INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE, RESENHAS DE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ANÁLISES

anuncie aqui

******************************NÃO contém spoiler******************************

Autor: Joe Hill

Editora: HarperCollins Brasil / Coletânea de Contos / Idioma: Português / 320 páginas

 

Lançado pela primeira vez no Brasil em 2008 pela editora sextante com o título de Fantasmas do século XX, o mais novo relançamento de Joe Hill – O Telefone Preto & Outras Histórias – navega por diversos gêneros literários e nos envolve no mais absurdo e estranho que a literatura pode oferecer. Com narrativas que referenciam grandes clássicos e escritores como Franz Kafka com A Metamorfose e Bram Stoker com Drácula, Hill imagina e reimagina mundos sombrios, onde a absurdidade, o enigmático e o esquisito tomam conta dos contos apresentados e nos mergulha em tramas por vezes incômodas, que não saciam nossa sede, mas nos deixam ainda mais sedentos pelo que que há por vir em suas vindouras páginas.

Indo desde de contos de terror a contos de ficção-científicapassando por diversos outros gêneros – a famosa coletânea tem o poder imaginativo de incomodar e nos deixar curiosos por respostas por vezes não entregues ou por sutis explicações que nos deixam com a pulga atrás da orelha. O que fazer ao se ver dentro de uma história de terror antes tida apenas como ficção? O que fazer ao se deparar se metamorfoseando em um inseto gigante? Como agir ao descobrir que seu pai é um famoso caçador de vampiros? E já pensou como seria ter como melhor amigo alguém inflável? Como escapar ao ser sequestrado por um serial killer e aprisionado em um local cuja única companhia é um estranho telefone preto?

Ideias promissoras, por vezes bem trabalhadas e por horas mal aproveitadas. O Telefone Preto & Outras Histórias sofre o mal da maioria dos livros do “gênero”, apresentando uma qualidade que oscila nos textos que o compõe, deixando muitas vezes a sensação de que o texto entregue não foi finalizado. Como se o autor tivesse cansado dos personagens e suas narrativas e resolvido encerrar o conto de qualquer jeito, apenas para pular para a próxima história. Todas as ideias são incríveis em seu cerne, e funcionariam melhor como novelas ou até mesmo romances. Como contos alguns deixam a desejar e terminam nos deixando um gosto amargo na experiência de leitura e na imaginação.

A ideia aqui não é explanar conto a conto e o que achei de cada um. Diferente do que já apresentei em resenhas anteriores de livros desse tipo, acredito que a experiência será mais proveitosa se vocês mergulharem nas histórias e saciá-las parágrafo a parágrafo. Se deixando afundar na esquisitice da mente desse autor, que talentoso, mostra que a estranheza pode ser assustadora ao mesmo tempo que encantadora, por mais absurdo que tudo possa parecer.

AVALIAÇÃO DOS CONTOS:

Melhor estreia de terror: 4/5                                                  A capa: 4/5

Fantasma do século XX: 3/5                                                   Último suspiro: 3/5

Pop Art: 4.5/5                                                                         Natureza morta: 2/5   

Você ouvirá o canto do gafanhoto: 4/5                                  O café da manhã da Viúva: 3/5

Os Filhos de Abraham: 5/5                                                      Bobby Conroy volta dos mortos: 4/5

Melhor que lá em casa: 3/5                                                     A máscara do meu pai: 4/5

O Telefone Preto: 3/5                                                               Internação Involuntária: 5/5

Entre as bases: 3/5                                                                   A máquina de escrever de Sherazade: 4.5/5

NOTA FINAL DO LIVRO TODO: 3.5/5

SOBRE A ADAPTAÇÃO DE O TELEFONE PRETO:

No dia 21 de Julho de 2021, estreava a adaptação de O Telefone Preto, protagonizada por Ethan Hawke. Aclamado por público e crítica, o elogiado filme foi considerado por muitos como um dos melhores do gênero dos últimos anos. Mas vale de fato a pena? Inspirado no caso real do serial killer John Wayne Gacy, o conto apresenta uma narrativa instigante que prende e nos leva de forma frenética ao final. Contudo, peca por ser extremamente raso em seu desenvolvimento como um todo… O que não ocorre em sua adaptação cinematográfica.

Com uma direção afiada e um roteiro magistral que eleva ao máximo o potencial da história, O Telefone Preto trabalha com maestria a trama principal, desenvolvendo subtramas e personagens de maneira mais sólida e visceral. As atuações acompanham a excelência da direção, e os movimentos de câmeras que exploram bem os ambientes, mesclados com a sonoridade, intensificam toda a experiência de acompanhar tal narrativa de maneira visual.

Minha única ressalva seja talvez em torno da falta de backgrounds que ajudariam a solidificar personagens, atitudes e relações que contribuiriam com um maior entendimento do roteiro. No mais, o filme é excelente e vale a pena ser visto e revisto.

Nota: 5/5

***

CONFIRA TAMBÉM AS RESENHAS ABAIXO:

NOSFERATU

TEMPO ESTRANHO

 

DICA: SÓ VEJO O TRAILER ABAIXO SE FOR O TIPO DE PESSOA QUE NÃO LIGA PRA SPOILER. O TRAILER ENTREGA PRATICAMNETO O FILME TODO. 

Compartilhe
Share
Share
0
Adoraria ver seu comentário ♥x