Título e Capa 4
Escrita / Enredo 5
Originalidade 5
Personagens 4
Final 4

******************************NÃO contém spoiler****************************** Autora: Laini Taylor Editora: Intrínseca / Gênero: Fantasia / Idioma: Português / Total de páginas da trilogia: 1.492   “ERA UMA VEZ UM ANJO E UM DEMÔNIO QUE SE APAIXONARAM. A HISTÓRIA NÃO ACABOU BEM. ” “Feita de Fumaça & Osso” é uma das trilogias que mais indico e uma das que ..

Summary 4.4 Incrível
Título e Capa 0
Escrita / Enredo 0
Originalidade 0
Personagens 0
Final 0
Summary rating from user's marks. You can set own marks for this article - just click on stars above and press "Accept".
Accept
Summary 0.0 Ruim

Trilogia Feita de Fumaça & Osso: Vale a pena a leitura #10?

******************************NÃO contém spoiler******************************

Autora: Laini Taylor

Editora: Intrínseca / Gênero: Fantasia / Idioma: Português / Total de páginas da trilogia: 1.492

 

“ERA UMA VEZ UM ANJO E UM DEMÔNIO QUE SE APAIXONARAM. A HISTÓRIA NÃO ACABOU BEM. ”

“Feita de Fumaça & Osso” é uma das trilogias que mais indico e uma das que mais vejo pessoas torcerem o nariz, seja pelas capas carnavalescas que mais afastam do que atraem leitores, ou pelo fato de ser fantasia YA com o foco em romance sobrenatural, pois quantos livros deste gênero já não temos disponíveis por aí? Mas engana-se quem pensa que a trilogia de Laini Taylor é mais do mesmo. Não se deixem enganar pelas capas; tal trilogia é fantástica e merece ser conferida.

“Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu.

Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo.

E nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra sem precedentes. ”

A escrita de Taylor é única, simples, engenhosa e poética. A autora brinca com as palavras tornando descrições em momentos únicos de leitura. Misturando contemporaneidade com fantasia, a autora ultrapassa os limites de um simples romance fantástico e mescla elementos básicos com fantasia adulta e épica. Você não irá encontrar em “Feita de Fumaça & Osso” apenas um romance proibido que o coloque no mesmo patamar de outros romances sobrenaturais como a “trilogia Fallen”, a “trilogia Halo”, a “quadrilogia Sussurro” ou até mesmo o já considerado clássico YA “Crepúsculo. ” “Feita de Fumaça & Osso” está em outro patamar.

A jornada da protagonista é intrigante ao ponto de em vários momentos não sabermos quem devemos enxergar como amigos, aliados ou inimigos. A construção de mundo é impecável e o romance é convincente, possuindo um background já utilizado por outras autoras, mas que quando utilizado por Taylor, torna-se apenas mais um elemento que enriquece toda a trama. Todos os personagens são bem trabalhados e cada um tem o seu espaço bem explorado, não ficando nenhum na sombra do outro.

O mundo e mitologia são incríveis, imersivos e fascinantes. Ler “Feita de Fumaça & Osso” é como embarcar em uma viagem inesquecível, que nos marca de maneira permanente. Conforme vamos avançando na leitura, vamos sentindo toda a preciosidade do que temos em mãos. Se no primeiro volume, que dá nome a trilogia, terminamos a leitura com a sensação de termos lido um bom livro; com a leitura de “Dias de Sangue & Estrelas” ficamos com a sensação de que não estamos lendo apenas mais uma fantasia. O segundo volume nos empurra para um mundo fascinante, com personagens odiosos e adoráveis ao mesmo tempo. Daqueles que amamos odiar. Toda a trama promete muito e a iminente guerra entre anjos e quimeras nos deixa ansiosos para o grande momento do embate entre as raças. Uma guerra milenar onde temos uma humana entre eles. Que lado ela deve escolher? Quem de fato é esta personagem? Que mistérios estão por trás deste conflito?

“VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU ALGUMA VEZ SE OS MONSTROS FAZEM AS GUERAS OU SE AS GUERRAS É QUE FAZEM OS MONSTROS? ”

Cada página nos puxa cada vez mais ao ponto de quase nos teletransportar para o mundo criado por Taylor, como se fôssemos o protagonista do clássico fantástico “História sem Fim ” de Michael Ende. O poder narrativo da escritora é tão impactante, que me pegou de surpresa e chegou em vários momentos a me deixar sem ar. Sua escrita possui tanta poesia (ou até mais) quanto a de V. E. Schwab. Não irei negar, a narrativa oscila e nem sempre é frenética. Temos momentos lentos e uma certa estagnação quanto aos cenários, mas afirmo que vale a pena persistir na leitura. Se deixe envolver, seja a mosca e permita que a autora seja a aranha que irá te prender nas fabulosas teias narrativas que compõem esta trilogia.

“Feita de Fumaça & Osso” é fantasia YA, mas também é meio adulta. Possui política, segredos, batalhas, romance, momentos cômicos, excelentes vilões e excelentes revelações e reviravoltas. O último volume (Sonhos com Deuses & Monstros) é incrível e tem um final satisfatório, apesar de não ser excelente devido a pouquíssimas ressalvas que possuo. É certamente uma das trilogias que sempre defenderei com unhas e dentes. Laini Taylor é uma escritora fabulosa, que conseguiu com sua trilogia marcar meu corpo e minha alma como poucos autores conseguiram fazer. Indico de olhos fechados.

MAS QUAIS SÃO MINHAS RESSALVAS?

Em alguns momentos a protagonista me incomodou. Sua inanição diante de algumas situações me deixou mais que irritado. Gosto de personagens mais badass, que não baixam a cabeça e que em alguns momentos até flertem com o anti-heroismo.  Não costumo ter paciência com choradeira e momentos de vitimismo. Graças a Deus essas situações são quase nulas e se “perdem” no meio de tantos pontos positivos. E o grande e esperado último volume (Sonhos com Deuses & Monstros), apesar de ser excelente e flertar e muito com a perfeição, possui pontas soltas e algumas batalhas as quais nós leitores não temos todo o vislumbre, devido a cortes abruptos que servem como um balde de água fria pra quem lê ansioso para chegar no grande clímax. Como já disse anteriormente, o final é satisfatório, mas não é perfeito (chega perto, bem perto). A autora nos deixa com a sensação de que há grandes chances de novos livros nesse universo. Enquanto aguardo isso acontecer, lerei tudo que ela escrever. Como dizem algumas pessoas que me dou o direito de aqui plagiar; da Laini Taylor eu leria até sua lista de compras do supermercado.

“SUA ALMA CANTA PARA A MINHA. MINHA ALMA É A SUA, E SEMPRE SERÁ, EM QUALQUER MUNDO. NÃO IMPORTA O QUE ACONTEÇA…”

 

Ps. A trilogia conta com um livro extra. Uma novela (Noite de Bolos & Marionetes) que se foca no casal de amigos da protagonista. É divertida e romântica e também vale muito a pena. A escrita continua poética e a trama envolvente, mesmo não possuindo todo o ar épico do plot principal. 

Compartilhe
Share

Related posts

RESENHA – NASCIDA À MEIA NOITE – C.C. HUNTHER

RESENHA - NASCIDA À MEIA NOITE - C.C. HUNTHER


RESENHA - NASCIDA À MEIA NOITE - C.C. HUNTHER

“Kylie Galen está na pior. Seus pais vão se divorciar, seu namorado acaba de romper com ela e, uma noite depois de ser presa por estar na festa errada, com as pessoas erradas e na hora errada, sua mãe a manda para Shadow Falls -um acampamento para adolescentes problemáticos, localizado numa...

Macunaíma: O retrato cultural de uma nação

Macunaíma: O retrato cultural de uma nação


Macunaíma: O retrato cultural de uma nação

******************************NÃO contém spoiler****************************** Macunaíma: O Herói Sem Nenhum Caráter Autor: Mário de Andrade Editora: Penguin Companhia / Gênero: Clássicos brasileiros / Idioma: Português / 232 páginas Bordão do protagonista: "Ai que...

Pequenas Realidades: Bizarro, medíocre & decepcionante.

Pequenas Realidades: Bizarro, medíocre & decepcionante.


Pequenas Realidades: Bizarro, medíocre & decepcionante.

******************************NÃO contém spoiler****************************** Autora: Tabitha King / Tradução: Regiane Winarski Editora: Darkside Books / Gênero: Thriller Psicológico / Idioma: Português / 420 páginas Publicado pela primeira vez no Brasil em 1985 pela extinta editora...

Leave a comment