérios vão sendo resolvidos e as armações que a autora faz são respondidas. O livro é envolvente e faz você querer devorar as páginas até a última, que traz um desfecho simples, emocionante com gosto de quero mais.
Para quem ainda não leu Sussurro, eu recomendo a leitura. Depois de ler deixem a opinião nos comentários.