Mundo das Resenhas
Tenet | A exploração da inversão de entropia Tenet | A exploração da inversão de entropia
4
********************************NÃO contém spoiler******************************** Nos levando a uma viagem que desafia a lógica, Christopher Nolan (o aclamado diretor de diversas obras de sucesso, como a... Tenet | A exploração da inversão de entropia

********************************NÃO contém spoiler********************************

Tenet | A exploração da inversão de entropiaNos levando a uma viagem que desafia a lógica, Christopher Nolan (o aclamado diretor de diversas obras de sucesso, como a trilogia do Batman) dessa vez nos desafia através de viagens temporais, abordando a inversão de entropia com a volta no tempo através de um mundo que funciona ao contrário. Quando um agente secreto embarca em uma missão a fim de salvar o mundo da destruição total, adentramos em um universo repleto de referências e explicações sobre correlação quântica, estados termodinâmicos e consequências subatômicas. A narrativa não sendo das mais fáceis de ser compreendida e destrinchada, exige ao telespecador uma atenção redobrada acerca de tudo que nos vai sendo apresentado ao longo de suas 2h30min.

A trama bastante complexa diverte pela insana narrativa e loucas cenas de ação, que mesclam o tradicional do cinema com momentos que distorcem a realidade e o tempo. A direção afiada de Nolan nos confunde, dão pistas sobre o que está de fato acontecendo, se equilibra em um ritmo inteligente e audacioso e nos afunda em um looping de questionamentos. Tudo isso junto tranforma Tenet em um quebra-cabeça do início ao fim; onde todas as peças estão disponíveis, mas onde nem todas parecem se encaixar. Uma obra fascinante, mas também cansativa, que exige demais e que não serve apenas como uma história para se ver por ver.

Os diálogos são ambíguos, as cenas são intelegentemente bem elaboradas, de forma bastante proposital, a dar um nó em nossos cerébros, nos confundindo de forma divertida. John David Washington carrega com segurança o papel principal e juntamente com Robert Pattinson nos entrega uma parceria misteriosa, que movimenta as teorias do filme até mesmo quando os créditos finais começam a subir. Bons personagens, mesmo que nenhum possua grande profundidade narrativa, já que o foco de Tenet é claramente o enredo e nada mais. Nos perguntamos ao nos depararmos com o desfecho: Entendi tudo que foi apresentado? Uma indagação que parece ser permanente em nossos subconscientes que tenta entender o que parece em diversos momentos ser incompreensível.

Durante o desenvolvimento de Tenet, tive alguns dèja vus que me fizeram relacionar a obra cinematográfica com as narrativas do escritor Blake Crouch, que assim como nas obras de Nolan – em especial  em Tenet e A Origem – nos leva a jornadas que desafiam nossos intelectos e que se tornam cada vez mais complexas com o virar das páginas. Caminhos intangíveis que com muito esforço se tornam algo magistral quando as desejadas respostas são entregues e grande parte da narrariva passa a fazer sentido.

Tenet é uma obra a ser degustada e apreciada. Pode ser indigesta se você se frustra facilmente quando se vê diante de questões aparentemente abstratas. Um filme para assistir e reassitir na clara intenção de desvendá-lo por inteiro. Uma obra que juntamente com a trilha sonora se prova de forma inquestionável como uma narrativa genial, que muito mais do que apenas nos entreter, nos enriquece. Um filme que definitivamente não é para os fracos.

***

CONFIRA TAMBÉM A RESNEHA DE RECURSÃO, OBRA DE BLAKE CROUCH CLICANDO AQUI

***

Você também pode avaliar a obra, vote! .
0 / 5 Avaliações: 0 0

Your page rank:

Compartilhe
Share

Fernando Lafaiete

O que vocês devem saber sobre mim? Me Chamo Fernando Henrique Lafaiete, mas vocês podem me chamar de China. Apelido este, dado pelos meus melhores amigos. Sou viciado em leitura, sou poliglota, auditor de hotel, professor de inglês, fã de fantasia, fã de livros policiais, fã de YA, fã terror e fã de clássicos. Luto ao máximo contra o preconceito literário que alimenta a conduta dos pseudo-intelectuais e sou fã de animes e qualquer coisa que envolva super-heróis. Amo escrever todo tipo de texto, em especial resenhas. Espero que minhas opiniões sejam de alguma valia para todos que tiverem acesso as mesmas. Sou sempre sincero e me comprometo a dividir minhas opiniões da maneira mais verdadeira possível. Agradeço o convite para fazer parte do grupo de resenhistas do site e que minha presença aqui seja duradoura.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever.
Notificação de:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Share
0
Adoraria ver seu comentário ♥x
()
x
%d blogueiros gostam disto: