INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE, RESENHAS DE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ANÁLISES

anuncie aqui

******************************NÃO contém spoiler******************************

Autora: Beth O’Leary

Editora: Intrínseca / Gênero: Romance / Tradutora: Carolina Selvatici / Idioma: Português / 400 páginas

Confesso que iniciei a leitura de “Teto Para Dois” com muitas expectativas, mesmo não sabendo muito sobre o livro em si. Tais perspectivas acerca da leitura se deram muito pelos elogios que ouvia esporadicamente sobre a obra; o que se concretizou, não de maneira completa, mas de forma bastante satisfatória. Com um enredo para lá de Sessão de Tarde, a trama de Beth O’Leary apresenta dois personagens muito diferentes e muito parecidos entre si, que decidem dividir o mesmo apartamento e a mesma cama; em horários diferentes, de forma que não haveria a necessidade de se encontrarem. Uma situação prática e benéfica para ambos. Tudo seria perfeito se tal lógica não estivesse obviamente fadada ao  fracasso.

Com um relacionamento esquisito com  ex-namorado, sustentado por uma clara dependência emocional, Tiffy divide sua vida entre o trabalho de editora, os encontros divertidos com os amigos e os esbarrões acidentais com o ex. Leon leva uma vida de preocupações do trabalho e da vida pessoal, além de uma relação forçada com a namorada controladora. Dois personagens que irão se conhecer através de conversas em post-its colados pelo apartamento e que irão desenvolver uma amizade onde ambos irão se completando e se ajudando emocionalmente.

A escrita de O’Leary é leve, divertida e fluída. Os personagens são carismáticos e a relação que se estabelece ao longo da leitura é plausível e funcional. Os personagens coadjuvantes são tão bons quanto e as páginas voam, não causando cansaço ao leitor. Entretanto, não posso dizer que nada me incomodou, o que seria mentira. A autora apresenta temas importantes e relevantes, mas não se aprofunda nos mesmos. O livro tem uma narrativa linear e permanece na superfície do início ao fim. Um dos grandes dramas da história se desenvolve e se finaliza de forma agradável, mas que não me convenceu em sua plenitude. Tudo fica muito na zona de conforto, de forma que os temas que deveriam ser abordados de maneiras mais profundas, acabam sendo apenas pincelados. O mais engraçado e que me deixou pensativo, é que tais assuntos apesar de terem sido ao meu ver tratados muitas vezes de forma negligente, serviram muito bem para o desenvolvimento dos personagens e de toda a trama em si; não tirando a graça da leitura e fazendo de “Teto para Dois” um excelente livro para se ler sem muitas pretensões. 

Os diálogos e tiradas cômicas são um dos grandes destaques do romance e nesse quesito devo tirar o chapéu para a autora. Dei algumas risadas, fiquei pensativo em alguns momentos e quase cheguei a me emocionar em outros. “Teto para Dois” foi um livro cuja leitura me agradou e cujo livro terminei a leitura do último parágrafo com sorriso no rosto. Um bom livro para se indicar e uma autora para se acompanhar. Entre narrativas mais pesadas e livros mais complexos, a obra de Beth O’Leary é o suspiro de alívio que muitas vezes precisamos.

Compartilhe
Share
Share
0
Adoraria ver seu comentário ♥x