Afinal de contas, Shenmue the animation é um anime feito para jogadores ou para fãs de anime?
Atravessando o mar, de uma terra distante no leste, ele aparecerá.
Um jovem inconsciente de sua própria força. Uma força que pode destruí-lo, assim como realizar seus sonhos.
SUMÁRIO:
- SHENMUE THE ANIMATION
- SHENMUE THE ANIMATION X SHENMUE 1
- RESENHA: SHENMUE THE ANIMATION
SHENMUE THE ANIMATION
Shenmue the animation, produzida pela Crunchyroll em parceria com a Adult Swim, pode ser uma adaptação sólida de um clássico dos videogames, porém, assim como Ryo, ainda pode evoluir nessa caminhada.
Assim que soube do lançamento de Shenmue the animation no Crunchyroll, fui correndo assistir o primeiro (e também o segundo episódio), afinal de contas, por ser um jogo que eu amava na minha infância, tinha que conferir essa adaptação o quanto antes.
Antes de mais nada, a ideia de transformar um ícone de jogos de mundo aberto como Shenmue em uma produção de anime completa pode parecer intimidante, mas o criador da série One Punch Man (é o mesmo de Shenmue the animation, tá) garante que a transição de Ryo Hazuki para o streaming será muito mais suave do que sua última aventura no videogame.
SHENMUE THE ANIMATION X SHENMUE 1 (DREAMCAST)
Veja, quando Shenmue saiu no Sega Dreamcast em 1999, o ritmo lento do jogo e as intermináveis missões secundárias eram parte do que trouxe o seu charme único, mas o anime consegue descartar esses diálogos à favor de algo muito mais adequado para os espectadores. Parte disso se deve às mudanças feitas na própria personalidade de Ryo, já que o protagonista abandona seu discurso neutro para se transformar no tipo de personagem que pode realmente trazer alguma emoção à série.
O primeiro episódio, intitulado Trovão (em inglês Thunderclap), começa com a sequência de pré-menu do jogo Shenmue 1, com Shenhua Ling narrando a história por trás do destino de Ryo, mas ao contrário do primeiro jogo, em vez de ir direto para a cena em que seu pai, Iwao Hazuki, é morto por Lan Di.
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:
Os telespectadores conhecem um pouco mais sobre o herói da série.
Ryo tem uma vida anterior aos eventos que o colocaram em busca de vingança.
Ele é um excelente aluno, com um futuro brilhante pela frente, um atleta talentoso e que tem amigos, e há algumas cenas sobre seu relacionamento com seu pai para fazer seu assassinato ser mais impactante.
Este último aspecto é contado principalmente através de flashbacks, onde Ryo relembra certos momentos memoráveis de treinamento de infância com seu pai, que o levaram a encontrar a força, coragem e sabedoria necessárias para superar seus demônios. Um desses momentos ocorre durante sua primeira corrida com o astuto Chai, quem ele encontra bastante cedo, pois não me lembro de ele aparecer antes de uma boa parte do jogo….
É claro que os produtores estão tomando certas liberdades com essa adaptação em termos de narrativa, no entanto, o primeiro episódio parece ter cortado uma boa parte do jogo.
No entanto, a tradução estética de alguns dos pontos mais icônicos de Shenmue é bastante perfeita.
Sejamos francos, apesar de ser uma boa adaptação, Shenmue não será elogiado por visuais únicos como o de Demon Slayer, por exemplo…
Mas a animação parece ótima e útil o suficiente, pois todo o elenco se parece praticamente com o jogo, com poucas alterações em seu design ou arte original. Talvez a namorada do colegial de Ryo esteja entre as poucas a receber uma pequena reforma, já que Nozomi Harasaki do anime tem cabelos de cor mais clara…
Dadas as devidas comparações, precisamos falar…
Shenmue the animation é bom mesmo?
RESENHA: SHENMUE THE ANIMATION (PRIMEIROS EPISÓDIOS)
As diferenças que já podem ser vistas entre Shenmue o anime e o videogame levantam uma questão interessante, Shenmue é um anime feito para jogadores ou para fãs de anime?
No enredo que podemos notar em seus primeiros episódios, a história de Shenmue é interessante o suficiente para qualquer espectador.
Independente de ser um fã de anime, ou mesmo, seja um fã do jogo.
O anime oferece a possibilidade de aproveitar isso sem 20 ou 50 horas conversando com velhos NPCs, sem vida e com eventos rápidos e desajeitados. Ao mesmo tempo, os fãs da saga encontrarão uma adaptação fiel em anime (ao contrário das produções da Netflix)…
O primeiro episódio de Shenmue é um esforço bem-vindo…
Não pode ser imediatamente descartado, pois oferece uma passagem só de ida para explorar as aventuras de Ryo.
No início em Yokosuka, Japão e depois em Hong Kong.
Provavelmente haverá muita scompetições…
Entre elas:
- Corridas de empilhadeiras
- marinheiros
- lutas de artes marciais espalhadas por toda parte
Porque o anime não tem vergonha de trocar as interações sociais que pareciam novas em 1999, mas que hoje são antiquadas..
A fim de oferecer um melhor ritmo dentro de 23 minutos de tempo de execução que incluem muitos altos e baixos.
Para deixar as coisas claras:
O anime Shenmue mostra que pode contar a história de Shenmue melhor em formato de anime do que ele poderia alcançar com um videogame recente.
Faltam muitos episódios ainda para termos uma análise mais complexa.
Mas o anime de Shenmue já parece um meio capaz o suficiente, mesmo que imperfeito, de mostrar para que veio.