Título e Capa 4
Escrita / Enredo 5
Originalidade 4
Personagens 4
Final 5

A Escola São Vladimir não é uma escola como outra qualquer. É um esconderijo onde vampiros aprender a controlar seus poderes e dampiros são treinados para protege-los. Rose Hathaway é uma dampira, guarda-costas de sua melhor amiga, Lissa, uma princesa vampira Moroi. Há dois anos elas estão fugindo, mas agora são capturadas e levadas à ..

Summary 4.4 Incrível
Título e Capa 0
Escrita / Enredo 0
Originalidade 0
Personagens 0
Final 0
Summary rating from user's marks. You can set own marks for this article - just click on stars above and press "Accept".
Accept
Summary 0.0 Ruim

O BEIJO DAS SOMBRAS – RICHELLE MEAD

A Escola São Vladimir não é uma escola como outra qualquer. É um esconderijo onde vampiros aprender a controlar seus poderes e dampiros são treinados para protege-los.

Rose Hathaway é uma dampira, guarda-costas de sua melhor amiga, Lissa, uma princesa vampira Moroi. Há dois anos elas estão fugindo, mas agora são capturadas e levadas à força para São Vladimir – justamente o lugar mais perigoso para elas.

Juntas, Rose e Lissa vão ter que lidar com inveja, ciúme e novas paixões, e lutarão para, acima de tudo, proteger uma à outra.

Primeiro livro da saga “Academia de Vampiros”.

Esqueça tudo o que conhece sobre vampiros, pois, nesta saga, a autora Richelle Mead, cria algumas características únicas para descrevê-los e, também, uma hierarquia diferenciada, onde somos apresentados aos Morois, Dampiros e Strigois.

Os Morois são a realeza do mundo vampírico. Suas características principais incluem a resistência à luz solar, que embora os incomode, não chega a matá-los e o uso da magia: água, fogo, ar e terra. Se alimentam de sangue e comida humana.

Os Dampiros são os protetores. Por serem uma raça mista, originada da união de morois com humanos, apresentam características e semelhanças de ambos os lados. Possuem a força, agilidade e audição de um vampiro, mas, ao mesmo tempo, não são sensíveis à luz solar e se alimentam apenas de comida.

Por fim, os Strigois, são os vilões. Diferente dos outros, os strigois são imortais, desde que não expostos à luz solar. São maus, tenebrosos e possuem pele pálida. Ávidos por sangue, não se importam em matar os outros, principalmente os morois.

Em meio a esse cenário, conhecemos a adolescente dampira Rose Hathaway e a moroi Lissa Dragomir. Ambas fugiram da escola “São Vladimir” por acreditarem que o ambiente não era seguro para Lissa.

“Era o que eu sempre fazia, embora não fosse nada simples manter-se em constante fuga das pessoas junto às quais tínhamos crescido. Vínhamos fazendo isso há dois anos, escondendo-nos onde quer que pudéssemos e tentando ver se ao menos conseguíamos terminar o ensino médio”.

As garotas não conseguem fugir para sempre e, quando são encontradas pelos guardiões do colégio, são obrigadas a retornar e assumir as consequências por seus atos.

Além de serem pegas, fica claro que as adolescentes têm uma ligação muito mais forte do que simplesmente a amizade. Rose pode sentir os sentimentos de Lissa e entrar em sua mente através de um laço que foi criado desde o acidente que matou os pais de Lissa e seu irmão André.

“Como era de praxe as emoções dela ficaram tão fortes que, por um momento, eu fiquei desorientada pela sensação de estar sentada na sua poltrona – na sua pele até. Isso acontece às vezes, e sem muito aviso. Ela me puxava para dentro de sua cabeça”.

Ao longo da narrativa, somos apresentados a diversas situações onde Rose e Lissa precisam se manter firmes para não enlouquecer ou enfraquecer a amizade.

São atormentadas pelo bullying, fofocas e pelas emoções de Lissa, que, muitas vezes, se transbordam através de ações nada saudáveis para o seu corpo.

Além dos dramas típicos da adolescência as garotas se apaixonam. Lissa desenvolve carinho e desejos por Christian Ozera, um moroi estudante da academia, que teve os pais caçados após se tornarem strigoi quando era criança. Rose, por outro lado, admira e sente-se atraída por Dimitri Belikov, guardião responsável pela segurança de Lissa.

Também, alimentando ainda mais o caos da academia, Lissa volta a ser perseguida, sempre encontrando animais mortos e mutilados, forçando-a a se sentir ainda mais sufocada e deprimida.

 “Dimitri e eu fomos até o cesto e olhamos lá dentro. Eu me afastei imediatamente, prendendo a ânsia de vômito. Não sei como Lissa sabia que era um coelho. Só consegui ver sangue. Sangue e toalhas de papel ensopadas de sangue”.

Outros personagens são importantes para a construção da história, como Mason, dampiro amigo de Rose que claramente é apaixonado por ela. Viktor, amigo mais próximo do pai de Lissa e considerado por ela como um “tio”, Natalie, sua filha e Mia, a colega de turma que espalha as principais fofocas.

Com um misto de fantasia, questões presentes na adolescência e retratando a amizade verdadeira, “O beijo das Sombras”, é uma ótima escolha, recheada de reviravoltas, mistérios e com um final surpreendente.

Além dos livros, há também um filme baseado no romance de Richelle Mead, retratando as amigas e todo o mundo vampírico da “Academia de Vampiros”.

Após lerem, deixem a opinião nos comentários.

Compartilhe
Share

Related posts

Meio Sol Amarelo: A obra que precisa ser lida!

Meio Sol Amarelo: A obra que precisa ser lida!


Meio Sol Amarelo: A obra que precisa ser lida!

******************************NÃO contém spoiler****************************** Autora: Chimamanda Ngozi Adiche Editora: Companhia das Letras / Gênero: Ficção histórica / Idioma: Português / 504 páginas Falou em Chimamanda Ngozi Adiche eu já começo a leitura esperando o melhor do melhor...

As Mentiras de Locke Lamora (Nobres Vigaristas #01) : Li errado?

As Mentiras de Locke Lamora (Nobres Vigaristas #01) : Li errado?


As Mentiras de Locke Lamora (Nobres Vigaristas #01) : Li errado?

******************************NÃO contém spoiler****************************** Autor: Scott Lynch Editora: Arqueiro / Gênero: Fantasia / Idioma: Português / 464 páginas As Mentiras de Locke Lamora muito mais do que um livro de fantasia hypado, é um romance fantástico que ocupa no meio...

PERVERSÃO: AOS CUIDADOS DA FERA – M. J. HAAG

PERVERSÃO: AOS CUIDADOS DA FERA - M. J. HAAG


PERVERSÃO: AOS CUIDADOS DA FERA - M. J. HAAG

Não entre na propriedade… Com dezesseis anos, Benella preocupa-se com duas coisas: evitar os dois meninos da aldeia que a atormentam e encontrar comida para ajudar a alimentar sua família. Infelizmente, as melhores frutas e legumes selvagens estão perto de uma propriedade escura e enevoada...

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.