Mundo das Resenhas
Os Caminhos de Mandela: O Poder de uma boa liderança Os Caminhos de Mandela: O Poder de uma boa liderança
(CONFIRA A RESENHA DA BIOGRAFIA DE GANDHI CLICANDO AQUI) (CONFIRA A RESENHA DA AUTOBIOGRAFIA DE MARTIN LUTHER KING CLICANDO AQUI) Editora: Principium Editorial Autor:... Os Caminhos de Mandela: O Poder de uma boa liderança

(CONFIRA A RESENHA DA BIOGRAFIA DE GANDHI CLICANDO AQUI)

(CONFIRA A RESENHA DA AUTOBIOGRAFIA DE MARTIN LUTHER KING CLICANDO AQUI)

Editora: Principium Editorial

Autor: Richard Spengel / Gênero: Biografia e livro de memórias / Idioma: Português / 187 páginas

***

Ler as lições de vida de um dos maiores líderes que já existiu foi incrível. Os Caminhos de Mandela é e não é uma biografia. É na verdade impressões que Richard Stengel desenvolveu ao longo dos anos que esteve com Mandela e as lições que este fascinante homem lhe ensinou. A relação construída entre Stengel e Mandela me emocionou.

Não sei exatamente o que esperava, só sei que este livro foi mais que satisfatório. Como um apaixonado por liderança que sou, achei os ensinamentos de Nelson Mandela dicas muitas vezes óbvias, mas apaixonantes. Mostram a paixão e toda a dedicação que este corajoso homem tinha por seu povo, por seu país.

Mesmo tendo estudado técnicas de liderança na faculdade, sempre me faço a seguinte pergunta: O que é ser um líder de verdade? Lendo determinadas biografias, percebo que ser líder não é apenas se sentir satisfeito em liderar, em tomar decisões. Para ser líder é necessário ter paixão pelo objetivo a ser alcançado. Ter foco e nunca desistir mesmo diante das adversidades.

Assim como Gandhi e Martin Luther King, Mandela é uma figura que tem o poder de alimentar o meu lado humano. Tem a capacidade de me fazer parar para pensar que posso ser uma pessoa melhor a cada dia. Mandela me ensinou que é preciso muitas vezes parar, se calar e escutar. Mesmo que você não concorde com a opinião ou com o posicionamento de alguém, é necessário escutar, dialogar e se necessário mudar de opinião ou educadamente convencer o outro de que ele está errado. Precisamos entender sempre os dois lados da moeda antes de sairmos julgando o próximo. De gente intolerante o mundo já está cheio, você não precisa ser mais um.

Livros como esse nos transformam. Claro que não de maneira imediata. A desconstrução de pensamento e de comportamento é algo que vai ocorrendo gradativamente. O importante não é a velocidade a que ela ocorre… O importante é ela ocorrer. Nelson Mandela foi um exemplo de homem, de político, de amigo, de pai e de esposo. Os Caminhos de Mandela, me fez enxergar que ele foi sim um herói. Um herói que lutou até o fim pela libertação de seu país. Um homem que tinha mágoas de quem lhe fez mal, mas que camuflou esta mágoa em prol de um objetivo maior. Um homem que foi em vida o exemplo perfeito de como um líder deve agir. Como ele mesmo dizia: “O bom líder é aquele que sabe ouvir, que sabe o momento certo de falar, que dá o exemplo e que não se envergonha de pedir ajuda e de admitir que também erra. Somos todos humanos e juntos, aprendemos e ensinamos. Juntos temos a capacidade de mudar o mundo!”

PS. Sei de todas as polêmicas que envolvem Mandela, principalmente no que tange algumas de suas amizades e algumas decisões violentas tomadas por ele. Irei me posicionar melhor a respeito desses pontos quando ler de fato uma biografia mais completa.

Você também pode avaliar a obra, vote! .
0 / 5 Avaliações: 0 0

Your page rank:

Compartilhe
Share

Fernando Lafaiete

O que vocês devem saber sobre mim? Me Chamo Fernando Henrique Lafaiete, mas vocês podem me chamar de China. Apelido este, dado pelos meus melhores amigos. Sou viciado em leitura, sou poliglota, auditor de hotel, professor de inglês, fã de fantasia, fã de livros policiais, fã de YA, fã terror e fã de clássicos. Luto ao máximo contra o preconceito literário que alimenta a conduta dos pseudo-intelectuais e sou fã de animes e qualquer coisa que envolva super-heróis. Amo escrever todo tipo de texto, em especial resenhas. Espero que minhas opiniões sejam de alguma valia para todos que tiverem acesso as mesmas. Sou sempre sincero e me comprometo a dividir minhas opiniões da maneira mais verdadeira possível. Agradeço o convite para fazer parte do grupo de resenhistas do site e que minha presença aqui seja duradoura.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever.
Notificação de:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Share
0
Adoraria ver seu comentário ♥x
()
x
%d blogueiros gostam disto: