INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE, RESENHAS DE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ANÁLISES

anuncie aqui

******************************NÃO contém spoiler******************************

Autor: Philip K. Dick

Editora: Aleph / Gênero: Ficção-Científica / Idioma: Português / 256 páginas

Como se fundir em uma maré, Sonhos Elétricos, a coletânea de contos de Philip K. Dick, possui a capacidade ímpar de se sustentar entre narrativas muito diferentes e ao mesmo tempo muito semelhantes entre si. Com realidades que se sobrepoem a simples narrativa ficcional do gênero o qual o autor se consagrou, a obra se desenvolve de forma bastante reflexiva, assertiva em suas críticas tanto políticas quanto sociais, e por que não dizer por vezes absurdas? Navegando em temas  como viagens espaciais e intergalácticas, invasões alienígenas, e a manipulação midiática que alimenta os consumos desenfreados da humanidade, Philip K. Dick entrega um conjunto de histórias fascinantes e assustadoras que projetam futuros não muito animadores.

Colocando em cheque nossa capacidade de assimilação, o autor altera com muita agilidade nossas percepções quanto leitores, nos jogando em um mar de questionamentos que enriquecem as narrativas, trazendo profundidade ao desenvolvimento, mesmo que muitas vezes os contos possam parecer incompletos. A inversão proposta pelo autor, que distorce as realidades e emoções dos personagens, funciona como artíficios imersivos muito bem inseridos, nos deixando embasbacados com sua acidez, ironias e ferocidade em que escolhe narrar as histórias encontradas em Sonhos Elétricos.

Composto por 10 contos, com introduções dos roteiristas que adaptaram as insanas explanações ficcionais de Dick para a elogiada série da Amazon PrimeEletric DreamsSonhos Elétricos é uma boa pedida para quem deseja não apenas começar a ler o autor, como também para quem deseja iniciar a jornada pelo magnífico mundo das ficções-científicas. Os contos são fáceis de serem lidos e entendidos. Todos são de um alto nível de qualidade e todos abordam temas que esbarram sempre em assuntos que parecem ser recorrentes no portfólio do aclamado escritor. Que tipo de seres humanos desejamos ser? Até que ponto o avanço tecnológico pode ser de fato benéfico à sociedade? 

Muito diferente de Eu, Robô de Isaac Asimov, Sonhos Elétricos me conquistou pelo estranho, pelas indagações metafóricas e pelos desfechos em sua maioria espetaculares. Gosta de Black Mirror? Então com certeza irá se apaixonar pelas realidades de Sonhos Elétricos. 

Equizofrênico, paranóico, depressivo e um verdadeiro gênio. Philip K. Dick é o tipo de autor que precisa não apenas ser lido, como precisa ser apreciado. Nos desafia, nos enriquece intelectualmente e nos faz imergir em narrativas poderosas que nos confunde e nos fazem temer o futuro. Conforme mencionado no parágrafo anterior… Que tipo de humanidade desejamos ser? Um questionamento que permanece mesmo horas depois de eu ter terminado a leitura. Sonhos Elétricos não é nada menos que uma obra espetacular que você não pode deixar passar.

Compartilhe
Share
Share
0
Adoraria ver seu comentário ♥x