Crítica: Janela Indiscreta – Alfred Hitchcock

Janela Indiscreta (Rear Window, no original) é um filme de suspense produzido por Alfred Hitchcock em 1954. O longa recebeu uma classificação etária de 12 anos e possui duração de 112 minutos.

  • Sobre o Enredo

Jeff (James Stewart) é um fotógrafo imobilizado devido a uma perna fraturada. Ele mora em um apartamento com sua empregada, a sra. Stella. Lisa (Grace Kelly) está apaixonada por ele, mas não parece ser correspondida. Jeff passa o tempo olhando o mundo pela janela, com vista para o grande prédio de apartamentos em que vive. Em certo momento, ele começa a suspeitar que um dos moradores, Lars Thorwald (Raymond Burr) matou sua esposa. Ele recebe a ajuda de Lisa para investigar uma série de eventos muito ambíguos que culminarão em um dos finais mais memoráveis da história do cinema.

Hitchcock transforma o que poderia ter sido uma simples investigação policial em uma operação mais complexa, que prende a atenção do espectador até o final do filme, desejoso de saber qual será o final da trama.

  • Elenco e Personagens

O que Hitchcock coloca em prática é um esquema narrativo absolutamente perfeito e que só foi em parte possível graças a presença de grandes atores, como James Stewart, que interpreta o protagonista, um artista superlativo capaz de mergulhar completamente no personagem, acrescentando, no entanto, um toque de seu próprio carisma e personalidade. O roteiro também parece ter sido projetado para Grace Kelly, sempre elegantemente vestida, mas marcante por sua inteligência astuta e lúcida e por seu desejo de viver que se reflete na sua paixão por Jeff.

  • Direção e Fotografia

A direção de Hitchcock é envolvente e habilmente administrada, cada cena é precisa e estudada em detalhes, já que nada é deixado ao acaso: a história se torna cada vez mais interessante e a tensão aumenta cada vez mais à medida que a investigação continua e, em particular, quando Lisa se apresenta no apartamento do suposto assassino, colocando sua vida em risco.

A inovação mais espetacular do filme é que ele foi filmado em um único cenário: o apartamento de Jeff e o pátio do prédio. A fotografia de Hitchcock nunca deixa a desejar: as tomadas da câmera, todas com um significado intrínseco a ser revelado, são uma das características do grande diretor. Além disso, o filme é brilhantemente concluído com uma das cenas mais famosas da história do cinema, que é muito comentada pela crítica até hoje.

  • Cenografia e Figurinos

A cenografia é criada de modo brilhante. O cenário único é perfeitamente inserido na trama e se constitui como elemento principal para garantir que o clima de suspense percorra o filme até o seu fim, prendendo o seu espectador, ansioso para saber como será o desenrolar da trama.

Os figurinos são também adequados e muito coerentes. A elegância de Lisa e o desinteresse de Jeff por coisas consideradas “fúteis”, como a maneira de se vestir, compõem um dualismo que perpassa de forma marcante toda a trama e garante a ela um toque de ironia, típico de Hitchcock.

Compartilhe
Share

Related posts

Resgate (Netflix): Filme & HQ

Resgate (Netflix): Filme & HQ

******************************NÃO contém spoiler****************************** Roteiro: Joe Russo / Direção: Sam Hargrave / Produção: Anthony Russo & Chris Hemswoth / 117 min. HQ: Ciudad / Editora: Oni Press / Gênero: Ação / Idioma: Inglês / 168 páginas Inspirado na HQ Ciudad dos...

Top 5 Studio Ghibli

Top 5 Studio Ghibli

Muito bem pessoas que ainda estão na quarentena. Hoje venho falar sobre um estúdio japonês no qual eu gosto muito do trabalho. Principalmente pelo fato de sempre ter uma animação fluida e totalmente diferente dos demais estúdios, e não é a toda que hoje é considerado um dos melhores estúdios de...

A Casa (Netflix): Vale a pena assistir?

A Casa (Netflix): Vale a pena assistir?

********************NÃO contém spoiler******************** Direção e Roteiro: David Pástor & Alex Pástor / Título original: Hogar País: Espanha / Duração: 103 min. / Ano: 2019 Elenco: Bruna Cusí, Javier Gutiérrez, Mario Casas, Ruth Díaz. Após perder o emprego e passar a encarar a...

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.